Às margens do Rio Nilo nascia uma das maiores civilizações e os mistérios da humanidade. O Egito antigo agrega segredos até hoje não revelados, mesmo por pesquisadores consagrados.
O povo que estava a frente do seu tempo reinventou a forma de viver com suas crenças e inteligência que era simplesmente sensacional.
Até hoje usamos os egípcios como referência para muita coisa. Porém, diversos segredos foram descobertos desse povo que tanto nos ensinou. Hoje você verá uma lista que conta um pouco da história deles. Acompanhe!
10 – Vestimenta mais antiga do mundo
Já era sabido que o vestido era a vestimenta de tecido mais antiga do mundo. Mas faltavam dados específicos para datar com exatidão a fabricação da peça.
A Universidade de Oxford empenhou-se nesse estudo e desvendou um dos mistérios do antigo Egito.
A peça, segundo os estudiosos, foi produzida entre 3.482 e 3.102 a.C. Somando um total de mais de 5 mil anos.
O vestido faz parte da primeira Dinastia egípcia e foi escavado em Tarkham. Por isso passou a se chamar “vestido Tarkham”.
Hoje é possível apreciá-lo no museu Petrie de Arqueologia Egípcia.
9 – Maquiagens
Os egípcios além de vaidosos também eram muito higiênicos, fazendo com que os cosméticos fossem usados com muita frequência por eles.
Desde faraós ao mais simples do povo, todos usavam maquiagem e cosméticos. O que diferenciava um do outro era a qualidade e quantidade do produto.
A Cleópatra era simbolo de beleza na época, ela se banhava em leites e máscaras com argila para deixar a pele mais macia.
A origem da maquiagem vem do kohl. O kohl é um pigmento preto usado como sombra e muito usado hoje ainda, mas é chamado de delineador.
8 – Sanitários egípcios
Como os egípcios eram muito higiênicos e preocupados com a saúde, não me surpreende esse fato.
Os primeiros vasos sanitários e o hábito de se limpar após defecarmos também vem desse povo antigo. Foram considerados verdadeiros avanços na época.
7 – Travesseiros feitos pedra
Estudos apontam que a prostituição era legal e pública, tanto por homens como por mulheres. Dado pelo grande número de prostíbulos encontrados em várias cidades e lugares “apropriados” para o ato.
Os egípcios que buscavam lugares com melhores acomodações, podiam optar por prostíbulos mais caros ou fazer em suas casas as camas com “travesseiros”.
O propósito era melhorar o sexo deixando-o mais prazeroso. Porém com o passar do tempo eles perceberam que a cama com o travesseiro também servira para dormir melhor. Passaram a forrar com tecidos e o sono também ficou mais confortável.
6 – Gatos eram animais sagrados
Os animais no geral eram muito adorados no Egito antigo, tanto que quando morriam eram mumificados. Contudo os gatos tinham um lugar especial no coração do povo.
Isso porque os felinos era considerados divindades.
Se algum gato morresse por culpa, ou não do dono, ele (o dono) sofreria sansões públicas. Os membros da família raspavam a sobrancelha em sinal de luto.
Em uma escavação em Saqqara, a sul do Cairo, foram encontrados sete sarcófagos com milhares de múmias de gatos. Com mais de 6 mil anos alguns estavam intactos.
5 – Tutankhamon morreu atropelado (?)
Um dos Faraós mais famosos da história guarda também um dos grandes mistérios do Egito Antigo: sua morte.
Afinal, como Tutankhamon, o mais jovem Faraó egípcio morreu? Por traz dessa dúvida muitas conspirações e histórias malucas circulam por aí, mas historiadores tentam esclarecer.
Ele tinha apenas 18 anos de idade quando faleceu, seu sarcófago foi encontrado em 1922 e puderam ser respondidas algumas perguntas.
Os pais do jovem Faraó eram irmãos, isso poderia ter provocado ser desenvolvimento, gerando deficiências físicas. Foi comprovado que ele sofria da doença de Kohler, que afeta os ossos.
Ele sofreu de malária e foi infectado por mosquitos rapidamente, o que causou problemas no seu sistema circulatórios o levando a óbito.
E uma outra hipótese maluca, é que o faraó tenha sido atropelado por uma carruagem e falecido logo em seguida. Os ferimentos que ele apresenta e seus ossos quebrados, segundo estudos, são frutos de traumas causados por um acidente.
4 – Métodos contraceptivos bizarros
Os egípcios e seus mistérios… esse um pouco nojento.
As mulheres para fazerem o controle de natalidade usavam várias “fórmulas” como anticoncepcionais. Mel, por exemplo, era uma delas.
Outro exemplo é esterco de crocodilo, as mulheres colocavam tudo dentro da vagina. Curiosamente mais tarde pesquisadores fizeram testes e constataram que as fezes do crocodilo são alcalinas.
Para os homens também haviam métodos estranhos e malucos, um deles era usar cebolas. As cebolas era esfregadas nas partes intimas masculinas. Não era agradável, mas será que funcionava?
3 – Politeísmo
Não é novidade que o Egito tinha muitos deuses. Rá, o deus sol, Osíris, deus da vida, Seth, o deus do caos ou Anúbis, responsável pelo reino dos mortos e muitos outros.
Deuses do Egito vão além dos 1.400, e cada um deles tem sua função e característica própria.
Não é como imaginamos Deus hoje em dia, os povos viam os deuses de acordo com a natureza.
Anúbis, era metade chacal e metade homem, por exemplo. Hórus, cabeça de falcão e corpo humano, ele representava a caça e a guerra, o deus do céu.
2 – Ramsés, O Grande – Faraó que ficou mais tempo no poder
O terceiro faraó da XIX dinastia, aproximadamente entre 1279 e 1213 a.C.
O reinado de Ramsés II foi foi o mais longo e o mais prestigiado de todas as dinastias egípcias. Isso porque o faraó conseguiu governar muito bem no aspecto econômico, administrativo, cultural e militar.
Segundo estudos houveram 11 Ramsés, porém apenas Ramsés II ficou conhecido como “O Grande”.
Com mais de 90 anos e 67 anos governando, o faraó faleceu e seu tumulo foi construído no Vale dos Reis.
1 – Piolhos
Em filmes vemos as pragas que assolavam o Egito antigo.
Nenhuma delas deve ser como você imagina e passa longe do que os filmes apresentam. A verdadeira praga infestou o povo com piolhos.
Você já deve ter reparado que muitos homens da época eram carecas, isso porque eles queria evitar ou tentaram eliminar de vez os piolhos.
O mesmo com as mulheres; as perucas eram muito comuns entre as moças, justamente para não correr o risco de conter a praga.
O Egito antigo traz muitos mais mistérios, esse são só alguns. Fique ligado!