Conhecer a Índia é sonho de muitos, afinal de contas o país riquíssimo em cultura e dotado de muitas coisas bizarras e curiosas. Mas antes de viajar para um dos países mais populosos do mundo, existem algumas coisas que o viajante deve estar atento para não passar apuros.
Alguns dados interessantes sobre Índia, como por exemplo; lá se come com as mãos (somente) e deve-se usar a mão direita para levar à boca; a moeda do país é a rúpia indiana (Rs); Nova Deli, a capital, é a cidade mais poluída do planeta; abortos são comuns quando sabe-se que virá uma menina; casamentos arranjados são muito comuns também, inclusive envolvendo crianças com adultos; com 1.296.834.042 (bilhões) habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo.
Portanto, meus amigos leitores, já deu para notar viver lá é coisa só para indiano mesmo, além de que eles falam mais de 1.000 línguas, sendo 120 oficiais. Enfim, aproveitem o artigo e Namastê!
1 – Policiais são pagos pelos seus bigodes
No Estado de Madhya Pradesh, na Índia, os policiais recebem um salário maior por deixarem seus bigodes crescerem. Os indianos acreditam que quando o bigode está grande de grosso, o policial “impõe mais respeito”.
Uma reportagem da BBC mostrou que cerca de 10 policiais do Estado já estão recebendo 30 rúpias a mais, por mês, graças aos seus bigodes avantajados. Ainda, segundo o chefe da polícia Mayank Jain, disse que espera que mais de 1.100 policiais de outros Estados adotem os bigodes.
2 – As vacas têm cartões de identificação
Como sabemos, as vacas são animais sagrados na Índia. Sendo assim, boa parte desses animais devem ter um controle e, pensando nisso, o governo e alguns donos, passaram a fazer identidades para as vaquinhas. Mas não é qualquer tipo de identidade, é algo como se fosse o no RG aqui no Brasil. Elas possuem documentos para que se algo aconteça com elas o dono fique ciente.
3 – Deuses pra tudo
Vishnu, Shiva, Brahma e muitos outros deuses formam a religião hindu, que por sinal, é muito rica e esplendida. Segundo os Vedas, os hindus possuem mais de 330 milhões de deuses e há divindade para tudo que se possa imaginar, inclusive para aqueles que urinam na rua. Pois é, pode parecer loucura, mas realmente existe e é algo levado a sério por lá.
Segundo a BBC, mais de 50% da população da Índia não possui saneamento básico. Portanto, várias pessoas passaram a desenhar o “deus contra mijões” nos muros, para que este os protejam das doenças.
4 – Proibido cuspir no chão
No Brasil, cuspir é um ato bem feio e mal educado, ainda mais se for feito em público. Mas na Índia isso pode levar o sujeito à cadeia, se este for pego sem uma escarradeira, é o fim.
Os “inspetores do cuspe” estão por toda a parte só vigiando e esperando o primeiro que se atrever a fazer o gesto feioso em público. Assim como jogar lixo na rua, poluir e outras coisas que não são bem vistar. Portanto, se for pego cuspindo na Índia, prepare-se para uma severa punição.
5 – Babá de macaco
Macacos soltos sem controle algum estão com os dias contados no segundo país mais populoso do mundo. Isso porque o governo passou a nomear adestradores para controlar os macaquinhos que se espalham por toda Nova Deli, desde os centros das cidades até o metrô.
Agora os adestradores têm a missão de manter os primatas longes de prédios dos governo como o próprio parlamento e locais públicos.
6 – Refrigerante de xixi de vaca
Vaquinhas são tão sagradas para eles que até o xixi estão aproveitando. Mas não é do jeito que você está pensando. Calma.
Lançaram um refrigerante que usa a urina dos bovinos. Foi desenvolvido pelo Departamento de Proteção da Vaca, segundo o jornal inglês “The Time”. O “Gau Jal” (Água de vaca) é vendido por lá e muito consumido, por sinal.
7 – Rituais com recém-nascidos
Dar um tapinha na bundinha do neném depois que ele nasce é algo bastante comum por aqui e algumas pessoas ainda não aprovam muito. Mas o que será que elas vão pensar quando souberem que na Índia os recém-nascidos são jogados de cima das casas ou prédios? Pois é, pode parecer mentira minha, mas é verdade, caro leitor.
Em alguns vilarejos por lá, onde as tradições mais antigas ainda perduram, os bebês são jogados do alto dos templos e são agarrados por outras pessoas quando chegam no chão. Uma loucura que só pode acontecer na Índia mesmo. O povo acredita que esse ritual trará uma vida longa e saudável à criança.
8 – Estações hindu
O calendário hindu possui não 4, mas 6 estações. São elas:
- Primavera;
- Verão;
- Monções;
- Outono;
- Inverno;
- Pavernal;
- Pré-primavera.
9 – Transito maluco
Quando falamos em Índia, logo imaginamos duas coisas: vacas e trânsito.
Com certeza a ideia de enfrentar um trânsito igual ou pior o do Brasil nem passa na nossa cabeça, mas acredite, existe. Por lá as coisas são bem mais desorganizadas e sem sinalização alguma.
Os pedestres e motoristas devem estar sempre atentos, pois a qualquer momento um indiano pode atravessar na sua frente com uma vaca amarrada. Maluquice mesmo. Dirigir e circular na Índia é somente para os fortes!
Bora dar uma viajada?