Poucas pessoas conhecem o Casuar, mas este animal australiano é considerado a ave mais perigosa do planeta. A espécie é nativa do nordeste da Austrália e da região de Nova Guiné, são aves ratitas de grande porte.
Habitantes das florestas tropicais, essas criaturas possuem certo grau de parentesco com emas e avestruzes. Você consegue imaginar o que as torna tão perigosas?
Belos como seus companheiros de família, perigosos como os grandes animais silvestres, o casuar é uma espécie curiosa e surpreende.
Conhecendo o Casuar

Alto como um avestruz, o casuar parece uma mistura entre uma ema e um peru. Sua plumagem geralmente é abundante e bela, suas cores vão de acinzentadas na porção mais inferior de seu corpo, a penas bastante coloridas na região do pescoço.
Para dar um toque especial em toda a sua beleza, apresentam uma crista no topo da cabeça que vai se desenvolvendo ao longo de sua vida.
Suas asas são atrofiadas e não existe um dimorfismo sexual significativo entre machos e fêmeas, a diferença mais relevante é a ínfima variação no tamanho, as fêmeas são levemente maiores.
Para os povos da Oceania esta ave tem um grande significado mitológico, representando a força da figura maternal.
Reprodução

A reprodução desses animais acontece de forma interessante, pois foge um pouco do padrão o qual estamos acostumados.
No período do acasalamento os macho delimitam para si um território. As fêmeas são então atraídas para a área onde permanecem até botar uns poucos ovos, geralmente 2 ou 3. A partir de então partem em busca de um novo território e, portanto, um novo parceiro, onde repetirá a mesma atitude.
O responsável pelos ovos é o macho, que cuida para manter o ninho em segurança. Depois da eclosão, são também os responsáveis por manter vivo os filhotes, fornecendo a eles alimentação e os mantendo a salvo. Todo esse ciclo dura por volta de 9 meses, e o macho é quem realiza todo o trabalho durante este período.
Após isso as jovens aves começam a buscar o próprio caminho, ainda com suas características pouco definidas, já que sua plumagem típica só se torna completa aos 3 anos de idade.
Hábitos Alimentares

Como vive em florestas, geralmente o casuar se alimenta de frutos que caem das árvores, ou mesmo daqueles que conseguem colher, já que são aves bem altas.
Por causa de seus hábitos alimentares, são considerados animais muito importantes para uma boa manutenção do ecossistema onde vivem. Geralmente são os responsáveis por espalhar sementes e promoverem o crescimento de novas árvores.
O Casuar e o Homem

Você deve estar bastante curioso, afinal nada até agora explicou o motivo para o casuar ser conhecido como a ave mais perigosa do planeta. Mas fique tranquilo, estamos quase lá. Vamos entender melhor a relação entre nós e essas aves ao longo da história da humanidade.
Os registros fósseis dessas aves indicam que sua presença era abundante já no período Plistocénico, na Era Cenozóica, há milhões de anos atrás.
Assim como é o caso de outras espécies, esses animais começaram a ser utilizados pelo homem bem no início da história da humanidade. No caso do casuar são ainda muito usados como fonte de proteínas. Sua carne e seus ovos fazem parte do cardápio de muitos povos já há um longo período de tempo.
Na Nova Guiné, algumas tribos roubam de seus ninhos os ovos e criam os animais até na fase adulta. O objetivo é vender a sua carne e sua bela plumagem.
Devido a tantos anos de caça o casuar encontra-se ameaçado de extinção. Como todos os demais que se encontram nessa situação, a espécie é protegida por legislações de preservação. Outro fator que acelerou esse processo foi a destruição de seu habitat natural pelo crescimento das cidades.
A verdade é que apesar de serem animais muito antigos e de conviverem com o homem desde o início de sua história, jamais foram completamente domesticados. O motivo para isso você entenderá em breve, ao descobrir por que são consideradas aves tão perigosas.
A ave mais perigosa do mundo

O casuar é geralmente um animal tímido e recatado, apesar de ser uma ave extremamente ágil, podendo alcançar até 50 km/h, a maioria deles são animais pacatos e tranquilos.
A grande questão é seu temperamento complicado que, associado a sua força, pode causar grandes problemas para qualquer um que estiver por perto.
De uma hora para outra essas criaturas passam de pacíficas a absurdamente agressivas. Geralmente o principal motivo para isso é o sentimento de terem os seus ninhos ameaçados, mas já houveram casos de ataques relacionados a pessoas que alimentam as aves. Eles não ficam nada satisfeitos quando a comida acaba, não queira testemunhar a reação desses animais.
São tão fortes que conseguem quebrar janelas inteiras e arrombar portas usando apenas o seu bico. Mas isso nem é o mais preocupante. Para completar, eles possuem uma garra interna que é comparada a um punhal.
Uma única patada pode ser tão forte e severa que é capaz de decepar um membro de uma só vez.
Você conhece alguma outra ave capaz de fazer algo do tipo?
Pois é, agora você sabe bem porque o casuar é tão perigoso. Se encontrar com um deles por aí, não exite em manter distância.