A Floresta Aokigahara, também conhecida como Mar de Árvores é um bosque localizado na Japão, próximo ao Monte Fuji permeado por diversas lendas famosas.
O local é conhecido por ser “escolhido” por diversas pessoas para cometer suicídio. Cerca de 100 corpos são encontrados por ano na região. A floresta é recheada de placas e apelos pró-vida.
Acredita-se que o local seja habitado por demônios, fantasmas e espíritos malignos e que esses incitem e encorajem essas pessoas a colocarem fim à própria vida.
Apesar de ser uma região absolutamente sombria, é também repleta de belas paisagens que compõem os seus diversos pontos turísticos.
Floresta Aokigahara
A Floresta Aokigahara esta localizada próximo ao monte Fuji a cerca de 100 quilometro de Tóquio. O bosque se espalha sobre um solo de lava enriquecida, marcas da erupção do vulcão em 864. São cerca de 30 quilometros quadrados.
A Floresta é composta por altíssimas e densas árvores, que bloqueiam completamente o vento e o som. Não há vida selvagem na região. Por causa disso, o local é assustadoramente silencioso, sendo considerado um dos mais silenciosos do planeta.
Em boa parte de suas árvores foram pendurados cartazes. O local é o segundo lugar onde mais ocorrem suicícios no mundo, perdendo apenas para a Ponte Golden Gate nos Estados Unidos.
Nos bilhetes pendurados, diversas informações sobre atendimentos telefônicos anti-suicídio e serviços psicológicos de fácil acesso. Além de muitas e variadas reflexões sobre o valor e a importância da vida. Alguns deles até apelam pelo sofrimento dos entes queridos e pela saudade que podem causar em seus familiares.
As autoridades japonesas, em busca de controlar a situação, instalaram câmeras em diversas áreas da floresta.
Apesar dos esforços de todos, inclusives de diversos voluntários que vivem nas proximidades, a Floresta Aokigahara permanece “pertencendo aos suicidas”.
Suicídios
De acordo com algumas lendas da região, tudo começou quando o local foi usado para prática de ubasute. Ubasute é o nome de um costume bem antigo, onde os idosos e pessoas mais fracas eram abandonadas para morrer em períodos de escassez.
Acredita-se que sejam esses os espíritos malignos que vivem ali. Que tornam o bosque amaldiçoado e levam inúmeras pessoas a colocarem fim à própria vida.
Segundo dados da OMS, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente, isso quer dizer que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete tal ato. Além disso, o Japão é um dos países com maior índice suicida do planeta.
Boa parte dessas tragédias vem acontecendo em Aokigahara. Só em 1998 foram 557 corpos encontrados na região. Em 2004 esse número chegou 768. No ano seguinte mais de 800 pessoas chegaram a tentar se matar na floresta.
Conforme vimos, temos uma média anual de 100 pessoas mortas por ano na região, todas elas tendo cometido suicídio.
Desde 1970, voluntários, jornalistas, policiais e demais autoridades locais formam a “Caça ao Corpo”, uma equipe que percorre por toda a floresta em busca de corpos. Infelizmente eles continuam encontrando muitos restos mortais.
Fama
Aokigahara ficou conhecida como local de suicídios depois de ser lembrada na novela Kuroi Jukau (Mar sombrio das árvores), de Seichō Matsumoto em 1960, tendo servido como local de suicídio de dois amantes no fim da trama.
Mas mesmo antes disso, a região já tinha sua fama de macabra e coisas misteriosas aconteciam ali. Acredita-se que o mistério tenha se iniciado ainda durante o século XIX.
Recentemente dois grandes filmes hollywoodianos foram ambientados na região do bosque, lançado em 2015. Uma obra de Matthew McConaughey, “O mar das árvores” e com estréia no ano seguinte, uma história de terror intitulada “Floresta Maldita”.
Todos explorando o ambiente sombrio e as sofridas histórias do bosque.
A verdade é que o mundo não para de falar em Aokigahara. Em 2017 novamente o local tomou lugar e acabou viralizando na internet devido a um vídeo publicado pelo Youtuber Logan Paul, que encontrou em defunto enquanto passeava por entre a floresta.
A reação do público não foi bem a esperada por Logan, que ria e brincava com os restos de um homem que possivelmente tinha tirado a própria vida. Algum tempo depois o vídeo foi excluído das redes.
Mesmo com os esforços de todos e com a atual comoção internacional pelo que acontece ali, ainda não há uma maneira eficiente de controlar o número de suicídios na região. Se é que isso não envolve realmente espíritos malignos não é mesmo?
Infelizmente a Floresta Aokigahara continua testemunhando o fim de muitas vidas.