Como já leram por aqui, em nosso planeta, nesse planetinha comum repleto de trânsito, conduções lotadas e mais uma série de problemas. Já andaram e nadaram muitos bichos dignos da imaginação de um escritor. Às vezes, olhando para tudo ao nosso redor, nem dá para vislumbrar uma titanoboa na Amazônia, dinossauros bebendo água nas marginais e quem diria, um tubarão gigantesco… Nosso planetinha azul já viu muitas coisas e você agora verá os 10 lugares mais estranhos da Terra.
O interessante desta nova postagem é: todos esses animais mencionados já passaram por aqui e hoje, fazem parte da história, mas esses 10 lugares mais estranhos da Terra, ainda estão por aí e, se um dia quiser dar uma passada por lá para conhecer, fica aqui o convite, mas vou logo avisando, alguns não são muito recomendados para aquela selfie tradicional, ok?
1 – Lugares estranhos: Fly Geyser em Nevada
Lembra dos tradicionais gêiseres, aqueles buracos no solo que esporadicamente liberam líquidos extremamente quentes? Pois é, agora falaremos de um gêiser um pouco diferente daqueles tradicionais tanto vistos em alguns desenhos. O Fly Geyser de Nevada, se formou no ano de 1916 logo após alguns fazendeiros decidirem perfurar um poço.
Mas até ai… O que tem de tão estranho em fazendeiros cavando poços? Vai me dizer que encontraram algum tesouro? Não, não encontraram nenhum tesouro, mas sim, provavelmente algum bolsão ou caminho de águas termais que se transformaram nos famosos Fly Geyser. E o que isso tem de estranho?
Como disse, esses geiseres são diferentes dos habituais e contam com apenas 12 metros de altura. Isso mesmo, são pequenos vulcões que expelem água quente e que, devido o carbonato de cálcio, ainda estão se acumulando. Mas tem mais, no ano de 1964, provavelmente outros fazendeiros decidiram fazer novas perfurações e apareceram outros gêiseres. É mole?
O interessante são as cores dessas pequenas montanhas eruptivas que, segundo estudos, foi constatado que é devido as algas termófilas que se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes. Bom, não sei quanto a você, mas se a água não fosse tão escaldante, com certeza essa região estaria sendo explorada para a busca de mais gêiseres para economizar na conta dos banhos demorados: já pensou? Tomar um banho demorado em a mãe ficar batendo na porta?
2 – Lugares estranhos: Na Antártica, Blood Falls
Se você curte navegar na internet e explorar todas as suas ferramentas, com certeza já utilizou o Google Earth e, provavelmente depois de ver todos os lugares que gostaria, acabou pensando: o que será que tem na Antártica? Não sei quanto a você, mas eu já fiz isso e ao direcionar o mapa para lá… Tudo branco… Nem sequer uma rena ou um gorro vermelho para justificar meu tempo…
Mas o que esperar de um continente coberto de gelo? Enfim, mas nem tudo é alvo e virginal nessa parte do mundo, caso não saiba, na Antártica tem uma cascada de sangue, isso mesmo, uma cachoeira de sangue… Não, ninguém morreu no lugar e o lance do sangue na verdade é um efeito químico que é a soma de água salgada carregadas de ferro com mais de 17 espécies microbianas sob as geleiras e nutrientes que se desenvolvem no quase 0 de oxigênio, resultando em uma cachoeira de sangue que se destaca em um ambiente branquinho. Sobre o processo, os cientistas dizem que é bem provável que seja devido algum processo metabólico nunca observado antes.
3 – Lugares estranhos: Lago Mono, Califórnia
O lago Mono não tem saída para o oceano e por essa razão tem alto acumulo de sal em suas águas, mas não é apenas sal que esse lago estranho acumula, mas também, anos de vida, o lago conta com cerca de 760 mil anos de idade. Devido as suas características e suas condições agressivas de alcalina, o lago conta com pináculos retorcidos de calcário que são conhecidas como: torres de tufo e podem atingir cerca de nove metros.
E você sabe que a vida é algo maravilhosa… Nesses pináculos existe um ecossistema que é um show a parte por se tratar de criaturas florescentes bem parecidas com os camarões de água salgada, mas bem menorzinhos. A sobrevivência dessa quantidade de vida é possível devido a migração das mais de 2 milhões de aves migratórias que utilizam a região todos os anos.
4 – Lugares estranhos: Irlanda do Norte e sua calçada gigante
Bom, sabemos que as lavas vulcânicas podem formar até novos continentes, mas, uma calçada… Se você não acredita, com certeza precisa conhecer a Irlanda do Norte e suas 40 mil colunas de basalto hexagonal que formam essa calçada gigante. O negócio é tão fantástico que foi tombado como patrimônio mundial pela UNESCO. Especula-se que esse monumento foi criado a cerca de 50 a 60 milhões de anos, quando as atividades vulcânicas da região eram constante. Até ai, tudo bem… E quanto às formas circulares? Os cientistas e estudiosos acredita que foi possível devido as diferenças taxas de resfriamento causado pelas colunas de lava.
5 – Lugares estranhos: Na Austrália apresentamos o lago Hillier
A Austrália é um lugar extremamente rico em eucaliptos, talvez seja por essa razão que existam tantos coalas por lá, esses animais se alimentam praticamente das folhas dessa árvore, mas, não estamos aqui para falar sobre os coalas da Austrália e muito menos para relembrar a viagem de Marlin e Dory em busca do Nemo.
Falaremos de um lago que sempre deu muito o que falar e que pode ser um ótimo lugar para dar aquela olhada pelo Google Earth, o lago cor de rosa da Austrália está rodeado por uma floresta densa de eucaliptos. Sua cor atípica pode ser resultado de dois microorganismos: Dunaliella Salina e Halobacteria. No entanto, outros acreditam que bactérias vermelhas halofílicas são as responsáveis pela coloração do incrível lago cor de rosa.
6 – Lugares estranhos: Na China apresentamos o parque nacional Zhangjiajie
Outro Patrimônio Mundial tombado pela UNESCO. O Parque Nacional de Zhangjiajie conta com maravilhas impressionantes. A maioria delas, obras da natureza que demoraram cerca de milhões e milhares de anos, os pilares de arenito com seus 650 pés (cerca de apenas 198 metros de altura) é fruto da ação de anos de erosão. E nos barrancos e penhascos íngremes do local, abriga cerca de 100 espécies de animais, onde podemos encontrar: salamandras gigantes, tamanduás e macacos mulatta.
7 – Lugares estranhos: Na Colômbia Britânica o Lago Manchado
Esse é um lago que é dividido em diversas poças e contam com as maiores concentrações de cálcio, sulfato de magnésio e sulfatos de sódio em todo mundo. Por isso, ao chegar ao verão, com um clima mais quente, as águas evaporam e acabam formando poças com diversas cores.
8 – Lugares estranhos: Em Wyoming tem a Grande Nascente Prismática no Parque Nacional Yellowstone
Imagine uma piscina de água natural com as cores do arco-íris e ainda, água quente… Imaginoou? Pois é, nos Estados Unidos você pode ver com os próprios olhos essa possibilidade. A nascente é uma das maiores das três que existem pelo mundo, mas o parque conta com outros atrativos, como por exemplo: Old Faithful, Morning Glory, O Grand Canyon do YellowStone e ainda, um gêiser, mas não como o primeiro de nossa lista, esse é um gêiser comum sabe, que jorra cerca de quatro mil litros de água quente por minuto para o Rio FireHole (mas que nominho).
Mas, falando da nascente, essa cor digna do psicodelismo dos anos 60 é possível devido as bactérias pigmentadas nas esteiras microbianas circundantes que podem variar conforme a temperatura, podendo estar vermelho, laranja ou até verde escuro.
9 – Lugares estranhos: No Havaí o vulcão Kilauea
Acredito que muitas pessoas se amarram em vulcões, afinal de contas, nos trabalhos de ciência a primeira coisa que vem a cabeça é um trabalho envolvendo um vulcão. Enfim, apesar de ser a primeira opção, os vulcões podem ser extremamente destruidores quando em atividade. E no mundo, existem alguns que continuam firmes e operantes.
Que é o caso do Kilauea que se encontra em atividade a cerca de três décadas, claro que não houve nenhum explosão significativa, provavelmente as pessoas até estejam acostumados com essa fera da natureza, aliás, aos pouquinhos pode ser melhor do que liberar tudo de uma vez… Este monstro da natureza conta com cerca de 4.190 pés que em metros seria 1,277 metros acima do nível do mar.
Mas, apesar dos vulcões serem perigosos, algumas pessoas vão até o Kilauea para apreciar sua beleza. As lavas geralmente escorrem para o oceano pacifico, por isso é preciso tomar cuidado com os gases escaldantes, mesmo assim, tem pessoas que curtem visitar o local próximo ao por-do-sol para contemplarem o momento em que as lavas escaldantes brilham ainda mais.
10 – Lugares estranhos: Nas Filipinas as colinas Chocolate
Esses montes de grama verde nas Filipinas está para se tornar um dos mais novos Patrimônios Mundiais tombado pela UNESCO. Esses montes contam com 400 metros de altura e são a principal atração da ilha Bohol. Quanto a sua formação, tudo é especulação, mas a mais provável é que tenham sido formados pela ação do vento, a outra possibilidade tem a ver com um gigante Arogo que chorou tanto pela morte de sua amada que formou os montes… Bom, eu não sei quanto a você, mas… Um gigante… Bom, já vimos cobras gigantes, tubarões enormes e dinossauros que chegavam a pesar 52 toneladas… Vai saber né… Agora, chocolate?
Bom galera e é isso aí! Chegamos a mais um final de um de meus artigos e espero que tenham gostado do conteúdo, não esqueçam de compartilhar com sua galera que curte dar aquela explorada no mundo sem sair diante do computador, ok? E não se esqueça de deixar seus comentários. E por enquanto, deixa eu caçar essa cascata de sangue na Antártica que nunca havia visto por lá.