Os habitantes de La Maina nos últimos dias depararam-se com uma descoberta e tanto no lago da região. Algo surgiu das profundezas do local e emergiu como se fosse uma viagem no tempo. Casas, celas e muito mais apareceram com a descida do lago. Quem estava por lá fez questão de registrar o momento, pois logo menos a represa encherá de água novamente, fazendo tudo desaparecer num piscar de olhos.
Saber o que existe por baixo das águas, é algo que nós, humanos, temos curiosidade em saber. Já que muito pouco se conhece sobre a vida marinha e até rios e lagos. Por isso, essa experiência vivida na Europa, na vila de La Maina é algo impressionante. Ainda mais quando envolve muita história e arquitetura.
O Mundo Inverso ficou sabendo desse fato incrível e resolveu averiguar, trazendo detalhes interessantes para nosso público faminto por curiosidades. Então da uma olhada no que mais a população encontrou por lá. Incrível!
Segredos profundos
O que há por baixo dos rios e oceanos ainda é um grande mistério. Apesar de conseguirmos mapear algumas partes desses locais, a grande maioria permanece desconhecida.
Cerca de dois terços da superfície do planeta terra é coberto por água, disso tudo, apenas 10% depois dos 200 metros de profundidade nos oceanos é conhecido. Algo difícil de acreditar, mas é fato. Inclusive, sabemos que a superfície da própria lua é mais conhecida do que o fundo dos oceanos. Então imagine só, quantas espécies e coisas malucas não devem existir lá nas profundezas.
Um estudo feito em 2001, nos revelou ser possível mapear o fundo dos oceanos, além dos 500 metros de profundidade, com um navio oceanográfico durante 200 anos. 18 anos se passaram e pouco conseguimos evoluir.
Em 2002, cineastra James Cameron, diretor do filme Titanic, mergulhou mais de 5 mil metros para vasculhar os destroços do navio alemão Bismarck. Com essa aventura realizada, fez ele pensar que poderia ir até o fundo da Fossa das Marianas, o lugar mais profundo do mundo. E poderia mesmo.
Cameron, em parceria com a Nathional Geographic, desceu 11 mil metros, em 2012. A expedição ganhou um documentário chamado “Deep Sea Challenge 3D”.
O lago Sauris
Mas não é só o mar que guarda grandes segredos submersos, não. Um lago na Itália nos revelou seus mistérios e história quando foi esvaziado neste mês.
A companhia de água, energia e gás, Enel, precisou fechar as comportas da barragem para algumas inspeções na mesma. Quando eles bloquearam mais de 70 milhões de metros cúbicos de água, as construções que estavam submersas emergiram das profundezas, mostrando um visual incrível.
Uma antiga aldeia chamada vila de La Maina, a qual só restaram as ruínas, foram usadas pelos prisioneiros de guerra, na Segunda Guerra Mundial, pelos soldados neozelandeses. Estes mesmos prisioneiros foram usados para construir a barragem.
Os trabalhos na barragem começaram em 1941, fazendo com que os habitantes de La Maina se mudassem para o alto das montanhas, em vales, onde moram atualmente. Quem passa pela província de Udine e visita o lago depara-se com um verdadeiro “wallpaper” estonteante. Agora com essas ruínas aparecendo, o role por lá fica indispensável pelo turista.
E quanto nós já sabemos sobre os oceanos? Será que estamos próximos de conhecê-los bem? Descubra AQUI!