Bateria de celular vicia ou não?

Você certamente já recebeu conselhos a respeito de como se deve carregar a bateria de seu celular para que a proteja do vício. Muito se diz sobre esses cuidados e pouco se sabe sobre sua efetividade e necessidade.

Diante disso, resolvemos esclarecer melhor essa questão, será mesmo que bateria de celular vicia?

Vamos saber quais são as verdades em meio a tantos mitos. Descobrirmos como funciona uma bateria e qual é a melhor forma de usá-las.

A estrutura da bateria de celular

O primeiro passo para respondermos nossa pergunta é entendermos como é um bateria em seu interior. Já há alguns bons anos todas as baterias de celulares são com íons de lítio.

Este dispositivo é formado por duas chapas carregadas com cargas opostas, entre ela coloca-se um material isolante e um meio condutor eletrólito que é sempre mantido em uma variação de pressão e temperatura controlada.

Para que seja possível este controle tem-se um pequeno circuito eletrônico. O eletrólito é muito instável e, se qualquer alteração brusca for provocada, seja por mudança de temperatura ou se pressão, o sistema pode ficar completamente danificado.

É isso que acontece em casos onde o celular explode. Você provavelmente já tenha ouvido falar de alguma dessas histórias.

O funcionamento da bateria é bem simples. Através do eletrólito os íons lítio movem-se do ânodo para o catodo. Desta forma acaba sendo provocada uma leve alteração do eletrodo em um nível atômico. A medida que a bateria é usada, as duas chapas eletricamente carregadas se desgastam de maneira uniforme.

Essa variação é imprescindível para que o dispositivo possa exercer sua função de maneira correta. Por isso, conforme a bateria vai sendo usada, há formação de uma espécie de sal. Esses pequenos grãos são responsáveis pela redução do tempo de vida do material.

Descubra: minha bateria pode viciar?

É muito comum ouvirmos algumas dicas sobre o bom uso da bateria de nosso celular, você certamente já ouviu falar sobre ou mesmo já deu alguma dessas dicas a alguém.

  • Nunca use seu celular enquanto ele carrega
  • A primeira recarga do celular deve ser completa
  • Não deixe seu celular ligado na tomada após obter carga completa
  • Espere sua bateria está completamente descarregada para fazer a recarga
  • Cuidado com seu celular se ele estiver quente

Esses são apenas alguns exemplos. O celular é um aparelho muito útil e seus recursos fazem parte de nossa vida o tempo todo, ninguém quer ser deixado na mão.

Por causa disso, tem muita gente seguindo um conjunto de regrinhas relacionadas a cuidados com a bateria de seus celulares sem saber que estão se esforçando para fazer algo inútil.

Os primeiros smartphones possuíam bateria de níquel cádmio, o que era uma grande inovação para aquela época, mas não demorou nada para se mostrar pouco eficaz. A substituição foi feita rapidamente e novas bateria de níquel foram implantadas. Porém, mais uma vez não foi uma ideia eficaz.

Ambas as tecnologia apresentavam um problema similar, tanto a bateria de níquel cádmio, quanto a de níquel possuem efeito memória. Consequentemente, elas se viciavam.

Como vimos, o funcionamento das baterias atuais já não possui as mesmas bases. Apesar de ainda haver um desgaste e do fato de com o tempo acontecer um decaimento natural do potencial do dispositivo, não é correto afirmarmos que bateria de celular vicia.

Mitos e verdades sobre a bateria de celular

Para fechar, vamos fazer alguns breves esclarecimentos a respeito do que mais se ouve por aí sobre baterias de celular.

O que é mito e o que é verdade?

Utilizar o celular enquanto carrega

Verdade. Você deve evitar utilizar o seu smartphone enquanto ele estiver ligado na tomada. Porém, isso não tem nada a ver com a vida útil da sua bateria.

A grande questão aqui é o superaquecimento tanto do aparelhos quanto da bateria, o que pode causar danos ao seu desenvolvimento, ou até mesmo acidentes graves como explosões.

Primeira recarga completa

Mito. Os celulares vendidos atualmente chegam ao consumidor levemente carregados. Como a bateria de íons de lítio não vicia, fica a critério do indivíduo o carregamento completo ou não.

Carregar o smartphone a noite toda

Depende. Se o seu carregador for original e estiver em bom estado, considera-se mito. Não há com o que se preocupar. O próprio carregar encerrará o processo de carregamento.

Diante de um carregador de baixa qualidade, pode ser que o processo de interromper a carga não seja feito corretamente. Com isso o celular pode acabar se sobreaquecendo.

Aguardar o celular descarregar completamente

Mito. Na verdade, essa é uma situação prejudicial. Deixar o aparelho se descarregar por completo prejudica diretamente a sua vida útil. Por causa disso, muitas marcas desenvolvem celulares que desligam já aos 5% de bateria.

Celular muito quente estraga a bateria

Verdade. Como vimos, o eletrólito presente na bateria é suscetível a variações de pressão e temperatura. O excesso de calor pode causar danos irreparáveis, além de acidentes graves.

Apesar de alguns cuidados realmente terem de ser tomados, que fique claro, bateria de celular não vicia.