Animais misteriosos têm sido encontrados nas profundezas do oceano nos últimos anos. Graças às novas tecnologias essas regiões têm sido cada vez mais estudadas.
Segundo cientistas que fizeram parte do projeto internacional Censo da Vida Marinha (CVM), mais de 23 mil espécies já foram catalogadas.
Grande parte desses animais misteriosos apresentam algumas peculiaridades desenvolvidas para sua sobrevivência nesses ambientes, que dentre suas principais características, possuem altíssima pressão e escuridão total.
Conheça um pouco mais sobre esse seres curiosos e recém descobertos.
1 – Tubarão Duende
Seu nome oficial é Mitsukurina owstoni, possui uma coloração que vai de cinza rosado a rosa chiclete, nariz achatado e longo, além de dentes que se assemelham a pregos mal pregados sensíveis a campos elétricos.
Uma característica interessante sobre esse animal é que na verdade sua pele é transparente e a cor que percebemos nela é o seu sangue circulando em seus capilares.
Normalmente encontrados a 914 metros, são geralmente vistos mortos, por isso pouco se sabe a seu respeito.
2 – Tubarão Cobra
Uma das criaturas mais antigas, com fósseis de até 80 milhões de anos de idade já encontrados, essas espécies são encontradas a cerca de 1220 metros de profundidade.
Com comprimento de até 2 metros, esses seres possuem corpo similar a uma enguia e cabeça achatada como a de um réptil, já tendo sido comparado a famosa serpente do mar.
Segundo os contos, essas serpentes assustavam os primeiros navegantes ao aparecerem na superfície. O fato do tubarão cobra não ser capaz de sobreviver em regiões rasas impede que seja ele o personagem das histórias.
3 – Polvo Telescópio
Vivem a até 2000 metros abaixo do nível do mar e são praticamente invisíveis devido a sua transparência e sua consistência gelatinosa, apenas seus olhos e as glândulas digestivas são visíveis.
O nome Telescópio advém de seus olhos que se movimentam para dentro e para fora da cabeça.
Apesar de pequeno, suas características dão a ele um aspecto um tanto quanto sombrio.
4 – Peixe Fantasma
Descoberto há quase 80 anos, seu nome científico é Macropinna microstoma. Pode ser encontrado tanto no oceano pacífico como no oceano índico a cerca de 2500 metros de profundidade.
Dentre os animais misteriosos, este é um dos mais interessante por possuir uma cabeça transparente que facilita a captura de luz e contribui para a identificação de suas presas.
Apenas em 2004 sua primeira foto foi tirada e sua transparência reconhecida. Mesmo tendo sido capturado anos antes, ao ser retirado de seu ambiente suas características eram alteradas.
5 – Vermes Zumbis
São organismos do gênero Osedax que se alimentam de ossos de baleias. Não possuem bocas, perfuram os ossos através de ácidos e absorvem através desses espaços a gordura do interior dos ossos.
Joan Alfaro-Lucas e sua equipe de pesquisadores da Usp em São Paulo, descobriram que a presença desses animais nos ossos facilita a entrada de parasitas marinhos nesses órgãos.
Esses animais estranhos foram encontrados em 2002 na região da Califórnia dentro dos ossos de uma baleia em decomposição há 2893 metros de profundidade.
6 – Polvo Dumbo
Da categoria dos povos guarda-chuvas, possuem tentáculos unidos por uma película que dão a esses bichinhos fofos a aparência de um guarda-chuva.
Os animais da espécie, denominada Umbelatta, ficaram famosos como polvo dumbo por terem suas barbatanas comparadas a orelha do personagem Dumbo da Walt Disney.
Vivem entre 3000 e 4000 metros de profundidade.
7 – Peixe Víbora
Esta espécie é encontrada em até 1500 metros de profundidade. De nome Chauliodus sloani é um animal carnívoro, por isso possui grandes dentes que se desenvolvem tanto que não cabem na boa.
Medindo entre 30 e 60 cm, é um animal azul escuro ou cinza, na verdade meio transparente. Semelhantemente a alguns outros animais misteriosos da região apresenta um órgão emissor de luz.
8 – Peixe Diabo Negro
Seu nome científico é Melanocetus johnsonii, possui um dos venenos mais letais dos oceanos. Visto pela primeira vez em 2014, vivem na zona abissal entre 1500 e 4500 metros de profundidade.
São animais carnívoros e devido ao ambiente hostil, muitas vezes os machos dessa espécie passam a parasitar a barriga das fêmeas.
9 – Pseudoliparis swirei
Encontrado na Fossa das Marianas local que fica em uma região de encontro das placas tectônicas do pacífico e das Filipinas.
Conhecido por ser a região mais profunda do oceano, possui 10994 metros de profundidade, enquanto o maior pico do planeta tem cerca de 8848 metros. Sendo assim, se colocássemos Monte Everest dentro da Fossa das Marianas ainda sobrariam cerca de 2000 metros.
É o peixe capturado em regiões mais profundas e o segundo na lista dos avistados nesses ambientes. Diferente do próximo da nossa lista que ostenta esse primeiro lugar, já foi denominado oficialmente.
Ao contrário da maioria dos animais misteriosos conhecidos, segundo os pesquisadores o Pseudolipares swirei é um animal fofo, possuindo pele translúcida com tons rosados.
10 – Peixe-Caracol Etéreo
Este peixe ainda não possui um nome oficial por ainda não ter sido capturado. Filmado a 8145 metros na região da Fossa das Marianas, bateu o recorde dentre os animais misteriosos encontrados.
O nome peixe caracol, que também pode ser aplicado ao Pseudolipares swirei, caracteriza peixes de regiões ultra profundas e frias.
Divergindo das espécies encontradas em locais menos profundos, esse tipo de peixe não possui escamas, grandes dentes, nem brilham no escuro.
De acordo com o Dr. Alan Jamieson do Laboratório Oceânico da Universidade de Alberdeen, este é um animal incrivelmente frágil que aparenta carregar um guardanapo molhado enquanto nada.
Diversas expedições organizadas desde seu conhecimento buscam capturá-lo, mas ainda não obtiveram sucesso.
Até parece ficção, não é mesmo? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Assista ao documentário de James Cameron que realizou uma expedição até o ponto mais profundo do oceano na Fossa das Marianas.
O famoso cineasta conta em “Deepsea Challenge” detalhes de sua experiência.