Nossa ciência e tecnologia avançam a cada dia. Estamos avançando ao ponto de criarmos um satélite de iluminação noturna artificial, chamado por alguns de “Lua artificial”, na China. Isso mesmo, pode parecer absurdo mas só uma lua não é o bastante pra eles.
De acordo com o site People’s Daily Online, o projeto está no papel e a expectativa é que ele já esteja e pleno funcionamento já em 2020, na cidade chinesa de Chengdu.
Propósito da lua artificial
Dita por muito como o “satélite de iluminação”, a nova lua terá como principal objetivo substituir postes de iluminação e cortar gastos da caras cidades chinesas.
Já que ela estará bem próxima da terra, ela iluminará 8 vezes mais que nossa lua natural.
Os chineses são ambiciosos, e em entrevista a um site, disseram que até 2022 querem lançar mais três satélites para orbitar sobre a China.
Com as três luas funcionando, elas poderão cobrir um terreno muito maior e economizar muito mais. Os satélites artificiais cobrirão aproximadamente 6.400 km quadrados e economizará mais de 150 milhões de dólares anuais.
Para Wu, é estimado que uma lua artificial ilumine de 10 a 80 quilômetros de inicio.
Como funciona e as críticas recebidas
O satélite orbitará a 500 km da terra e poderá ser ligado e desligado pelos controladores quando eles bem entenderem. Além disso, ela será espelhada, pegando a luz solar e refletindo-a. Para se ter uma ideia de distância, a nossa lua orbita 380 mil km da terra.
E claro que como uma boa invenção, e dessa dimensão ainda não poderiam faltar criticas.Estas que são voltadas ao nosso meio ambiente, pois como se sabe a lua é forte influenciadora em vários fenômenos, como nossas marés e atividades noturnas de diversos animais.
Mas segundo Wu Chunfeng, nada disso irá acontecer, pois a lua artificial não vai interferir na natureza e tampouco atrapalhar em pesquisas.
Mas fala aí, o que você acha da ideia dos chineses? Vai dar bom?