Cientistas conseguiram ligar aparelhos elétricos usando sinais de wi-fi

Pesquisadores norte-americanos estão desenvolvendo uma bateria capaz de funcionar somente com o sinal wi-fi. Isso mesmo, os celulares, tablets e afins podem ter suas baterias substituídas por esse pequeno aparelho.

Após alguns testes, os pesquisadores já conseguiram coletar energia do sinal wi-fi suficiente para ligar um celular. Basta agora desenvolver algo mais resistente e aplicar para ver como ele funcionará.

Além dos aparelhos celulares, os cientistas querem expandir a tecnologia, podendo ser usada em grandes lugares como pontes, semáforos e máquinas maiores. Bom, vamos ver como isso funciona e se realmente funciona.

Tecnologia avançada

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos conseguiram grande avanço nos seus trabalhos, nos últimos dias.

Eles desenvolveram um pequeno “aparelho” capaz de captar energia através do sinal wi-fi. Embora possa parecer loucura, já existe uma tecnologia semelhante no mercado e funciona muito bem. É o caso dos carregadores sem fio.

O cientista Tomás Palacio é o responsável por essa pesquisa aprofundada. Ele é professor do Departamento de Engenharia e Ciências da Computação do MIT. Sendo assim, pode-se esperar qualquer coisa vindo de um cara desses.

Como funciona

Os pesquisadores disseram que partiram da mesma ideia dos transformadores. Estes convertem ondas eletromagnéticas de corrente alternada em eletricidade de corrente contínua.

No dispositivo desenvolvido, eles usaram uma antena flexível de radiofrequência para captar as ondas.

O dispositivo feito de um semicondutor bidimensional muito fino e sem fios, foi conectado a um receptor.

O semicondutor converte o sinal em tensão elétrica contínua, alimentando baterias.

Resumindo: o dispositivo não possui bateria, porém ele capta sinais de wi-fi presentes no local e transforma em corrente elétrica. E não se preocupe se, não vai precisar da senha para funcionar, apenas as ondas do wi-fi.

As experiências realizadas deram resultados animadores para a equipe do professor Tomás: o dispositivo ficou exposto a 150 microwatts, tendo capturado 40. Energia suficiente para poder ligar seu celular e até ver uns vídeos do canal do Mundo Inverso no youtube.

Outros fins

Além de servir para celulares e eletrônicos no geral, os cientistas querem dar mais funções para a tecnologia. Eles pensam em colocar em estradas, escritórios e muito mais.

Outra funcionalidade seria para fins medicinais; o pesquisador espanhol da Universidade Técnica de Madri, Jesús Grajal, está empolgado. Ele disse que as novas “baterias” podem ser usadas em hospitais, para manter os equipamentos ligados e também para os gadgets.

O material utilizado é o MoS2. Ele é um composto orgânico do mineral molibdenita. É muito encontrado na República Checa, Noruega, Austrália e Estados Unidos.

O que achou dessa nossa tecnologia? Será que ela vem para ficar mesmo?