9 coisas misteriosas encontradas no fundo do mar

Mergulhar no fundo do mar pode ser algo surpreendente, afinal de contas, nós sabemos mais sobre a superfície lunar do que o fundo dos nossos oceanos. Por isso todas as vezes que fazemos alguma descoberta lá das profundezas ficamos tão impressionados. Não é para menos, o oceano guarda muitos segredos, coisas que nós, humanos, dificilmente acreditaríamos se não nos fosse provado.

Cidades inteiras submersas, estátuas, peças eletrônicas e muito mais. Mas a melhor parte disso tudo é que a cada nova descoberta, esta vem recheada de história e mistérios que vamos “quebrar a cabeça” para descobrir. E cá entre nós, segredos, mistérios e teorias malucas é tudo que o homem mais ama. Portanto, resolvemos separar algumas imagens bastante curiosas que vão te deixar com vontade de dar um mergulho por aí. Se liga!

9 – Apollo 11

Em julho de 1969 o homem foi à lua, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar. Até hoje a viagem dos astronautas é cheia de mistérios e gera muita polêmica. Quando retornaram para a Terra, componentes da nave Apollo 11 caíram no mar, ficando por lá durante décadas.

Isso até 2013, quando o bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, resolveu explorar a área. No fundo do mar, Bezos encontrou um valioso tesouro: o motor da nave. Ela contava com os motores de propulsão do foguete que levou o homem à lua.

8 – Rios subaquáticos

Um rio, isso mesmo. Fica na península de Yucatan, no México, em Cenote Angelita, dentro de uma caverna subaquática. Mergulhadores que se aventuram por lá encontram uma das coisas mais lindas da natureza.

Dentro da caverna, flui um “rio” de água salgada que não se mistura com a água doce. Lá no fundo mesmo.

Acontece esse fenômeno porque existe uma camada de sulfato de hidrogênio, separando as águas. Quem observa de cima não nota nada de diferente, mas mergulhando 30 metros de profundidade é possível ver o quanto a natureza é incrível.

Galhos e uma espécie de névoa ajudam a deixar o ambiente ainda mais parecido com os rios da superfície, o que é um prato cheio para os mergulhadores.

7 – Cidade perdida de Heracleion

O Egito foi engolido pelas águas do Mar Mediterrâneo, com isso, muitos tesouros acabaram se perdendo no fundo do mar. Contudo, graças à tecnologia moderna, podemos ir além, buscar respostas e descobrir muito mais.

Foi o que aconteceu quando o arqueólogo subaquático Franck Goddio resolveu descer quase 30 metros de profundidade e procurar pelas relíquias egípcias. Ele encontrou.

Em 2000, Franck e sua equipe redescobriram a cidade egípcia Heracleion, que foi engolida pelo mar. Em Abu Qir Bay, no Egito, essa descoberta entrou para a história e, mesmo 19 anos depois, continua nos proporcionando grandes surpresas. Veja um vídeo.

6 – Aranhas

Pensou que iria se livrar delas fácil assim, mesmo indo para o fundo do mar? Enganou-se, meu caro amigo leitor. Existe uma espécie de aranha, bem peculiar por sinal, que vive dentro da água do mar.

Sim, e elas não vão lá uma vez ou outra não, ela literalmente vivem no mar. Esses aracnídeos bizarros respiram ar, como as outras normais, contudo elas não precisam ficar o tempo todo respirando. Elas saem algumas vezes por dia para “pegar um ar” e voltam, apesar que alguns biólogos dizem que as aranhas só saem uma vez por dia.

5 – O primeiro computador

No ano de 1900, na Grécia, pescadores que fugiam de uma tempestade acabaram indo parara em outro local que não era o habitual. Eles pescavam esponjas quando algo muito mais valioso foi fisgado: o Mecanismo de Antikythera.

Ela data do século 2 a.C., mas mesmo com essa idade de mais de 2000 anos, nota-se a tecnologia avançada para a época. Quem tinha esse objeto em mãos estava construindo o primeiro computador da história. O mecanismo mostrava a rota dos planetas e marcava a hora e data. Feito milimetricamente, com dentes parecendo engrenagens.

4 – Alexandria de Cleópatra

Mais um dos grande mistérios encontrados no fundo do mar. Agora foi a vez da Cleópatra e a cidade e Alexandria. Durante anos os arqueólogos sonharam em um dia descobrir a cidade, colocando em cheque a veracidade da sua existência.

Mas em 1998 pesquisadores finalmente a encontraram, e junto da cidade muitos tesouros incluindo uma estátua da Cleópatra. Desde então a ONU vem tentando manter o local preservado, inclusive existe a ideia de fazer um museu no fundo do mar, na baía de Alexandria. Sensacional.

3 – Cidade subaquática de Cuba

Cidades que estão submersas há milhares de anos dão vida ao mito de Atlantis. Será mesmo que um dia existiu uma cidade assim? Bem, isso daria muito o que falar, mas enquanto isso vamos tratar de descobertas que de fato aconteceram; como essa cidade em Cuba, que está no fundo do mar.

Acredita-se que a cidade tenha mais de 50 mil anos de idade, possuindo mais de 2 km². Ela foi encontrada em 2001, pela empresa Advanced Digital Communications, a qual mergulhou mais de 750 metros para encontrar a cidade.

2 – Titanic

O Titanic não é lá um grande mistério do fundo do mar, mas desde seu naufrágio, o navio nunca foi encontrado. Isso até 1985, quando uma missão, ainda envolvendo a Guerra Fria, culminou no descobrimento do colosso dos mares.

Saiba a história completa do Titanic

O oceanógrafo Robert Ballard divulgou ao mundo que encontrou o RMS Titanic quando fazia uma expedição militar ultra secreta. A missão era encontrar dois submarinos da Marinha Americana que haviam naufragado. Ao retornar, Ballard, também explorador da National Geographic, solicitou a verba e tecnologia necessária para voltar ao fundo do mar e pesquisar muito mais sobre o navio.

1 – Museu subaquático

O escultor e fotógrafo Jason Caires Taylos, formado pela Universidade de Artes de Londres, resolveu fazer um museu submarino. Sim, e foi o primeiro do mundo: o MUSA. Fica no Caribe mexicano, em Cancún, na baía de Moilinere.

Jason criou as esculturas em 2006, com o objetivo de mergulhá-las, para que sirvam de recifes para a vida marinha. Ele deseja que as esculturas, com o passar do tempo, tornem-se lar de corais, peixes e muitas outras espécies. É uma ótima ideia, não é mesmo?!

Fala aí, ficou com vontade de dar aquele mergulho e fazer descobertas fantásticas como estas acima?

Mas será que estamos perto de descobrir o que há por baixo de tanta água? Tenha a resposta AQUI!