Quem nunca ouviu falar na épica marca de motos Harley-Davidson? Ora, estamos falando de um ícone entre as motocicletas e a marca mais respeitada do ramo. Além de possuir um ronco inconfundível e visual incomparável, as motos da empresa norte-americana possuem uma forte influência no país.
Desde sua fundação, a Harley entrou nas grandes guerras, lutando ao lado dos americanos e seus aliados. História repleta de desafios, ela começou nas mãos de jovens garotos, irmãos e amigos que foram até o fim com a ideia de colocar no mercado algo que mudasse o rumo da história das motocicletas.
De fato conseguiram, pois em pleno 2019 a montadora contínua a ser a maior do mundo. A exclusividade é tamanha que existem poucas fábricas fora dos Estados Unidos. Ficou curioso para saber mais sobre a trajetória e muito mais? Então vem junto!
Since 1903
Foi nesse ano que a mundialmente conhecida, Harley-Davidson foi fundada por jovens norte-americanos.
Os jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, de apenas 20 anos se juntaram com o seu sócio William S. Harley de 21. Em um barracão na cidade de Miwaukee, no estado de Winsconsin, estes três garotos começaram a trabalhar numa motocicleta que pudesse vencer corridas em famosas competições, sendo bastante veloz.
O local onde começaram a trabalhar no projeto tinha apenas 3 metros de largura com 9 de comprimento, pouco espaço mas muita genialidade, a qual anos mais tarde tomaria os Estados Unidos, ficando pequeno. No barracão, era possível ver na fachada escrito “Harley-Davidson Motor Company”, o primeiro nome da empresa já carregava a lendária marca.
Neste local foram produzidas os 3 primeiros modelos, sendo elas vendidas para amigos próximos dos fundadores. Logo, em Chicago já havia uma loja vendendo mais modelos da Harley.
Apesar de abranger, porém, bem devagar, o que ajudou a montadora a alavancar no mercado foi uma competição vencida por uma Harley-Davidson, em 1905, em Chicago. No mesmo ano, os irmãos e o amigo tiveram que adicionar mais um funcionário ao grupo.
Já em 1906, a grande oferta pelas motos fez que com que os fundadores deixassem o barracão e fossem para um outro maior. Mudaram-se para a Juneau Avenue, em Milwaukee mesmo. Porém, já com a mudança, eles contrataram mais 5 funcionários. No ano seguinte, o outro irmão Davidson se juntou ao grupo. William A. Davidson abandonou seu antigo emprego para poder trabalhar com as motocicletas. Ainda em 1907, a empresa foi obrigada a dobrar seu número de funcionários e estava preparada para o que viria a seguir.
Policia de Detroit
Em 1908, dado o sucesso da jovem marca, a Harley-Davidson Motor Company vendeu a primeira motocicleta para a policia de Detroit, algo que sobrevive até os dias atuais.
1909 foi marcado com um grande avanço da montadora. Os fundadores lançaram o primeiro modelo de moto com um motor V-Twin, com 7 cavalos de potência. Este lançamento fez com que a Harley ficasse famosa por seu moto em “V”, com os dois cilindros separados.
Nove anos se passaram desde a fundação e os negócios iam muito bem. Pois em 1912 a Harley-Davidon abriu o primeiro negócio próprio, focado somente no desenvolvimento das peças para as suas motos. Eles também alcançaram a marca de 200 concessionárias em solo americano, fazendo as primeiras exportações.
Produção para as guerras
É chegado 1914, e com ele a Grande Guerra ou a I Guerra Mundial. A Harley entrou com uma produção enorme das motocicletas em 1917, fazendo mais de 17 mil exemplares para as forças armadas. Neste período, o primeiro americano a entrar em solo alemão com uma Harley-Davidson marcou história.
Antes da Segunda Guerra Mundial entrar para a história, a Harley, em 1920 já contava com mais de 2 mil concessionárias espalhadas pelo globo, algo que abrangia mais de 67 países. Neste momento a montadora alcançou o que nenhuma outra empresa do ramo havia conseguido, e já era a maior do segmento no mundo inteiro. Nesta época, o piloto Leslie “Red” Parkhurst quebrou vários recordes mundiais de velocidade, pilotando uma Harley-Davidson.
Em 1937 um dos fundadores da marca falece; William A. Davidson. Nos 5 anos seguintes Walter Davidson e Bill Harley também morreriam.
Com a Segunda Guerra Mundial rolando, a Harley não poderia deixar de fazer sua parte para com o país. A montadora enviou mais de 90 mil motos para o exército norte-americano e seus aliados. A Harley-Davidson se emprenhou muito para ajudar os soldados, tendo até desenvolvido um modelo chamado XA-750, sendo a motocicleta perfeita para o deserto.
Outros tempos
Com o fim da guerra, os veteranos passaram a olhar as motocicletas da Harley-Davidson de outra maneira; sem ter que seguir as ordens dos superiores no exercito.
Carros naquela época eram bem baratos, mas os militares que participaram da guerra queriam se sentir livres pilotando uma Harley, não sob fogo cruzado ou correndo risco de morrer. Foi aí que a motocicleta passou a fazer parte da rotina dos motoqueiros mais velhos.
No ano quem que cessou a guerra, 1945, a Harley-Davidson abriu sua segunda montadora no país, em Wauwatosa, em Wisconsin.
Pulando para o ano de 1953, a Harley completava 50 anos, sendo que nenhum dos fundadores estaria presente. Mas mesmo assim a festa ficou marcada na história pois foi nela em que apresentou-se a marca “V no logotipo.
Desde então muitas mudanças e, principalmente, evoluções ocorreram na montadora. Motos foram lançadas, modelos que marcaram a história da marca e deixam qualquer apaixonado de cabelo em pé só de citar alguns nomes: Electra-Glide, a Sportster, FXDB Sturgis e Evolution V-Twin são apenas alguns.
EM 1998 a Harley-Davidson abriu sua terceira fábrica, em Kansas City, sendo que anos antes eles haviam deixado Milwaukee, migrando para York, na Pensilvânia. A cidade sede, era, então, responsável somente pela produção de peças.
Brasil
Também em 1998, a empresa abriu sua primeira montadora fora do país e adivinha onde foi? Brasil, isso mesmo!
A fábrica cituada em Manaus, no Amazônas. Durante alguns anos essa foi a única linha de montagem da marca fora dos Estados Unidos. Hoje ela conta com subsidiárias na Ásia e Índia. Se faturamento anual gira em torno dos 4 bilhões de dólares, sendo que em 2013 esse valor saltou para 5,5 bilhões de dólares.
Os policiais brasileiro usam o modelo Fat Boy, um dos mais populares da marca. Com um motorTwin Cam 96B, de 1.600 cc, ela foi a primeira motocicleta a ser produzida no país nos anos 90.
O logo atual possui asas, que são para passar uma mensagem: liberdade. Quem tem uma Harley está livre para viver aventuras sobre duas rodas.
Se estiver afim de adquirir um dos modelos da lendária marca, entre no site oficial deles AQUI e descobra qual faz mais o seu estilo. Bom role, motoqueiro.