Apesar do avião ser o meio de transporte mais seguro do mundo, quando ocorrem acidentes eles são fatais e com muitas vítimas. Já aconteceram muitos na história da aviação, mas vamos tentar mostrar aqui apenas os que mais marcaram.
Infelizmente são vários e, com certeza, você se lembrará de pelo menos um desses da lista. Todos fizeram muitas vítimas e emocionaram quando aconteceram.
10 – Gol
Em 29 de setembro de 2006, um jato Legacy da Embraer chocou-se no ar com o Boeing 737 da Gol. O acidente ocasionou a queda do Boeing, matando todos os 154 passageiros e tripulação. O avião caiu na floresta do Mato Grosso, após se despedaçar no ar.
O avião da Gol saiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro. O Legacy, veio de encontro e bateu a asa esquerda na barriga do Boeing. Os tripulantes do jato conseguiram pousar em segurança.
Só em 2008 que foi emitido o relatório final, apontando a causa do acidente. Segundo a Força Aérea Brasileira, o erro partiu dos controladores de tráfego aéreo e pelos pilotos do Legacy. Contudo, 13 anos após o acidente, ninguém foi punido.
9 – Voo 123 da Japan Airlines
12 de agosto de 1985, um voo que saía de Tóquio com destino a Osaka, no Japão, mudou sua rota no meio do trajeto. O que era para ser uma viagem tranquila acabou sendo um dos maiores desastres aéreos da história da humanidade.
O Boeing 747 da Japan Airlines, ao mudar sua rota, não notou que estava indo direto ao Monte Takamagahara. A aeronave colidiu com o monte, matando 520 pessoas.
Incrivelmente, 4 pessoas conseguiram sair vivas desse desastre: Yumi Yochiai, Hiroko Yoshizaki e sua filha de 8 anos, Mikiko Yoshizaki e Keiko Kawakami, uma menina de 12 anos, que estava pendurada nos galhos de uma árvore.
8 – Mamonas
Aqui temos um dos acidentes, se não o acidente, que mais emocionou os brasileiros. Os Mamonas Assassinas viviam seu auge, a banda era sucesso absoluto e estava em todos os cantos do país, viajando e fazendo shows.
Infelizmente o sucesso estrondoso da banda durou pouco menos de um ano, quando foi interrompido por um trágico acidente na Serra da Cantareira, em 2 de março de 1996.
A banda saiu de Brasilia após um show, quando estava voltando para Guarulhos no jato executivo Learjet 25D, fretado exclusivamente para o transporte deles. O avião, antes da colisão, apresentava alguns problemas, este pendendo para a esquerda durante o voo.
Segundo a conclusão do DAC (Departamento de Aviação Civil), o piloto Jorge Luiz Martin, fez uma manobra equivocada. Ao receber as instruções e o procedimento de aterrissagem, ele deveria virar para a direita, tendo o piloto virado para a esquerda, chocando-se contra a serra. O acidente matou os 5 integrantes da banda, mais o piloto Jorge e o copiloto Alberto Yoshiumi.
Em diversas vezes, os integrantes da banda brincavam dizendo que o avião iria cair e todos iriam morrer. Ou quando Dinho, o vocalista, dizia que eles iriam fazer um show no interior, de avião, e algo aconteceria.
São essas e outras muitas coincidências com aviões envolvendo os Mamonas Assassinas.
7 – Acidente da Guarda Revolucionária do Irã
Aconteceu em 19 de fevereiro de 2003 um dos maiores acidentes do Médio Oriente. Um avião militar iraniano com 302 pessoas a bordo caiu no sul do país matando todos.
A aeronave saiu da cidade de Zahedan, próximo da fronteira do Paquistão, rumo a Kerman. O avião levava a Guarda Revolucionária do Irã e até hoje o país diz que eles foram abatidos por grupos extremistas.
Estes fatos não foram confirmados, mas mesmo assim aumenta as tensões entre os grupos e até os envolvimento dos Estados Unidos está sendo cogitado.
6 – Tenerife
Aqui temos o maior desastre aéreo de todos os tempos. Os aviões não tinham decolado quando o acidente aconteceu.
Tenerife, porque aconteceu no aeroporto de Tenerife, na arquipélago das Ilhas Canárias na Espanha. Foi em 27 de março de 1977 o ocorrido, um marco que até hoje não foi superado.
Dois aviões Boeing 747, um da Pan Am e outro da holandesa KLM, se chocaram na pista de decolagem. Enquanto o avião da Pan Am taxiava na única pista do aeroporto, o Boeing da KLM, se autorização fez manobra para decolar.
No dia havia pouca visibilidade, não dava para enxergar um palmo na frente. O avião holandês bateu no Pan Am a mais de 250 km/h.
O choque das aeronaves resultou no incrível número de vítimas de 644, na qual 583 morreram e 61 ficaram feridas. Os sobreviventes estavam no avião da Pan Am, todos a bordo do KLM morreram.
5 – Voo 587 da American Airlines
2 meses depois do 11 de setembro, os Estados Unidos, abalados com os ataques terroristas, tiveram mais uma noticia trágica de um avião que caía.
A população, em choque, já imaginara outro ataque. Mas não, dessa vez era um acidente aéreo, e dos grandes. No dia 12 de novembro de 2001, o Airbus A300 da American Airlines saiu do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, caindo logo após a decolagem.
Segundo relatórios sobre o caso, o avião entrou em forte turbulência, tendo o copiloto quebrado o leme do avião tentando controlá-lo. O Airbus caiu no Queens, em Nova York, matando todos os ocupantes, 260 num total e mais 5 pessoas que estavam em terra. Este foi o segundo maior acidente aéreo dos Estados Unidos.
4 – TAM, 2007
No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho de 2007, um Airbus A320 da TAM matou 187 pessoas.
O acidente aconteceu quando o Airbus pousou no aeroporto diante de um mau tempo e mau estado da pista. O avião pousou mas estava muito acima do limite de velocidade tentando arremeter.
O piloto não conseguiu e atravessou a pista de pouso inteira, passando por cima da avenina Washington Luís e batendo contra o prédio da TAM do outro lado da avenida.
Junto do prédio da empresa, o avião ainda bateu num posto de gasolina da Shell, causando uma enorme explosão. Todos a bordo morreram, mais 12 pessoas que estavam no prédio e um taxista que estava abastecendo no posto.
3 – Manchester United
O acidente que matou parte da delegação e jogadores do time de futebol inglês, o Manchester United, ocorreu no aeroporto de Munique.
Em 6 de fevereiro de 1958, o voo BE609, da British European Airways, ia decolar do aeroporto da cidade alemã numa forte tempestade de neve. Acontece que a pista estava com muita água, o que desacelerou o avião durante a decolagem.
Na ocasião morreram 23 pessoas, entre elas jogadores, jornalistas, tripulantes e convidados. O time vinha de um jogo contra o Estrela Vermelha, retornando de Belgrado na Sérvia, quando parou em Munique para reabastecer.
2 – Chapecoense
Mais um acidente aéreo envolvendo time de futebol, desta vez foi nossa querida Chape. Um dos acidentes que mais emocionou o mundo nos últimos anos.
O time catarinense havia acabado de conseguir a classificação para a final da Copa Sul-Americana, algo inédito. Eles estavam indo jogar a final na Colômbia contra o Atletico Nacional, em Medellín.
Aconteceu no dia 18 de novembro de 2016, quando o avião que transportava 77 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e convidados, caiu no local chamado de Cerro El Gordo.
O avião da LaMia estava próximo do aeroporto de Rionegro, e caiu devido a falta de combustível às 21:58, horário colombiano. Das 77 pessoas a bordo, 71 morreram.
Essa é a maior tragédia esportiva da história e a maior do jornalismo brasileiro.
1 – Eduardo Campos
Em 13 de agosto de 2014, uma aeronave Citation Excel levava o presidenciável Eduardo Campos. Ela caiu nesse mesmo dia com ele e mais 6 pessoas, matando todas, em Santos, litoral paulista.
O caso chamou atenção pelo fato de ter acontecido 2 meses antes das eleições e ter feito vítima um dos favoritos à corrida presidencial. Eduardo tinha sido governador de Pernambuco por duas vezes e era líder do PSB.
No avião ainda era para estar a vice Marina Silva, porém ela desistiu um dia antes. O caso gerou muita polêmica, já que pouco antes das eleições algo assim aconteceu.
Tristes ver acidentes dessa magnitude, não?