De onde veio a expressão mesa redonda?

“Mesa redonda” é usada em nossas conversas diárias e já foi até nome de programa esportivo no Brasil. A expressão é bem mais antiga do que você possa imaginar. O Rei Arthur é o responsável e não só a mesa, mas toda a história que rodeia a expressão é muito rica.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre “Os cavaleiros da Távola Redonda”. A Távola Redonda faz parte das lendas do Rei Arthur e seus bravos Cavaleiros. Para contar melhor essa história e a origem da expressão, nos acompanhe agora!

Os Cavaleiros da Távola Redonda

As histórias de Arthur, os Cavaleiros e a Távola Redonda são contadas de diversos modos, cada um com uma versão da lenda. E até hoje não se sabe o que realmente está por trás das crônicas do famoso Rei.

Se elas são reais, com fatos, ou mitos criados por escritores da idade média. Mas isso não importa para o nosso artigo, estamos aqui para descobrir a origem da expressão “mesa redonda”.

Reza a lenda que Arthur, no seu casamento com Guinevere, teria herdado a mesa do seu sogro; ou que Arthur teria criado a mesa; que Merlin fez a mesa como a representação da última ceia de Jesus. Dentre várias versões da origem, existe apenas um significado entre todos o mitos: igualdade.

Então, a partir daí, o Rei Arthur resolveu formar uma irmandade, na corte do Castelo de Camelot. Os Cavaleiros da Távola Redonda ficaram conhecidos por seus feitos em batalhas e por defender a Grã-Bretanha.

Eles lutavam contra dragões, gigantes e magos inimigos. Segundo as lendas, Arthur e seus cavaleiros também buscavam o Santo Graal, a taça que foi utilizada por Jesus na última ceia.

Nas reuniões de Arthur com seus cavaleiros, todos se reuniam em torno da mesa redonda, escolhida pelo Rei pelo fato de não ter cabeceiras e todos ficarem um de frente para o outro. Além disso, a mesa redonda simbolizava que ninguém era superior ao outro, todos eram iguais, até mesmo o Rei Arthur.

Se as histórias do Rei Arthur são contestadas e até mesmo sua existência, em contrapartida a mesa (távola) é bem real.

A mesa

Ela foi construída em 1522, por ordem do Rei Henrique VIII. Ele também ordenou que a távola fosse pintada com as cores reais: branco e celeste.

A principio a mesa possuía 26 divisões, conforme a pintura, este um número cabalístico correspondente ao nome de Deus: IHVH.

Depois, perceberam que as cores celeste e branco se alternavam em aspectos ativos e passivos, definindo perfeitamente 12 características.

Características estas do homem zodiacal e o perfeito equilíbrio cósmico, sendo representado pelas 12 horas do dia e da noite, que seria transformado em 24 cavaleiros.

No Grande Salão de Winchester , no sul do País de Gales que fica perto de Camelot, existe uma mesa de 5,8 metros de diâmetro por 18,3 metros de circunferência.

É dita como a legítima mesa dos famosos contos: “Esta é a Mesa Redonda do Rei Arthur e seus XXIV Cavaleiros”; dizeres gravados na mesa.

Nela, encontra-se pintado Arthur sentado num trono; nas beiradas e suas divisões cada uma conta com o nome de um Cavaleiro e seus respectivos lugares.

Expressão de hoje

Ao longo de centenas de anos, ficou marcada na história o exemplo que os Cavaleiros e Arthur deram ao reunir-se numa mesa redonda. Embora não saibamos da veracidade das histórias, uma importante e valiosa lição foi dada. A igualdade e colocar tudo em “sobre a mesa”, sem ressentimentos, decidindo tudo ali e naquele momento.

“Mesa redonda” é usado quando precisamos esclarecer um assunto e resolver tudo de forma pacífica e apenas com o diálogo. Essa é a forma pela qual todos desejamos resolver tudo na vida: sem problemas.

Inspirações cinematográficas

Se gostou da brave e resumida história do Rei Arthur seus Cavaleiros e a Távola Redonda, saiba que esse tema é algo que também encanta os diretores de Hollywood.

Diversos filmes foram feitos com a temática e não faltaram histórias e versões da lenda dentro deles. Veja alguns a seguir.

O filme de 2004 estrelado por Clive Owen conta a versão mais “humana” de Arthur, com suas proezas nos campos de batalha e boas ações.

Em 2017, o diretor Guy Ritchie lançou “Rei Artur: A Lenda da Espada”. Contando a história da espada Excalibur e o lado mítico do legítimo rei da Grã-Bretanha.

O mais clássico e famoso filme sobre Arthur foi feito em 1981 e estrelado por Liam Neeson. “Excalibur” é um longa considerado o melhor e é inspiração para futuros filmes com a temática.

Agora que você já sabe a origem da expressão, pode me dizer de onde apareceu “pratos limpos“? Será Arthur e seus Cavaleiros comiam em “pratos limpos” na “mesa redonda”? Com certeza isso será assunto para um outro artigo. Nos vemos lá!