Embarcações que desaparecem no mar são motivos de estudos e histórias desde de muito tempo. O mar realmente guarda grandes mistérios, alguns deles de arrepiar. Como é o caso do navio que foi encontrado com toda a tripulação congelada.
É isso que você verá agora. Algumas destas embarcações fizeram uma viagem sem volta, deixando muitas dúvidas no ar. Por isso, vamos saber o que aconteceu com elas e o fim misterioso e trágico que algumas levaram. E apesar de alguns boatos, nem sempre se sabe como o foi o real fim destes navios. Bora ver!
10 – Submarino ARA San Juan
O caso mais recente de desaparecimento de embarcações é o do submarino argentino San Juan. O ARA San Juan deixou de emitir sinais de comunicação no dia 15 de novembro de 2017, há 430 quilômetros do litoral.
As buscas moveram embarcações e aviões de todo o país, incluindo um navio oceanográfico russo. No interior da embarcação haviam 44 tripulantes.
Um ano depois o submarino foi encontrado, há 500 quilômetros da costa e quase 1 km de profundidade.
Em sua última mensagem, o San Juan relatou estar usando ventilação no sistema de baterias, o que não foi o suficiente. O submarino pegou fogo e começou a afundar. Ainda não se sabe a causa exata, mas a marinha argentina disse que o Submarino não suportou a pressão e implodiu.
9 – HNLMS De Ruyter
De Ruyter era um navio de guerra holandês, que fora usado na segunda guerra mundial. Anos após o maior conflito armado da humanidade, só destroços do navio foram encontrados.
Junto de De Ruyter, outras duas embarcações desaparecera, o HNLMS Java e o HNLMS Kortenaer. Mas em 2002 mergulhadores amadores encontraram as embarcações intactos.
Acontece que em comemoração ao aniversário da Batalha do Mar de Java, o governo holandês enviou uma expedição para filmarem os navios no fundo do oceano. Mas quando chegaram no local não encontraram nada, os 3 navios desapareceram, mesmo após terem naufragados.
Os três naufragaram no Mar de Java, após batalhas intensas contra os japoneses, em 1942, que levaram a melhor e passaram a dominar o território.
8 – Navio Copenhaga
Em 1921 foi construído uma das embarcações mais seguras da época. Ele era um dos maiores navios à vela que o mundo vera. O navio de treinamento dinamarquês zarpou do porto de Buenos Aires, na Argentina em 1928, rumo a Melbourne, na Austrália.
Era para a viagem durar um mês, mas uma semana depois de sair do porto a embarcação parou de emitir sinais de comunicação. O governo e autoridades passaram a realizar buscas pelo Copenhaga, mas nada fora encontrado. Especialistas deram o navio como naufragado devido às força maior.
A tripulação era composta por mais de 60 marinheiros.
7 – Navio Lyubov Orlova
Orlova foi construído em 1976, na Iugoslávia e era usado para expedições à Antártida. Em 1999 ele foi vendido para uma empresa da própria Antártida. O navio possuía um casco rígido, projetado para o gelo pela empresa sueco-finlandesa 1A.
Sendo reformado em 1999 pela Marine Expeditions e em 2000 foi fretado para a Península Antártida. Depois Orlova passou por várias mãos e reformas. Até que em 2012 ele foi comprado e a empresa planejava levá-lo do Canadá para a República Dominicana, a fim de ser desmanchado e suas peças vendidas.
Só que em 2016, quando estava sendo rebocado, uma tempestade no oceano fez com que os cabos do rebocador se rompessem, deixando o Orlova à deriva.
Desde então nunca mais ninguém o viu e não se sabe o fim que levou. Acredita-se que ele tenha naufragado.
6 – Holandês Voador
A história mais famosa de um navio fantasma vem deste navio. O nome “The Flying Dutchman” refere-se ao capitão, não ao navio. O capitão Hendrick Van Der Decken, navegava em torno do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, rumo a Amsterdam.
Quando, no trajeto, o navio deparou-se com uma enorme tempestade, tendo o capitão se recusado a desviar. Enquanto o navio se despedaçava nas ondas, ele bebia e cantava. Quando a tripulação de amotinou e tentou tirá-lo do controle, tendo Van Der Deken atirado e matado o líder do motim.
De repente uma voz vem do céu, dentre as nuvens, diz ao capitão que ele é muito teimoso. Ele então respondeu que nunca pedira nada e ainda mirou a arma para o alto.
Neste instante a arma explode e a voz diz: “Você está condenado a navegar pelos oceanos pela eternidade, com uma tripulação fantasma de homens mortos, trazendo a morte a todos aqueles que avistarem seu navio espectral, e nunca conhecendo um momento de paz. Além disso, bílis será a sua bebida, e ferro quente sua carne”.
Bom, essa é a versão da lenda, mas a verdade é que o navio afundou e nunca mais foi visto… pelo menos fisicamente. Pois há relatos de tripulações que o avistaram navegando pela Península do Cabo. Até o próprio Príncipe George, de Gales e seu irmão afirmam terem avistado o navio fantasma.
5 – Baychimo
O navio construído na Suécia em 1911 foi um dado da Alemanha a Grã-Bretanha, como pagamento pela guerra. Baychimo transportava pele no Ártico em 1931 quando encalhou no gelo. A tripulação o abandonou provisoriamente e saiu em busca de suprimentos ou abrigo.
O navio desencalhou uma semana depois, em 8 de outubro. Porém, no dia 15 de outubro ele encalhou novamente, tendo alguns membros da tripulação construído um abrigo poucos metros de distância da embarcação.
Quando em 24 de novembro uma tempestade de neve atingiu o local onde estavam fazendo com que o navio desaparecesse.
Inicialmente a tripulação pensou que ele havia afundado devido a tempestade, mas um caçador da região afirmou ter visto um navio nas redondezas.
A tripulação foi em busca e achou o navio. Eles subiram à bordo, pegaram seus pertences e abandonaram Baychimo. Nas décadas seguintes, houveram inúmeros relatos de avistamento de Baychimo. A última aparição foi em 1969.
O governo iniciou uma busca pelo navio em 2006 mas nada foi encontrado.
4 – USS Cyclops
Em marco de 1918, o USS Cyclops saía do Brasil rumo a Baltimore, Estados Unidos. Dentro dele, estavam 306 pessoas e mais de 10 mil toneladas de minério.
O navio foi visto pela última vez em 4 de março, após deixar uma ilha no Caribe, rumo ao triangulo das bermudas, nunca mais sendo encontrado. Relatos de pessoas dizem que o capitão era alcoólico, fazendo com que ele se perdesse.
Mas o grande mistério é que o navio militar americano não enviou nenhum pedido de socorro sequer, não houveram sinais de destroços ou corpos.
3 – Carroll A. Deering
O navio zarpou do Rio de Janeiro sendo encontrado próximo do Cabo Hatteras, na costa da Carolina do Norte em 1921.
A escuna de 5 mastros foi construída em 1911 e partiu do Rio de Janeiro em dezembro de 1920. Quando deixaram o Rio, ele parou em Barbados para abastecer. O navio manteve contato, então, até 28 de janeiro de 1921.
Um relato de um homem a um guarda de farol, foi que o Deering havia perdido sua ancora e que o navio não conseguiu transmitir uma mensagem.
Dias depois, em 4 de fevereiro, o Carroll Deering foi encontrado encalhado em Diamond Shoals, ao lado do Cabo Hatteras. A embarcação estava completamente vazia, ela fora abandonada pela tripulação que não deixou nenhum vestígio.
O naufrágio do navio foi causado por dinamite mesmo antes das investigações serem concluídas. O desaparecimento da tripulação ocorreu no Triângulo das Bermudas.
2 – Octavius
Este caso é um dos mais bizarros e assustadores da história das embarcações.
O navio Octavios foi descoberto em 11 de outubro de 1775. Ele deixou a Inglaterra em 1761.
A embarcação foi descoberta na Groenlândia, quando uma equipe o encontrou e embarcou. Ao subir à bordo, eles se depararam com toda a tripulação congelada. O comandante foi encontrado na sua cabine, escrevendo em seu diário com uma caneta na mão. Junto dele havia uma mulher segurando uma criança e outro homem segurando um barril de pólvora.
Quando os descobridores perceberam que algo anormal havia acontecido ali, eles saíram às pressas do navio, levando apenas o diário.
No diário, o último registro foi em 1762, mostrando que o Octavios estava ano local há 13 anos.
1 – MV Joyita
Ele era um iate de luxo, construído em 1931 em Los Angeles. Serviu na segunda guerra mundial como barco de patrulha. Mas a história gira em torno da sua viagem em 1955, quando ele zarpou de Samoa rumo às Ilhas Tokelau.
Na embarcação haviam 25 pessoas, incluindo uma criança e um médico que realizaria um processo cirúrgico nela.

A viagem deveria durar dois dias, mas no terceiro dia ele não havia aparecido e sem dar sinais. Buscas foram feitas e 5 semanas depois Joyita foi encontrado, mil quilômetros fora da sua rota. Estava virado de lado e nenhum membro da tripulação estava nele.
O navio ainda estava com um motor funcionando e os relógios pararam de funcionar às 10:25, as luzes acesas e um kit médico e bandagens com sangue foram encontrada. Até hoje não se sabe o que aconteceu com as pessoas.
Sinistro, não é mesmo?!