Dentre as coisas que aprendemos na vida é certas coisas nunca devemos emprestar. E olha, dessa vez não estou falando de dinheiro, mas é sempre bom lembrar.
Objetos que podem causar um mal maior à saúde sua ou da pessoa que pediu emprestado. São coisas de uso pessoal que estou falando, higiene e afins usadas no dia-a-dia. Maquiagens não estão na lista mas engloba um todo de produtos cosméticos que, no geral, NUNCA devem ser emprestados. Se atente à esta lista e anote aí para não se esquecer das 9 coisas que não se pode emprestar JAMAIS.
9 – Fones de ouvido
O fones de ouvido auriculares são coisas que você deve colocar na lista de nunca mais emprestar. Isso porque esse favor que você fez, pode gerar grandes consequências negativas para sua saúde.
A nossa orelha produz a cera e ela é responsável por impedir que microrganismos, bactérias e sujeiras atinjam nosso ouvido causando problemas graves. Como a cera absorve tudo isso, então nela está todo o tipo de coisa que não presta.
Quando você empresta ou pega um fone emprestado, ele já vem com resíduos da orelha da outra pessoa, tendo você pego todas as bactérias e sujeiras que nela estavam.
8 – Toalhas de banho
A função de uma toalha é secar, certo?
Bom, especialistas dizem que uma toalha deve ser trocada de 3 a 4 dias e que não deve ficar secando dentro do banheiro.
A umidade que ela absorve é o lugar perfeito para bactérias. Você pode sair limpinho e cheirosinho do banho, mas sua toalha já está contaminada.
Fungos e bactérias adoram uma toalha molhada… elas podem causar problemas na pele como acne e conjuntivite.
Inclusive, depois que você toma banho, é melhor se secar naturalmente do que com toalhas. Pois além de conterem bactérias, elas tiram todo seu óleo natural que a pele produz.
7 – Roupas intimas
Segundo um estudo feito pela Unicamp, quando você empresta suas roupas intimas, você também está emprestando mais de 10 mil microrganismos, como bactérias e fungos.
Não é novidade que nossas partes intimas são os locais que mais sofrem com suor e pouca luz, isso é perfeito para a proliferação de microrganismos.
Porém o fato das peças ficaram expostas no varal, serem lavadas de maneira errada e se não forem passadas no ferro quente, contribui com a proliferação das bactérias e fungos.
Os problemas podem variar muito, desde infecções urinarias até coceiras e feridas.
6 – Batom
O batom contém propriedades que impedem a proliferação de microrganismos, mas se ele estiver fora do prazo de validade isso não vale de nada. Aliás, mesmo dentro da validade ele ainda pode transmitir bactérias, vírus e fungos.
Herpes é o mais comum. Estudos apontam que 90% da população brasileira contém o vírus labial. Mesmo que a pessoa não aparente ter, ela pode transmiti-lo pelas mucosas ou saliva. Então atenção!
Outra possibilidade é de que a pessoa que empresta esteja gripada. Daí é mais provável que você pegue algo mais grave, devido à gripe.
5 – Chinelos
Essa é uma das coisas que você nunca imaginou que estaria na lista, né não?!
Pois é, mas os chinelos também são relacionados como coisas que não se deve emprestar nunca. Como nós o usamos diariamente, inevitavelmente transpiramos… e muito, ainda mais no Brasil.
E como um bom fungo ou bactéria, ele irá proliferar-se na umidade. Pronto!
O ideal é que se troque de chinelo a cada 6 meses lavando o mesmo diariamente, se possível.
É, nada de se gabar da havaiana que está com você há mais de 5 anos sem arrebentar a correia. Está na hora de trocá-la.
4 – Escovas de dentes
Esse item aqui nem precisa falar muito. É óbvio que escovas de dentes não se pode emprestar.
Se um dia você for acampar ou sair de férias e esquecer sua escova, não pegue emprestada… estudos apontam que é melhor ficar sem escovar do que pegar uma emprestada. A não ser que você a esterilize com água fervente.
Como já alertamos, a saliva é grande portadora de bactérias, ela pode transmitir diversas doenças… então não arrisque usando outra escova que não a sua. A propósito, troque sua escove de 3 em 3 meses ou se ela estiver gasta antes deste tempo.
3 – Barbeador
Esse é um objeto de alto risco. As pessoas jamais devem compartilhar barbeadores ou laminas.
Quanto ao barbeador, a não ser que sejam aqueles que as lâminas descartáveis, aí sim… empreste ou pegue emprestado só o corpo do barbeador sem a lâmina. Do contrário jamais pegue lâminas usadas.
O motivo é bem simples: Basta um pequeno corte e o contato o sangue do outro e da mesma forma com você para que prováveis doenças e bactérias o contaminem. A lista é grande e perigosa.
Deixe os pelos das axilas crescerem, fique barbudo mas não corra esse risco.
2 – Sabonetes em barra
Hoje em dia restaurantes e estabelecimentos comerciais no Brasil e em boa parte no mundo já são obrigados a usar o sabonete liquido. Isso porque o sabonete em barra é altamente contagioso.
Um passa a mão aqui, daí a pouco outro passa a mão também e pronto… ta feita o estrago. Apesar de serem feitos justamente para isso: Combater bactérias, germes e tudo mais, os sabonetes são suscetíveis demais a microrganismos.
Isso se dá pelo fato dos sabonetes acumularem muitos pedaços de peles mortas de várias pessoas diferentes. Os pedaços se juntam com a umidade do local e formam uma camada, contaminando o próximo que usar.
1 – Esponja de banho
Dados alarmantes sobre as buchas de tomar banho apontam que 77% delas têm bactérias, 86% tem mofo e fungos e 18% podem ocasionar infecções, se não tomadas as devidas precauções.
Esponjas esfoliantes são piores ainda, pois acumulam o dobro de microrganismos.
O que se deve fazer para prevenir é secá-las muito bem depois do banho ou se quiser esterilizá-la, passe bicarbonato de sódio.
Mas não se esqueça de trocar a bucha de banho regularmente.
Esses são objetos que você jamais deve emprestar. Mas nunca se esqueça do dinheiro, viu!