Conheça a cidade mais alta do mundo

A vida em uma cidade alta é um enorme desafio. As temperaturas são baixíssimas, a pressão atmosférica também e a incidência de raios solares é mais forte.

Você consegue imaginar como seria viver na cidade mais alta do mundo? Existe muito de curioso a se dizer sobre essa cidade. A mais de 5100 metros acima do nível do mar, La Rinconada, no Peru, é quem carrega o título.

Entretanto, seja lá o que você está imaginando a respeito deste local, é bem provável que esteja errado. A vida nesta cidade alta é um desafio à sobrevivência e isso vai bem mais além dos fatores naturais.

Chegou a hora de você conhecer a cidade mais alta do mundo e descobrir como e do que vivem seus moradores.

La Rinconada, Peru

La Rinconada foi eleita em 2003 pela revista National Geographic como a cidade mais alta do mundo, ultrapassando em 80 metros a segunda colocada, a cidade chinesa de Wenquan.

O povoado fica localizado na região dos Andes Peruanos e se formou ao redor de uma grande mina de ouro. Desde que a região tornou-se destaque mundial, o crescimento de sua população aconteceu exponencialmente. Para se ter uma ideia, entre 2001 e 2009, sua população alcançou a marca de 30 mil pessoas, demonstrando um crescimento de aproximadamente 235% neste período.

Com um clima de tundra alpina, a cidade possui verões úmidos e invernos bastante secos. Além disso, as baixas temperaturas predominam o ano inteiro, sendo que a região apresenta uma temperatura média de 1,3 graus celsius.

O trajeto até o povoado é cercado por belas paisagens. As margens do caminho inúmeros camponeses trabalham com suas roupas coloridas cuidando da plantação. A medida que a altitude vai aumentando, o que era verde vai perdendo a cor. Dando lugar aos tons brancos e cinzas da neve e da neblina.

A primeira parte do trajeto é formada por uma estrada asfaltada e bem cuidada. Entretanto, isso não se repete nos últimos 50 km.  

A jornada final é um grande desafio. Não há mais asfalto e o caminho já está completamente destruído pelo peso dos caminhões que sempre transitam na região. O que se tem é uma estrada mal sinalizada e completamente cheia de buracos.

Economia

Photo by Albert Gonzalez Farran / www.albertgonzalez.net

Conforme falado anteriormente, o povoado se formou ao redor de uma grande mina de ouro. A mina é ainda a responsável por movimentar a economia da região.

Apesar dos interesses na riqueza, não foi bem prosperidade o que encontraram os trabalhadores que se mudaram para a região.  

A maior parte dos mineiros trabalham em uma grande mina pertencente a Corporación Ananea, uma enorme empresa peruana.

O sistema de trabalho predominante na região é o cachorreo. Isso quer dizer que os funcionários trabalham por 30 dias sem receber absolutamente nada. No trigésimo primeiro dia, tudo o que produzirem e puderem carregar pertencerá a eles.

Como você pode imaginar, não é todo dia que se encontra ouro. Muitos deles recebem como salário porções e porções de minérios que não lhes servem para praticamente nada.

Infraestrutura

Basta de aproximar da cidade alta para ficar chocado com a sua falta de infraestrutura. A primeira coisa que você verá ao adentrar a região de La Rinconada serão amontoados de lixos expostos ao ar livre para todo lado.

Não há saneamento básico nenhum. Os moradores vivem lado a lado com os restos e lixos, que são preservados pela temperatura baixíssima da região, até por isso o odor não torna-se tão forte quanto se espera.

A cidade é considerada um dos piores locais para se viver no mundo. La Rinconada possui uma expectativa de vida 9 anos menor do a média mundial.

O ar da região é extremamente rarefeito provocado pela altíssima altitude. Além disso, a atmosfera se encontra completamente poluída na região e a totalidade dos trabalhadores que vivem ali sofrem com silicose.

Tanto a água quanto a própria neve já se encontram contaminada por mercúrio, o que coloca toda a população local em zona de risco.

Não há leis, medidas de segurança, nem mesmo nenhum tipo de cuidado com a saúde. A cidade cresceu e saiu completamente do controle.

Prostituição de Menores

Para completar esse cenário de horrores composto por essa cidade alta, não podíamos deixar de falar sobre a prostituição de menores que não é só aceita, como também faz parte de tradições na região.

Há uma crença de que para terem sorte na busca por ouro, os garimpeiros precisam manifestar um comportamento exagerado e indisciplinado em suas horas vagas. É exatamente nisso que esses homens que dão a vida nas minas de La Rinconada acreditam.

O número de menores abusadas ultrapassa todos os limites e a impressão que se tem é que lá dentro a prática é muito bem aceita.

La Rinconada não é apenas a cidade mais alta do mundo, é também um dos lugares mais obscuros dele.