Na Oceania existe uma região chamada Melanésia. Lá nas ilhas Salomão, os habitantes possuem uma característica um tanto quanto curiosa. No menor continente do mundo, os mistérios do lugar chamam a atenção de pessoas do mundo todo, principalmente pesquisadores.
Os nativos da Melanésia possuem uma diferença entre o resto das pessoas do mundo todo. Está no seu DNA o motivo de tanta curiosidade. Além de serem muito alegres e morar num lugar lindo, os melanesianos possuem pele escura e cabelo loiro. Isso mesmo, o loiro e a pele são naturais.
Mas tudo têm uma explicação. A ciência é quem nos mostra e vamos ficar por dentro desse incrível fato. Bora dar uma olhada!
Onde fica a Melanésia?
No continente da Oceania, existe uma pequena região, com população de aproximadamente 500 mil, chamada de Melanésia. Trata-se de um arquipélago localizado a leste da Papua Nova Guine, noroeste da Austrália.
Ele é formado pelas ilhas Molucas, Nova Guiné, ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Fiji.
Os habitantes com a mutação (a maior parte) vivem nas ilhas Salomão. O lugar paradisíaco, com visuais de tirar o fôlego é um dos principais destinos de pessoas que saem da Austrália para passear.
Está tudo no DNA
Cabelos loiros e pele escura.
Existem várias teorias sobre o que ocorre para este fenômeno. Alguns acreditam que, como esta região era dominada pelo alemães durante o século 19, essa seria a maior probabilidade. Que seria uma herança dos europeus.
Já os nativos preferem outra ideia sobre isso: eles dizem que a cor escura e os cabelos claros é consequência do forte sol e pelo fato de comerem muito peixe.
Mas fica dificil de acreditar em qualquer uma dessas teorias quando se tem a ciência para nos ajudar. Cientistas norte-americanos e ingleses descobriram a verdade por trás dos nativos.
Os 10% da população que possuem os cabelos loiros e pele negra são origem da miscigenação de dois tipos de ancestrais do homem moderno: Neandertal e o hominídeos da Denisova.
É uma mudança minúscula no código genético deles, mas sendo suficiente para alterar muito na aparência; um aminoácido na proteína que difere eles do resto do planeta.
Pesquisadores de Stanford também dizem que apenas um indivíduo nasceu por acaso com a mutação, espalhando para o resto da ilha.
A diferença está no cromossomo Y, que possui uma marca H17, o que não é encontrado em nenhum outro humano que não seja da região.
O pesquisador Jules Dumont d’Urville nomeou o local como Melanésia, devido às diferenças étnicas. Melanésia significa “ilha dos negros”, que vem do grego.
Melos quer dizer negro e nesoi significa ilhas.
Fatos interessantes
O país é ainda é grande produtor de café, cana-de-açúcar e cacau. Outra curiosidade sobre as ilhas, é que lá é o primeiro lugar do mundo a ver o sol, quando ele nasce.
Além disso ainda produzem muita carne suína e são fortes exportadores de batata-doce.
Falar do idioma deles pode ser um pouco complicado. Já que não possuem um oficial. Eles possuem inúmeros dialetos e falam mais de 200 idiomas. Mas o mais usado é o fijiano .
Achou interessante o povo da Melanésia?