Glory Hole: Entenda como funciona esse buraco misterioso

Você já ouviu falar no Glory Hole? É bem provável que você já tenha se deparado com o buraco misterioso da foto abaixo ao perambular pelo instagram.

Mas sabe o que é essa aparente anomalia? Será natural? Por que acontece? Como funciona?

Vamos entender tudo sobre este buraco misterioso.

Onde fica o Glory Hole?

Esse buraco misterioso pode ser observado na Represa de Monticello, no condado de Napa, na Califórnia. No entanto, ainda não compre suas passagens. Antes disso é importante que você saiba um pouco mais sobre o fenômeno.

A Represa de Monticello foi construída em 1957. Uma parede de concreto de 93 metros de altura e 312 metros de comprimento que cria um reservatório de mais de 42 km de água gerando o 7º maior lago artificial do mundo, o lago Berryessa.

A represa funciona como uma usina hidrelétrica, e é nesse gigantesco corpo d’água que está localizado o Glory Hole.

Afinal, o que é esse buraco?

Esse misterioso buraco é, nada mais, nada menos do que o sumidouro do reservatório. Não só isso, o Glory Hole é o maior sumidouro do mundo. Já sei, não ajudou muito. O que é isso afinal?

Sumidouros são orifícios, naturais ou não, por onde a água escoa. E com 22 metros de largura na entrada, e 8,5 metros de largura na saída o Glory Hole é um grande tubo cônico de concreto que funciona como um dreno automático para o reservatório. Seu formato, lembra o de um sino de cabeça pra baixo.

Quando a água da represa ultrapassa o nível da estrutura de concreto, 130 metros acima do nível do mar, ela começa a cair pelo gigantesco orifício, se afunilando e causando um belo espetáculo visual.

O evento, além de interessante, é bastante eficiente, sendo o sumidouro capaz de sugar até 408 mil litros de água por segundo. No entanto, o fenômeno acontece com pouquíssima frequência.

Turistas e locais interessados em presenciar a ativação do Glory Hole aguardam ansiosamente, acompanhando pela internet o nível do reservatório em tempo real.

A última ativação do sumidouro aconteceu na tarde do dia 26/02/2019, e na data de escrita desse artigo, o buraco ainda estava ativo. Ativações anteriores ocorreram em 2017 depois de mais de uma década sem acontecerem. Melhor planejar bem sua viagem.

Turismo e Perigos

O lago, com ou sem a ativação do Glory Hole, é um destino turístico popular para os locais. Sendo possível: Pescar, passear de jet ski, de barco, de caiaque, bem como nos arredores, fazer trilhas, caçar e acampar dentre outras coisas.

A reserva também é um destino comum para prática de nado. Mas fique atento, é proibido nadar perto do orifício. Em 1997 uma mulher de 41 anos morreu ao ser sugada pelo buraco após mais de 20 minutos se segurando nas bordas do mesmo. Definitivamente, não parece uma experiência agradável.

Por que Glory Hole?

Glory Hole (não confundir com a prática sexual), em português quer dizer Buraco da Glória. Embora o nome seja bastante sugestivo, é bem provável que suas teorias sobre a razão da nomeação estivessem todas erradas. A não ser que você seja um entusiasta em botânica e conheça bem uma bela plantinha roxa. Ainda assim, seria difícil sacar a ligação.

Aparentemente, sumidouros como o da represa, que tem o formato de um sino invertido, são classificados como sendo de tipo Morning Glory devido a uma flor com esse nome, Glória-da-Manhã no Brasil. A flor, foto abaixo, lembra o formato de construção do orifício.

Com o tempo o termo sumidouro do tipo glória da manhã se tornou buraco da glória.

Agora só nos resta uma pergunta.

Para onde vai toda a água?

A água sugada é lançada para fora da represa. O interessante é que até mesmo o outro lado do Glory Hole se torna um ponto de atração de turistas.

Quando seco, o tubo por onde sai a água do sumidouro é usado por skatistas e patinadores para fazer manobras. É um percurso perigoso até lá, uma parte dele deve ser feita a nado, ou a bote. É uma prática arriscada devido ao piso as vezes molhado, mas os entusiastas acham que vale a pena.

Agora que já tirou todas as suas dúvidas sobre esse fantástico fenômeno, já pode começar a planejar sua viagem.

E aí já arrumou as malas? Comprou uma câmera nova? Tirou seu visto americano? Não esqueça de conferir se o nível da água está acima de 130 metros e embarque numa experiência incrível no condado de Napa, Califórnia.