Hoje em dia a infância é regada a brincadeiras tecnológicas. Uma TV aqui, um tablet ali, um celular acolá. Mas será mesmo que as brincadeiras de antigamente não fazem falta?
As brincadeiras de antigamente estimulavam o desenvolvimento, a imaginação, promoviam o desenvolvimento neuro-cognitivo dos pequenos, aprimoravam o equilíbrio, faziam bem a saúde física e emocional da criança.
Apesar dos benefícios da tecnologia, uma infância regada a celulares pode sim produzir prejuízos futuros.
Com isso em mente, resolvemos relembrar as melhores opções de diversão que não envolvem tecnologia. Prepare-se para muita nostalgia, relembre e aproveite para ensinar as novas gerações.
1 – Pula corda
Força, equilíbrio e concentração. Pular corda é desenvolver-se em meio a diversão. As modalidades são bastante variadas, cada um pode escolher aquela que preferir.
A brincadeira é bem simples. Duas crianças seguram nas extremidades de uma corda, realizando assim movimentos circulares. Enquanto isso, uma ou mais crianças do grupo, devem se posicionar no centro da corda pulando-a sempre que essa se aproximar de seus pés.
O desafio vai ficando cada vez maior, já que a velocidade da corda vai aumentando com o tempo. Quem consegue pular mais vezes? Isso é que queremos descobrir.
2 – Pique bandeira
Pique Bandeira é uma ótima opção para quem deseja se divertir em turmas. O difícil é convencer a criançada a parar, a competição vai ficando cada vez mais acirrada.
Para brincar, basta dividir o grupo em dois times com o mesmo número de integrantes em cada um deles. É realizada uma divisão de campos e escolhido um objeto para ser a bandeira (geralmente um chinelo).
Cada time tem sua própria bandeira, estando esta posicionada em um centro circular nos fundos de cada campo.
Vence o time que for capaz de entrar no campo adversário e sair com a bandeira em mãos sem ser capturado.
3 – Caça ao tesouro
As histórias de piratas encantam qualquer criança. Que tal procurarem o próprio tesouro? A brincadeira é simples e pode incluir um variado número de indivíduos.
Uma pessoa ficará incubida de esconder um objeto, que neste caso, seria o grande tesouro. A partir das orientações deste, que dirá se os participantes estão quentes, quando próximos, ou frios, quando distantes, os demais participantes devem seguir em busca do tesouro escondido.
Quem encontrar o objeto alvo primeiro, vence a partida e passa a ser o responsável por guardar o tesouro.
4 – Mímica
Mímica é uma daquelas brincadeiras que divertem pessoas de todas as idades. A verdade é que se trata de um clássico, é diversão garantida.
A ideia é bem simples. Um participante usa de gestos para representar algum objeto, pessoa, personagem, filme, canção etc. Enquanto o responsável pela mímica gesticula fervorosamente, os demais participantes devem tentar descobrir o que ele tenta representar.
Quem descobrir primeiro vence e fica então responsável pela próxima rodada.
5 – Pique esconde
Toda criança já brincou de pique esconde um dia. O esconde esconde é uma brincadeira histórica que nunca sai de moda.
A diversão está em se esconder e conseguir não ser descoberto. Enquanto um jogador esconde o rosto para contar, o restante da turma procura por um bom esconderijo.
A missão de todos é alcançar um alvo estabelecido, onde devem bater as mãos e dizer o próprio nome, antes que o contador da vez o faça.
É preciso uma boa estratégia, além de muita agilidade é claro, afinal, ninguém quer ser o próximo a contar.
6 – Massinha
Você já brincou de massinha? Acredite, as crianças adoram. Essa é uma das brincadeiras que mais estimulam a criatividade, além de desenvolver os sentidos e a percepção.
Neste caso, cada um brinca do seu jeito. Hoje em dia existem diversas opções, alguns kits unem os mais diversos tipos de forminhas e acessórios.
Na prática, a ideia é simplesmente modelar massinhas coloridas e fazer delas o que você bem entender. Solte a imaginação e deixe a criatividade entrar em ação!
7 – Forca
Forca também é um clássico. A missão da turma é descobrir qual é a palavra oculta a partir do número de letras pré-estabelecido.
O jogador responsável pela partida é quem revela se a letra escolhido pelos participantes está ou não correta. Em caso de acerto, ele deve acrescentar a nova letra no papel ou no quadro, onde quer que esteja sendo realizada a brincadeira.
Em caso de erro, vai sendo formado um bonequinho pendurado em uma forca. Quando o desenho estiver completo o jogo termina.
O desafio é descobrir a palavra antes do personagem ser enforcado!
8 – Queimada
Queimada é uma das brincadeiras mais populares de todos os tempos. É uma tradição em meio a diversão em grupos.
O objetivo do jogo é bem simples, você deve fazer de tudo para não ser atingido pela bola, ou seja, ser queimado.
As crianças são dividas em duas equipes, a equipe vencedora é aquela que queimar primeiro todos os componentes do grupo adversário.
É preciso equilíbrio, pontaria, agilidade e uma boa estratégia para chegar ao fim.
9 – Batata quente
Vamos fechar nossa lista com uma sugestão simples, porém emocionante. O que fazer para não ser eliminado? Vamos ser sinceros, batata quente exige um pouco de sorte.
Os participantes devem ser organizados em roda. Feito isso, um objeto deve ser escolhido, este será então a famosa batata quente.
A brincadeira consiste em passar o objeto de mão em mão e no fim da canção, quem estiver com a batata em mãos é eliminado.