7 redes sociais FAMOSAS que faliram

As redes sociais se introduzem de maneira rápida e concreta em nossas vidas, hoje não vivemos sem. Não importa qual, mas o ser humano tem que estar cadastrado em um rede social. Desde o inicio dos anos 2000, o número de usuários vem crescendo cada vez mais e hoje em dia as os aplicativos como Facebook ou Whatsapp estão introduzidos de tal forma que fica dificil imaginar as nossas vidas sem eles.

Mas volte um pouco no tempo e lembre-se de quando você ainda usava o ICQ e o Orkut, eles eram programas limitadíssimos que nos faziam usá-los somente em casa, na frente do computador. Era muito bom, não era? Ou ouvir o barulho da notificação do MSN com a janelinha subindo no canto inferior direito. Sensacional! Apesar do grande crescimento das redes sociais, o mundo parece estar cada vez menos sociável. Triste.

E pode parecer clichê, mas nos dias atuais nunca fez tanto sentido, as palavras de Albert Einstein: “Temo o dia em que a tecnologia irá superar nossa interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas”. Estamos caminhando para a segunda parte da frase do alemão, não devemos deixar que isso aconteça.

Mas vamos ao que interessa, e vamos agora mesmo.

7 – Friendster

Em 2002 saía o que seria considerada por muitos a primeira rede social: o Friendster. O que ela tinha de interessante? Bom, as pessoas ficaram entusiasmadas em poder adicionar somente amigos, criar um perfil, real ou falso e ver como andava a vida alheia.

Em poucos meses a Friendster conseguiu mais de 3 milhões usuários, chamando a atenção do mundo todo. Contudo, não durou muito, graças a concorrência e a sua falta de criatividade para acompanhar as outras que iriam surgindo.

Em 2009 foi vendida por 26 milhões de dólares, após alguns anos sem movimentar quase ninguém, acabou virando um site de jogos. Em 2015 foi completamente descontinuada.

6 – Windows Live Messenger

Uma lenda, é isso que o MSN é. Poxa, quantas vezes não chegamos em casa animados, ligávamos aquele PC lento com a internet discada e logávamos no MSN. Bons tempos, ainda posso ouvir o barulho da galera me “chamando a atenção” ou eu selecionando a Comic Sans como fonte e baixando emoji para incluir no texto.

O MSN deve ser lembrado por todos como um dos precursores do chat. O fim da rede social é creditado a uma manobra errônea da Microsoft. A empresa, vendo que o público do MSN estava caindo resolve abandoná-lo e investir no Skype. Na época a Microsoft pagou 8,5 bilhões pelo programa/aplicativo.

Mas estavam errados, com a decisão de encerrar o MSN e focar no Skype, tudo foi esquecido, mas o público já estava indo para o Facebook. E em 15 de março de 2013 foi definitivamente encerrado, funcionando apenas na China, que logo depois também seria descontinuado.

5 – Ask

Mandar perguntas anônimas, ofendendo as pessoas sem motivo algum. Como fazer isso? Claro, com o Ask.fm.

Brincadeira à parte, o site era usado para fazer perguntas ou teclar qualquer coisa para outra pessoa, mas a intenção eram as perguntas. Enviá-las tanto anonimamente quanto com nome e foto poderia ser feito, adicionar amigos e mandar coisas fofas também.

Hoje o site ainda é utilizado, porém não como já foi um dia, entre 2009 e 2012, onde começou a declinar.

4 – Formspring

Lançado em 2009, antes do Ask.fm, o Formspring foi visto como uma rede social revolucionária. Perguntas e respostas era a nova febre na internet. As pessoas então, passaram a abrir Formspring, MSN e Orkut, usando as três era combinação perfeita. Quem nunca?

Com 30 milhões de usuários e mais de 4 milhões de posts, o “Forms” tomou o mundo todo. Mas durou pouco, com a entrada do Ask.fm no mercado, as pessoas o acharam mais atraente e começaram a migrar.

Quando em março de 2013 o site anunciou que encerraria as atividades, o que ocorreu naquele mesmo mês, dia 31. Hoje é possível criar um “Formspring”, mas não como era antes.

3 – MySpace

O MySpace foi um dos mais populares sites de relacionamento do mundo, pouco antes do surgimento do Facebook. Criada em 2003 e já vendida em 2005 por 500 milhões de dólares, a plataforma surgiu como algo novo, mas logo caiu por alguns motivos.

Em menos de meses o MySpace possuía mais de 200 milhões de usuários. A principal característica da rede social eram as músicas e artistas que ela divulgava. O mundo passava a conhecer bem mais artistas do que o normal, era algo surreal.

Mas logo começou a cair, devido a inúmeras propagandas de bandas que pareciam não ter fim e com o surgimento estrondoso do Facebook. Já em 2011 o MySpace foi vendido novamente, dessa vez por 38 milhões de dólares, para a Specific Media.

2 – Google+

Será que podemos contar o G+ como uma rede social que surgiu e desapareceu, sendo que ela nem surgiu? Pois é, nós zombamos muito com a rede social do Google, mas que o Google+ foi um fracasso total, isso não é dúvida.

Ninguém conhece, simples assim! O que faltou? Divulgação? Investimento?

Vai saber. A verdade é que fracassou com gosto. A rede social da gigante empresa, o Google, é um fiasco e ainda existe, por incrível que pareça. Mas é mantida pelo Google por algum motivo.

1 – Orkut

E por último, mas não menos importante, temos o nosso querido e amado Orkut. Ah, bons tempos.

Sim, pessoal, falamos de algo nostálgico agora. Ora, quem não gostava de receber os scraps, depoimentos ou um chamego no BuddyPoke da menina(o) que gostava? Cara isso era muito bom!

Criado por um funcionário da Google, chamado Orkut em 2004, a rede social tinha o intuito de ter os amigos mais próximos e poder comunicar-se de forma fácil, mostrando os seus gostos.

Com o tempo, várias coisas foram sendo adicionadas no site de relacionamento, como o próprio BuddyPoke ou a Colheita Feliz. O site fez muito sucesso no Brasil, até que em 2008 a sede veio parar aqui na terrinha.

Contudo, em 2011, o Orkut teve uma queda drástica, graças ao Facebook. Quando em 2014 foram totalmente encerradas as atividades, podendo os usuários fazer login por uma última vez e salvar seus arquivos. Triste fim!

E aí, desses aí citados, de qual você sente mais falta? E por que está indeciso entre Orkut e MSN?