A ablutofobia é o medo de tomar banho, porém não é tão simples assim. Como pensa a maioria, a aversão ao banho ou limpeza é algo que a pessoa opta por fazer, ou não. Contudo a ablutofobia é desenvolvida através de traumas que impedem que a pessoa faça a higiene adequada do corpo através de banhos.
Essa rara fobia atinge algumas pessoas e pode ser sinal de problemas psicológicos mais graves, por isso não é bom ignorar. Se liga aqui e veja os detalhes sobre.
Pavor de banho
Doenças psicológicas como depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) são gatilhos bastante comuns para a ablutofobia. A origem da palavra deriva do latim ablutio, que significa lavar e fobia que é medo.
A pessoa pode não só criar um bloqueio com o chuveiro, mas também com qualquer coisa que possa se lavar. Como lavar os pés, a cabeça, mãos… qualquer coisa que remeta ao ato de limpar-se.

Ocorre com mais fluência em mulheres e crianças. Porém os idosos também desenvolver facilmente, pois acontece muito dos velhinhos caírem no banheiro.
Não se pode confundir com medo de água, o medo da água é diferente. A pessoa no caso da ablutofobia desenvolve o trauma mais a um ato ocorrido durante o banho, ou lugar. A hidrofobia é o pavor da água, também atinge muita gente.
Sintomas
No caso da ablutofobia, se desenvolve o trauma mais a um ato ocorrido durante o banho, ou lugar.
Os sintomas são simples e fáceis de serem percebidos: Muito tempo sem tomar banho por várias vezes, ansiedade quando vai ao banho, medo de entrar em lugares como banheiro e outros.
- Batidas aceleradas;
- Respiração difícil;
- Sentindo-se fraco ou atordoado;
- Taquicardia;
- Sentir quente ou frio de repente;
- Falta de ar;
- Tremer sem parar;
- Tontura;
- Suor excessivo e repentino;
- Boca seca;
- Náusea.
Não é tão simples assim lidar com alguém que possui o transtorno. Ao contrario do que você imagina, não é frescura e também não é colocando a pessoa à força em baixo do chuveiro que as coisas irão se resolver.
É recomendável que se leve a um psicologo o mais rápido possível, pois a ablutofobia pode ser apenas algo mascarando outros problemas psicológicos mais graves.
Há relatos de que o filme “Psicose”, de Alfred Hitckcock foi inspirado na fobia do banho. Aquela cena clássica no banheiro talvez possa ser uma pista, não acha?

Contudo, alguns especialistas dizem que a maioria se da em razão da pessoa querer proteger–se. Ela não quer tomar banho para não perder os óleos e minerais que o corpo produz, ficando indefesa.
E aí, o que acha da ablutofobia? Sabe de alguma outra fobia pouco conhecida?