Como a engenharia surgiu no mundo?

O que seria de nós sem a engenharia? Provavelmente nada ou pelo menos algo bem distante do que somos hoje em dia. Existe resquícios da engenharia em todas as áreas de nossa vida e isso já é assim há muitos anos.

Se você parar para pensar bem notará com facilidade do que estamos falando. Agora enquanto lê você está usando não só um equipamento tecnológico como um computador, um tablet ou um celular, mas também está fazendo uso direto ou indiretamente de energia elétrica.

Para que tudo isso existisse e funcionasse como estamos acostumados foi necessária a engenharia. Ela está em toda parte, na cama, no chuveiro, na porta, nas casas, nas ruas, nas estradas e por aí vai.

Que tal conhecermos então a sua história? Chegou a hora de descobrirmos mais sobre os primeiros engenheiros e sobre como ocorreu essa evolução para que chegássemos onde estamos hoje.

O conceito de Engenharia

Antes de contarmos essa história, vamos falar sobre um conceito que talvez você nunca tenha definido. A engenharia é uma área incrivelmente abrangente e variada, atualmente temos engenheiros nas mais diversas áreas. Mas o que exatamente é engenharia?

Falando em engenharia, nos referimos de uma maneira geral a todas as técnicas utilizadas em invenções, desenhos, construções, máquinas, aparelhos, sistemas, processos e etc. Referimo-nos a um conhecimento científico, econômico, social e prático.  

Diante de uma ciência tão abrangente, foi-se necessário realizar uma divisão em diversos ramos. Sendo assim surgiram as especializações como a engenharia civil, eletrônica, mecatrônica, ambiental entre várias outras nas quais você provavelmente já ouviu falar.

História

Depois de uma breve definição do que é engenharia, você está preparado para realizar uma incrível viagem no tempo e descobrir como foi que ela nasceu.

Basta olharmos para trás para notarmos que a engenharia é algo bastante antigo, pelo menos em sua forma mais básica. Podemos dizer por exemplo que o homem que inventou a rede era uma espécie de engenheiro. Assim como a pessoa que resolveu colocar a vela em lamparinas.

Se formos caminhando pela história notaremos as marcas da engenharia para todos os lados.

Está pronto para embarcar nessa viagem?

Antiguidade

As marcas da engenharia na antiguidade são diversas e você certamente já ouviu falar de algumas delas.

Estamos falando sobre o Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egito, dos Jardins Suspensos da Babilônia, dos Aquedutos Romanos, das cidades Maias, Incas e Astecas, e várias outras grandes obras que se continuássemos citando talvez este artigo se tornaria um livro.

Como você pode ver estamos falando de grandes obras. E obras que sobreviveram por milênios e que marcam a história da humanidade.

Foi neste período que começaram a se desenvolver também as primeiras máquinas. Por mais simples que fossem, eram o início do que hoje conhecemos como engenharia mecânica.

Renascimento

Foi no período do Renascimento que se acendeu a engenharia naval. As primeiras invenções, dentre elas a caravela, a nau redonda e o galeão, surgiram em Portugal.

E como você deve se lembrar, essas foram invenções essenciais para o descobrimento dos continentes.

Foi graças aos trabalhos dos engenheiros desse tempo que surgiram as primeiras máquinas responsáveis pela Revolução Industrial.

Neste período nasceu o termo engenharia, mais especificamente durante o século XVIII. Naquele tempo o nome era utilizado para designar as técnicas e atividades que se baseiam na aplicação de conceitos matemáticos e científicos.

Era moderna

Foi na Era Moderna que a engenharia mais floresceu. Surgiu o primeiro motor elétrico, nascia a eletrônica, além de experimentos em diversos outros campos relacionados.  

A engenharia mecânica foi quem sofreu os maiores avanços no período, permitindo a produção em massa, a grande marca da Revolução Industrial.

Quem também se fortaleceu muito foi a engenharia química. Ela foi a responsável por dar o suprimento material para o funcionamento das novas máquinas que trabalham com altíssimas demandas.

Os anos foram se passando e as áreas se tornando cada vez mais variadas e tecnológicas. Foram criadas as lâmpadas, os carros, a internet, os computadores, os smartphones, a robótica se desenvolveu absurdamente, e pelo que parece é impossível prever o que vem por aí.

Nós chegamos ao fundo dos mares, fomos a lua, atravessamos os oceanos. Atualmente nos comunicamos com pessoas do outro lado do mundo sem esforço algum.

Construímos casas enormes e prédios de mais de 20 andares de altura. Nossa vida se torna cada vez mais prática, a tecnologia está para todo lado. Ela esta nas construções, na TV, no carro que dirigimos, no remédio que tomamos.

As engenharias continuam em plena evolução.