Que a Austrália é o país onde existem os animais mais bizarros do mundo isso nós já sabemos. Aranhas então, estamos carecas de saber que eles são especialistas no assunto. Tão acostumados a lidar com os aracnídeos que esse assunto já nem é novidade para eles, falar de aranhas é comum e ficou chato no país da Oceania.
Porém, para nós que moramos do outro lado do planeta, aqui na América do Sul, é preciso saber o que se passa por lá. Entender como eles lidam com as aranhas mais venenosas do seu país e quais são elas. A propósito, gostamos de falar das aranhas venenosas deles, mas você sabia que a mais perigosa do mundo vive aqui no Brasil? Pois é, ela se chama Aranha-armeira ou aranha-de-bananeira.
10 – Aranha recluso
Também conhecida como ‘aranha de fiddleback‘, ela já foi grande causadora de problemas há uns anos atrás na Austrália. Relatos de pessoas que foram picadas pelo inseto diziam que sofreram com o veneno. Não é para menos, esse aracnídeos possuem um veneno hemotóxico, o qual atinge o sangue e a pele. Pode causar irritações e sérios problemas de saúde.
A sorte é que de um tempo para cá houveram poucos relatos de incidentes envolvendo o inseto venenoso. Apenas na América do Sul – isso inclui o Brasil – é que essas aranhas continuam atacando. O lado bom da história é que elas não são agressivas, atacando somente quando são encurraladas ou ameaçadas.
9 – Tarântulas australianas
As tarântulas são originárias da Itália, da cidade de Taranto, onde havia grande número de aranhas. Mas logo o mundo passou a conhecer o inseto, especialmente a Austrália. As tarântulas australianas são conhecidas pelos sons que fazer, e o seu veneno, claro.
Esses aracnídeos emitem sons, como assobios, quando esfregam seus membros contra as mandíbulas. Outro nome dado a esse animal é o de ‘aranha-come-pássaros’.
Pelo nome você já pode imaginar o porque. Sim, ela come aves, mas isso raramente acontece e quando ocorre é porque a tarântula invadiu algum ninho “jantou” o filhote indefeso. Mas mesmo assim, para uma aranha comer um pássaro, por menor que seja, chega a ser assustador. Mas se você achou que uma ave era muito, saiba que o veneno desse animal pode matar até cães.
Ela é bem grande, podendo medir até quase 15 centímetros, com pelos por todo o corpo, porém, seu veneno não mata um ser humano. As picadas infringem náuseas, vômito, febre, dores locais e de cabeça.
8 – Aranha-ruiva
As pequenas aranhas Redback foram a causa de muitas mortes antes dos anos 50, quando o soro antiveneno foi desenvolvido. Desde então nenhum caso com mortes foi registrado. Porém, mais de 2.000 casos todos os anos são relatados e muitas pessoas ainda estão tomando o antiveneno.
Por ser muito pequena, a aranha-ruiva pode ficar em vários lugares e se esconder de inseticidas e pessoas. Nos locais mais improváveis esse inseto vai estar, como vasos sanitários, por exemplo.
Os machos da espécie medem cerca de 1 centímetro, fêmeas um pouco maior. O veneno contido nesse animal é extremamente perigoso para o humano, pois ele ataca o nosso sistema nervoso.
Contudo, as pequenas presas dificultam na hora de injetar na vítima. Os sintomas do envenenamento podem ser dores intensas, durando até dias, náusea e mal-estar.
7 – Aranha-trap-door
Traduzido para o bom português, Aranha Trap Door ficaria ‘Aranha-Porta-de-Armadilha’. O nome desse aracnídeo espertinho já diz muito sobre suas características e estratégias de caça. A trap-door faz a sua toca e fica espreitando as vítimas na porta. Quando passam perto sem perceber a presença, ela da o bote fatal.
Elas medem entre 1 e 3 centímetros, com as fêmeas maiores que os machos. Mas os machos são mais agressivos, atacando mais ferozmente quando se sentem ameaçados. Elas podem viver até 20 anos, algo incrível para um inseto.
Apesar de serem letais com animais menores, o veneno nos humanos não é lá essas coisas. Causa dores no local da picada e raramente náuseas e mal-estar.
6 – Aranha-de-rabo-branco
Essa aranha é encontrada facilmente em toda a região sul, tanto em zonas urbanas quanto rurais da Austrália. Elas são caçadoras noturnas, onde se saem melhor em ambientes escuros. Se a caçada não for boa, a aranha-de-rabo-branco mata outra aranha. O importante é voltar para casa positivo.
Apesar de muitos rumores com o passar dos anos envolvendo seu veneno, alguns diziam que ele necrosava as vítimas. Porém estudos recentes desmentiram esses boatos, afirmando que poucos males são causados aos seres humanos. Irritação no local da picada é o máximo.
5 – Aranhas-rato
A aranha-rato é uma das mais famosas de todo o mundo. Temida por todos, esse animal é assustadoramente venenoso e perigoso, afinal, ela pode comer animais maiores que ela e seu veneno é altamente tóxico.
O nome é dado ao inseto por se parecer com um roedor e se movem como um. Felizmente o aracnídeo não vive dentro das casas, mas fique atento com esse bicho. Ela possui pelos marrons por todo o corpo, com enormes presas vermelhas. Ela se alimenta principalmente de insetos e quando consegue algo maior não dispensa.
Elas vivem em tocas no meio da natureza e possuem 8 espécies em toda Austrália e Nova Zelândia. Embora muito venosa, sendo até comparada com a teia-de-funil, o veneno não causou nenhuma vítima falta até hoje. Ao menos nada foi registrado.
4 – Aranhas-redes-de-funil
A prima dessas daqui é a líder da nossa lista e está no top 3 do ranking mundial das mais venenosas. Mas nem todas da família são tão mortais assim, algumas só gostam de machucar.
Com mais de 40 espécies de teias-de-funil em toda a Austrália, o país enfrenta muitos casos de envenenamento por conta desses aracnídeos aqui.
A aranha-funil-do-norte, mede até 5 centímetros e é uma das mais venenosas do país. Ela provoca sérios danos às vítimas. Segundo estatísticas, todos os anos quase 50 pessoas são picadas pelas teias-de-funil, mas o soro antiveneno se mostra eficaz.
3 – Huntsman
Enormes, desajeitadas e amigas. Assim são consideradas as aranhas de Huntsman. Esses insetos que podem medir até incríveis 20 centímetros, mais parecem um caranguejo do que uma aranha.
Elas vivem em todos os lugares, mas principalmente dentro de casa. Agora como um bicho desse tamanho cresce na casa deles e ninguém percebe, isso eu não sei.
Contudo, é mais fácil você sofrer um ataque do coração se assustando com o aracnídeo do que com o seu veneno. Na verdade a aranha de huntsman possui um veneno pouco nocivo aos humanos, mas ainda sim provoca uma dorzinha. Embora essas aranhas fujam quando se sentem ameaçadas, nunca se sabe, algumas se rebelam e picam.
Os australianos não se preocupam muito, pois elas comem os insetos menores ajudando na limpeza do ambiente.
2 – Aranha-lobo
A aranha-lobo, assim como a aranha-trap-door, fica a espreita, só esperando suas presas passarem. Ela não produz teias e fica em tocas feitas no chão. Possuem vários tipos, variando as cores e tamanho.
Costuma comer insetos maiores e até sapos, se este passar por perto da sua toca. As aranhas-lobo gostam de andar por aí, por isso é muito comum humanos serem picados por ela. Os sintomas do veneno são coceira no local da picada, dores de cabeça, tontura, náuseas e febre nos casos mais raros.
Essa aranha é também a mesma que carrega seus filhotes nas costas, sabe? Por isso, preste bem atenção se for matar uma, pois pode ser que eles se espalhem.
1 – Aranha-teia-de-funil
E por último nossa campeã venosa, a teia-de-funil ou funil-web de Sydney.
Ela é a mais mortal de toda a Austrália e a terceira mais venenosa do mundo todo. Um exemplar encontrado recentemente conta com 10 centímetros, mais de 3 vezes o tamanho normal, que é de 3 centímetros.
O que faz esse inseto ser temido por todos, é a diferença com que injeta seu veneno. Ao contrário das outras aranhas, a funil-web não injeta pequenas porções, mas sim todo o seu reservatório de veneno. Isso pode matar uma criança em pouco menos de 15 minutos. O veneno desse animal faz com que o corpo humano entre em colapso cardíaco rapidamente, também afeta o sistema nervoso e o intestino.
Além do mais, esse animal é muito comum, pois vivem em ambientes úmidos e escuros. Geralmente ele cai em piscinas, mas não morre, pois pode ficar nadando por até 30 minutos. A aranha-teia-de-funil está no top 3 das mais venenosas do mundo, a líder é a aranha-armeira, brasileira.
Pensando em mudar-se para a Austrália? Então pense mais um pouquinho.
A propósito, já que se interessou pelas aranhas mais venenosas, conheça também as 20 Cobras mais Venenosas do Mundo.