Você já parou para pensar em como uma moeda é fabricada? Já dizem por aí a muito tempo que dinheiro não nasce em árvore, mas como será então que é feito?
Elas estão sempre por aí, queridinhas dos comerciantes e odiadas pelo público em geral, de valores ínfimos como 5 centavos, a grandes fortunas representadas por itens colecionáveis.
Como você pode imaginar, o processo de fabricação de uma moeda não é divulgado pela Casa da Moeda. Esta instituição é a responsável pela produção de dinheiro em espécie no país, seja em nota ou moeda desde o período colonial. O motivo do segredo você já pode deve adivinhar, o que aconteceria se descobríssemos como fabricar dinheiro?
Porém, já sabemos muita coisa com relação a fabricação desses materiais, em especial sobre a composição bastante diversificada das moedas.
O que se sabe sobre a fabricação da moeda no Brasil?
Apesar dos segredos escondidos, algumas informações já foram divulgadas. Para começar, os materiais utilizados são fornecidos por diferentes empresas. A depender do tipo da moeda, a composição vai se variando. Os componente básicos são o aço inoxidável e o aço de baixo carbono.
Geralmente o aço é usado principalmente para as moedas de 10 e de 25 centavos. Enquanto as de 5 centavos e de 1 real se usa revestimento de cobre. O material de aço inox utilizado nas de 50 centavos são os mesmos encontrados no centro das de 1 real. Logo você saberá mais a respeito.
A produção da moeda é tão rápida que em um único minuto até 800 itens podem ser preparados.
O processo envolve a cunhagem, a fase onde são estampadas, por fim, elas são contadas, embaladas e passam por um controle de peso rigoroso feito manualmente por funcionários capacitados da Casa da Moeda.
Vamos entender melhor como funciona tudo isso.
O Passo a Passo
Os anéis são desenvolvidos por diferentes fornecedores, já chegando prontos e lisos na Casa da Moeda. Logo a partir de sua chegada inicia-se o processo de cunhagem. As moedas, que se encontram ainda sem nenhum desenho, são então inseridas na máquina.
Um cunho já estabelecido e definido é aplicado simultaneamente às duas faces da moeda. Este processo é feito a frio, usando apenas a força de compressão.
No caso das peças de 1 real, é também neste momento que são constituídos seus dois anéis, o prateado central e o dourado localizado nas bordas. A mesma prensa que provoca as alterações de relevo típicas da moeda, provoca a união entre ambos os anéis.
Como dito, a produção a cada minuto é muito grande, para organizar melhor a contagem, as produções são divididas em pequenos saquinhos de plástico transparentes. Esses saquês são então inseridos em com sacos maiores e enviados para pesagem.
O controle de peso á a última fase, a qual depois de realizada, a moeda enfim será enviada para o cofre.
Composição de cada Moeda
Como foi dito a composição varia bastante de item para item, que tal entendermos melhor que diferenças são essas?
Descubra quais são os materiais que dão origem a cada escala de moeda.
Moeda de 1 Centavo
O principal material que compõe esses itens é o aço. No caso das moedas de 1 centavo, há também um revestimento de cobre que dão a elas uma coloração especial.
Moeda de 5 Centavos
A moeda de 5 centavos possui uma formação similar a do item anterior. A grande diferença está na imagem de Joaquim José da Silva Xavier estampada. Mais conhecido como Tiradentes, Joaquim é homenageado por sua participação no movimento a favor da independência.
Moeda de 10 Centavos
Feita puramente de aço inoxidável, a moeda de 10 centavos carrega o rosto de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, trazendo enfoque mais uma vez para o fim do período colonial.
Moeda de 25 Centavos
De uma composição bastante similar àquela citada anteriormente, com um revestimento de de bronze, a moeda de 25 centavos traz em uma de suas faces o rosto de Manuel Teodoro da Fonseca, o homem que proclamou a república no Brasil e que foi o seu primeiro presidente.
Moeda de 50 Centavos
Por muitos anos o material base dos itens deste valor foi o cuproníquel. Porém, com o aumento de preço de tal elemento, já a algum tempo as moedas de 5o centavos são também constituídas de aço inoxidável. A efígie desta vez é José Maria da Silva Paranhos Júnior, um importante diplomata brasileiro.
Moeda de 1 Real
Você com certeza conhece bem as moedas de 1 real e sabe que elas são as que possuem uma aparência mais diferente. Neste caso a composição é dividida em duas partes, a porção central é feita de cobre e níquel, enquanto a área mais externa tem como base a alpaca, uma liga metálica formada por Cobre, Níquel, Estanho e Prata.