Sabe aqueles encantadores de serpentes que você costuma ver em filmes infantis? Pois é, eles existem de verdade. Você esperava por isso?
Não só existem como fazem demonstrações incríveis de suas habilidades pelas ruas exatamente como os personagens animados. Entretanto, na vida real, nem sempre tudo sai como o planejado. Vez ou outra algum ataque de cobra a encantadores é divulgado na mídia.
Essa é uma prática bastante perigosa, porém muito comum entre os indianos. Na Índia encantar cobras é uma das muitas tradições familiares populares. A técnica é passada de pais para filhos e permanece viva à gerações.
Que tal conhecermos melhor esses verdadeiros encantadores de serpentes e as técnicas por eles utilizadas?
Quem são os encantadores de serpentes?
Se você ainda não sabe do que estamos falando, se não consegue se lembrar desses famosos personagens, vamos te explicar agora quem são os encantadores de serpentes.
São pessoas que trabalham com hipnose de cobras. É exatamente isso que você entendeu, tem gente por aí que realmente sabe como hipnotizar esses animais.
Essas pessoas fazem isso através de instrumentos musicais como uma flauta por exemplo.
Porém, do contrário que se pensa, não é o som da música que atrai a atenção das serpentes. Na verdade elas são praticamente surdas, ouvindo apenas os sons do solo.
O que mantém a atenção dessas criaturas é a vibração que a onda sonora provoca sobre o solo e a leve movimentação desempenhada pelos encantadores.
Não é incomum que se use urina de rato para atrair as cobras. Os encantadores passam a substância em uma pequena região de seus instrumentos, o que facilita ainda mais o processo.
Se você já viu alguma demonstração sabe bem do que estamos falando.
Uma serpente começa a aparecer de dentro de um cesto escuro e se movimentar supostamente ao som da flauta.
Há quem diga que não existe nenhum encantamento, mas que o animal segue um comportamento normal daquele que se manifesta quando se sente ameaçado.
Os movimentos da cobra seguem exatamente o movimento do encantador de serpentes, surpreendendo a todos que assistem a apresentação.
Os encantadores indianos
Como vimos, os encantadores de serpentes fazem parte de tradições indianas. A hipnose de animais está fortemente arraigada na cultura desse povo, especialmente nas regiões de Haryana e Uttar Pradesh.
Porém, apesar de muito comum, há legislações que proíbem esse tipo de atividades.
Nem por isso a prática deixa de ser ensinada.
Na Índia, crianças a partir dos dois anos de idade já começam a ter contato com as serpentes, inclusive com as venenosas. A medida que crescem esses indivíduos vão aprendendo as técnicas e aperfeiçoando o manejo dessas criaturas.
Esses povos encantadores de serpentes são considerados seguidores do deus Lord Shiva. Um personagem sagrado que aparece sempre vestido em vestes azuis e com uma cobra em seu pescoço.
De acordo com as declarações dos envolvidos neste tipo de atividade, a hipnose de cobras já está na tradição da família a mais de 7 gerações, sendo uma tradição que deve ser passada de pai para filho.
Essas pessoas são tão conhecidas por seus trabalhos que passam se tornar referência no que diz respeito a esses animais em suas regiões. Elas são chamadas quando serpentes invadem casas de pessoas próximas ou mesmo quando alguém é ferido por uma dessas criaturas. Muitas das vezes os encantadores sabem exatamente o que fazer diante dessas situações.
A situação dos encantadores de serpente
A grande parte dos encantadores de serpente trabalham nas ruas, apesar deles também terem lugar em circos. Muitos desses indivíduos tiram desta arte o seu sustento.
Entretanto, com a diversificação dos meios de entretenimento e com a agitação da vida nas cidades, este tipo de trabalho tem sido fortemente prejudicado.
Hoje em dia, ninguém mais tem tempo de parar e se dispor a assistir uma atração na calçada. Vivemos uma vida tão corrida que às vezes nem percebemos a presença desses artistas.
Além do mais, em um mundo de celulares, televisões e cinemas, poucas pessoas realmente demonstram interesse pela arte de rua.
A situação dos encantadores de serpente esta crítica. Muitos deles já não conseguem obter recurso suficiente para cuidar de suas famílias.
Além disso, há um forte movimento contrário ao cárcere e a manipulação dessas espécies de animais. Essa é verdadeiramente uma questão a ser pensada.
Porém, aqui, não cabe a nós julgarmos.
Você fazia ideia de que os encantadores de serpentes eram reais? Sabia que esta arte tinha um significado tão grande para algumas pessoas? Pois é, curiosidade também é informação.