Como ser um piloto de avião e quanto tempo demora?

Umas das áreas que mais desperta interesse nos jovens estudantes é a aviação. Associada a grandes salários e um estilo de vida totalmente diferente dos outros, ser piloto de avião é o sonho de muita gente.

Mas não é tão fácil como muitos imaginam, ser um aeronauta requer muito estudo e diversas aulas práticas. Por isso, o Mundo Inverso decidiu mostrar como funciona o passo a passo da carreira e como se inserir nela.

Nas alturas

Para começar, a pessoa que se interessar deve entender que, assim como qualquer profissão, existem muitos profissionais. A concorrência é grande e quanto melhor seu desempenho, maiores são as chances de ser contratado por uma companhia. Mas isso é mais pra frente, antes de procurar emprego na área comercial, o piloto recém formado deve começar a carreira na área privada.

E antes de se tornar um piloto comercial, ele deve ter a licença para voos privados.

Deverá fazer o curso de piloto privado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O curso, assim como outros, conta com a parte teórica e a parte prática.

Os passos são os seguintes:

  • Fazer a matricula na escola, realizar exame médico, chamado de Certificado Médico Aeronáutico. O exame pode ser feito em hospitais da Aeronáutica ou clinicas autorizadas pela ANAC.
  • Aprovados nos exames, os alunos começam a parte teórica, com duração de 3 meses.

As matérias são:

  • Conhecimentos Técnicos
  • Meteorologia
  • Teoria de Voo
  • Navegação Aérea
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo
  • Findo o curso, a ANAC aplica uma prova com 100 perguntas. O candidato precisa acertar 70% das questões.

Aprovado, começam então a parte prática para piloto privado. Nesta etapa é exigido 35 horas de voo e depois os alunos são submetidos a uma prova. Se passarem, os alunos tornam-se pilotos privados, podendo pilotar somente aeronaves particulares.

Estas são as etapas que você, que quer inicias a carreira de piloto deve seguir. Até aqui, vimos como fazer a primeira parte do processo. Se seu sonho é só ter uma licença para voar, a habilitação para piloto privado já é suficiente. Mas se sua intenção é ser piloto de grandes companhias e fazer voos internacionais, então a licença de piloto comercial é o certo.

Vamos ver como funciona

  • Depois de habilitar-se para voos privados, você deverá matricular-se em uma escola e fazer o exame médico de novo, desta vez exame de 1ª classe.
  • Aprovado no exame, começam as aulas teóricas com duração de 3 meses. As matérias são bem mais aprofundadas que as de piloto privado. Nesta etapa, exige-se do estudante total dedicação.
  • Feito o curso teórico, é aplicada uma prova, sendo necessário acertar ao menos 70%.
  • As aulas práticas começam nesta etapa. É necessário 40 horas de voo instrumental e 70 horas de voo, sendo elas diurnas e noturnas. No final, os alunos fazem uma avaliação.

Aprovados, eles estarão, finalmente, aptos para realizar voos comerciais.

Se ele quiser entrar numa grande companhia aérea, será necessário de 1.000 a 1.500 horas de voo, exigido pelas empresas.

Para começar, o salário serve como um incentivo; um piloto, no inicio de carreira, ganha 6 mil reais.

Se você pretende entrar nessa área, fique atendo a algumas coisas que fazer total diferença como um bom inglês, diploma de nível superior e até se alistar no exército também conta muito.

Dito isso, espero que você se empenhe e siga seus sonhos. Bons estudos e boa sorte, piloto!