A notícia de que Jim Carrey sofreu de depressão abalou o mundo. Um dos maiores comediantes de Hollywood sofrendo com a melancolia profunda era uma das notícias menos esperadas de todas.
Enquanto ele enchia a nossa vida de gargalhadas, sua vida era triste e vazia, assolada por uma das doenças mais comuns desse século. O caso do ator mostrou para todos que essa doença não é exatamente o que parece e, ao mesmo tempo, é muito mais que isso.
Depois de mais de uma década em tratamento, a vida de Jim Carrey aparentemente começou a retornar aos trilhos.
Vamos conhecer melhor essa trajetória.
O que é a depressão?
Vamos começar por essa definição importantíssima não só para a compreensão deste caso, como para que enxerguemos os doentes acometidos por essa doença da maneira correta.
Nem todo mundo que está triste está em depressão, como Jim Carrey nos prova, nem todos os que aparentam estar bem não estão depressivos.
A depressão é um transtorno mental caracterizado pela predominância de um estado profundo de tristeza, melancolia e desânimo. Não é incomum que indivíduos que sofram com o problema façam o possível para mascarar a doença na tentativa de serem aceitos perante a sociedade.
Esta é uma patologia tratável e que tem cura. Grande parte dos pacientes não procuram por ajuda especializada na tentativa de lidar com o quadro sozinho. Entretanto, a depender da gravidade da doença isso acaba se tornando próximo de impossível.
O melhor caminho é que assim como Jim Carrey, se procure o tratamento adequado. Aceite a ajuda necessária para que se possa voltar a desfrutar de uma qualidade de vida no mínimo aceitável.
A depressão destrói as suas vítimas, muitas perdem o emprego, a família, algumas chegam a colocar fim a própria vida. Felizmente esse não foi o caso do nosso querido Jim Carrey.
Jim Carrey em depressão
Tudo começou em 2017 quando o comediante revelou através de algumas entrevistas que sofria com a doença. Na verdade, a história da depressão na vida de Carrey havia começada alguns anos antes. Ele estava em tratamento desde 2004.
Contando do período em que viveu, o autor relata que “há picos e vales, mas eles são sempre cavados e suavizados para que você sinta um permanente desespero e fique sem respostas, mesmo que viva bem”.
A descrição é claramente a de alguém que luta contra a depressão, algo que deixou a todo o seu público de queixo caído. Afinal, o que se espera de um comediante é que a sua vida seja uma brincadeira e que tudo seja flores e sorrisos.
O ator conta que durante todos esses anos fez questão de sorrir em seu trabalho e em todos os lugares por onde passava. Porém, mesmo quando aparentava estar bem, tentava constantemente lidar com uma grande aflição dentro de si.
Apesar de ter começado o tratamento imediatamente após o diagnóstico, Jim teve que sobreviver anos com a doença.
Segundo ele por alguns momentos as coisas pareciam melhorar, e em outros parecia que tudo ia de mal a pior.
Tal sintoma é um dos sinais mais clássicos da doença. Mesmo pessoas depressivas experimentam momentos de esperança, entretanto, logo em seguida vem a recaída.
Depois de 13 anos de tratamento, Jim Carrey se declara plenamente recuperado.
Jim Carrey se recuperou da depressão
Desde que a doença foi revelada, milhões de fãs de todos os lugares do mundo começaram a torcer pela recuperação do comediante.
Depois de mais de uma década de tratamento, Carrey se declara curado.
“Não há uma experiência de depressão. Eu tive isso por anos, mas, agora, quando a chuva vem, chove, mas passa. Ela não fica mais o suficiente para me deixar imerso e me afogar”, afirma.
A depressão é uma doença bastante traiçoeira. Por causa disso, recomenda-se sempre ficar atento à saúde mental. Essa é uma dica que serve para Jim Carrey e para todos nós.
I Needed Color
Fechamos esse artigo com um documentário onde o próprio Jim Carrey fala um pouco a respeito do seu processo de recuperação. Contando sobre a importância da arte em seu tratamento contra a depressão.
Pintar foi o que resgatou em Carrey a vontade de viver. Ele conta que, após ter concluído que sua vida deprimente precisava de cores, foram tantos quadros que já não havia espaço para ele mesmo em sua casa.
Você pode conhecer melhor essa história assistindo o documentário anexado acima.
Descubra um Jim Carrey bem diferente daquele que as telonas nos apresentam. Essa é a história de um homem que superou a própria dor.