10 formas de morar legalmente na Europa

Sonho de muitos, realização de poucos, isso é o que ocorre quando o assunto é morar na Europa. Morar no exterior não é a coisa mais fácil do mundo, ainda mais hoje em dia com os países fechando as portas e deixando o processo para vistos ainda mais burocrático.

Por isso, o Mundo Inverso decidiu fazer um artigo com 10 maneiras para morar legalmente na Europa. Alguns países são mais fechados que outros, já para países que estão na União Européia pode ser bem mais fácil. Então se liga e prepare o passaporte.

1 – Empreender

Uma das formas que é oferecida, são para pessoas que pretendem investir no país. Tanto em imóveis quanto em empresas, estas podem ser uma boa escolha.

Não existe capital exigido, o visto para empreendedores é como se fosse um plano de negócio e investimento. O interessado deve abrir uma empresa no país, o que está custando aproximadamente 200 euros.

2 – Visto de trabalho em Portugal

Para conseguir um visto de trabalho em Portugal será preciso receber uma carta convite do empregador ou um contrato de trabalho de alguma empresa portuguesa.

Para isso você deverá preparar sua documentação para o visto e depois ir até um consulado de Portugal no Brasil. Deverá enviar um curriculum do modelo europeu para as empresas com vagas abertas.

3 – Casar-se com um cidadão europeu

Na Itália, um turista chega com seu visto válido por 3 meses. Passado esse tempo ele fica ilegal, mas mesmo assim ainda pode ficar legalmente e obter visto através do casamento.

Se a pessoa casar-se com algum italiano, automaticamente ficará legal. Com o documento italiano, a pessoa terá livre acesso para os países dentro do tratado de schengen e pelo resto da Europa.

4 – Cidadania européia

Outra boa opção é buscar sua linha genealógica e ver se você tem direito a alguma cidadania européia. Quase todos os países oferecem cidadania, mas é preciso observar as leis, pois varia de cada um.

Por exemplo: na Espanha, só tem direito a cidadania quem tem até, no máximo, o avô espanhol. Já na Itália é bem diferente, qualquer pessoa que tenha um italiano na árvore genealógica tem direito. Mas ainda sim existem algumas ressalvas.

5 – Visto de trabalho

O visto de trabalho é o que a maioria procura. Encontrar uma empresa que te contrate não é fácil, porém devemos observar quais os países que oferecem essa alternativa e quais são seus requisitos.

Como já vimos, o visto de Portugal necessita de uma carta convite. Na Suíça você pode trabalhar normalmente, desde que tenha a cidadania européia. Porém, em outros casos, o país oferece vagas de empregos apenas para cargos seniores, diretores e presidentes de alguns grupos empresariais.

6 – Comprar uma casa em Portugal

O chamado ‘Visto Gold‘, é uma das maneiras mais rápidas de se conseguir permissão para morar no país e, consequentemente na Europa. Essa é a vantagem. A parte difícil é que poucas pessoas têm acesso a ele, já que o interessado precisará de muito dinheiro para aplicar o visto.

Acontece na compra de um imóvel em valores acima de 500 mil euros ou na abertura de empesas com mais de 10 vagas de trabalho e com capital de pelo menos 250 mil euros.

7 – Morar em Malta

Morar em Malta é outro jeito de entrar no velho continente e garantir residencia fixa. Contudo não é tão fácil.

Para os afortunado, com certeza é uma ótima e fácil escolha. Seguem os requisitos:

  • Ter rendimento mensal de, ao menos, 27 mil euros ou patrimônio declarado de 350 mil euros;
  • Comprovante de aluguel com pelo menos um ano já a partir da solicitação do visto e o imóvel deve ter valor mínimo de 2.400 euros;
  • Caso não queira alugar uma casa, é possível comprar uma e ficar legal no país.

8 – Visto de estudante

O visto de estudante pode soar um pouco estranho para você, mas ocorre que ele lhe abre muitas portas no país. Por exemplo, se você consegue um visto para estudar em Portugal ou qualquer outro país europeu, você terá uma grande chance de conseguir um emprego no país.

É dificil, mas com a especialização feito naquele país as chances aumentam.

9 – Visto de aposentado

Sim, sim, meu caro, se você é um aposentado ou está quase se aposentando e quer sair do Brasil, Portugal é uma ótima escolha. O país luso oferece visto para aposentados que querem curtir a melhor idade sossegados.

As únicas exigências que fazem são que o valor da aposentadoria supere o atual salário minimo, que é 700 euros por mês; comprovante de residencia e um seguro de vida internacional.

10 – Visto de missão religiosa

Este é um visto pouco comum, mas concedido pela igreja através de… missões religiosas. Para conseguir esse visto também são exigidos alguns requisitos, como:

  • Ser pastor ou ministro religioso;
  • Ser profissional religioso ou trabalhar para alguma entidade do âmbito;
  • Fazer parte de alguma religião sem fins lucrativos.

Esse tipo de visto é temporário, mas abre muitas portas, podendo a pessoa formas vínculos e ficar no país.