10 cirurgias mais caras que existem no mundo

Quanto você acha que custa uma cirurgia? Você está prestes a descobrir quais são as cirurgias mais caras do mundo e seus respectivos custos. Se prepare pois será surpreendido.

Diante da gravidade de algumas doenças, certos procedimentos invasivos e arriscados se fazem necessários. Para tal são realizados processos cirúrgicos avançados, os quais exigem um profissional especialista e bem treinado, além de ferramentas de última geração.

Por causa disso algumas cirurgias acabam por custar um valor absurdamente caro. Veja a seguir.  

1 – Transplante de Intestino – 1.206.000 dólares

Existem dois motivos básicos para essa cirurgia tornar-se necessária. O intestino delgado do paciente pode não está absorvendo como deveria, ou os movimentos peristálticos do órgão cessaram por completo. Esses problemas podem ser consequências tanto de traumas quando de doenças graves.

Diante de um quadro como este, faz-se necessário o transplante de intestino, que seria a substituição do órgão prejudicado por um saudável advindo de um doador. Estamos falando da cirurgia mais cara do planeta.

2 – Transplante de Coração e Pulmão – 1.148.400 dólares

O coração e o pulmão são os principais órgãos do sistema circulatório. Portanto, são eles os responsáveis por manter todas as células do nosso corpo oxigenadas. Se este trabalho não estiver sendo bem feito, consequências graves podem ser acarretadas.

Por isso, em alguns casos é necessário realizar a substituição desses órgãos. Mais uma vez se trata de uma cirurgia séria, arriscada e caríssima.

3 – Transplante de Coração – 907.000 dólares

A única opção para prolongar a vida de pacientes com doenças cardíacas em alguns casos, é o transplante. Este é um procedimento de risco, podendo apresentar algumas complicações graves. Além disso, há um alto índice de rejeição.

As indicações mais comuns são, doença coronária grave, miocardiopatia, doença cardíaca congênita e em casos de alterações sérias nas válvulas cardíacas.

Você pode conhecer mais detalhes sobre esta cirurgia clicando aqui.

4 – Transplante de Pulmões – 797.200 dólares

Assim como é o caso do transplante de coração, a retirada exclusiva dos pulmões também é uma cirurgia cara, principalmente pelo risco de complicações. A complexidade deste tipo de procedimento já começa na avaliação do candidato, sendo necessária a participação de uma equipe multidisciplinar.

Além das questões envolvendo as fases iniciais e a cirurgia em si, pacientes que passaram pela substituição pulmonar deverão passar por todo um processo de reabilitação. Neste período o indivíduo transitará gradualmente do ventilador mecânico para uma respiração natural.

5 – Transplante de Medula Óssea – 300.400 dólares

Em casos de doenças como a leucemia e os linfomas, é pode ser necessária a substituição da medula óssea doente por células sanguíneas saudáveis. O transplante de medula óssea tem uma vantagem sobre os demais vistos até aqui, já que todos podem voluntariamente doar em caso de compatibilidade sem nenhum risco a saúde.

Antes de receber a nova medula, o paciente passará por um tratamento para matar as próprias células. Em seguida, está pronto para realizar a transfusão.

6 – Transplante de Fígado – 577.100 dólares

O fígado é mais um caso onde se pode ter um doador vivo. Este órgão é importantíssimo para o equilíbrio de nosso corpo, exercendo inúmeras funções vitais. Porém, possui uma incrível capacidade de reconstituição.

Diante disso a doação pode ser feita através de uma pequena porção, que no receptor, se desenvolverá como um novo órgão.

7 – Cirurgia de Coração Aberto – 324.000 dólares

Não é a toa que esta é uma das cirurgias mais caras do mundo. Os aparelhos necessários para realizar um procedimento como este são caríssimos, encontrados em raros hospitais. Quem depende de uma cirurgia como esta para sobreviver, provavelmente terá que se deslocar em busca de um lugar que faça este tipo de tratamento.

Aqui estamos falando sobre qualquer cirurgia que envolva abrir o miocárdio, como é o caso da substituição de válvulas por exemplo.

8 – Transplante de Pâncreas – 289.400 dólares

Existe algo de muito interessante neste tipo de cirurgia de transplante. Enquanto todas as demais servem como o último recurso para evitar a morte, no caso do pâncreas o procedimento é preventivo.

Geralmente é indicado para pessoas que sofrem com complicações de diabetes ou hipoglicemia. A retirada do órgão é mais eficaz para o controle da concentração de açúcar no sangue quando comparada aos demais tratamentos.

9 – Transplante de Rim – 262.900 dólares

A fila pela espera do transplante de rins é de partir o coração. A cada ano que passa vários pacientes acabam perdendo a vida enquanto esperam. Este tipo de cirurgia é indicada para pacientes que sofrem de doença crônica renal já em estado avançado.

Por termos dois rins, é possível que se faça doação em vida. Apesar de invasivo, o procedimento de doação não apresenta riscos graves ao doador.

10 – Traqueostomia – 205.000 dólares

Wong’s Clinical Manual of Pediatric Nursing, ed 6.

A traqueostomia é uma cirurgia realizada com o fim de criar uma abertura na região anterior do pescoço para instalação da ventilação mecânica. Geralmente é indicada em casos de problemas nas vias aéreas, em intubações prolongadas, após paradas cardíacas e em insuficiências respiratórias graves.

Apesar de existirem alguns riscos como sangramentos, infecções ou mesmo lesões, para alguns casos a traqueostomia continua sendo a melhor indicação.