10 insetos mais bonitos que existem no mundo

Os insetos são animais diversificados, curiosos e incríveis. Eles vão de assustadores a seres de uma beleza indescritível. Nesta lista serão apresentadas a você 10 espécies maravilhosas que você provavelmente nunca viu.

Talvez nunca sequer tenha imaginado que poderiam existir animais como esses. O objetivo é mesmo surpreender, você irá se encantar.

Está preparado? Conheça as 10 espécies de insetos mais bonitas que existem em nosso planeta.  

1 – Mariposa Rainha de Madagascar

Díficil não se apaixonar por uma criatura como esta não é mesmo? Suas asas parecem pintadas, chega a ser natural pensarmos que não são reais.

A Rainha de Madagascar é considera a mariposa mais bonita do planeta. Esses animais podem chegar a medir até 11 cm de envergadura, em suas penas, mais de 5 variações de cores, algumas delas chegam a ser reluzentes.

Fale a verdade, você nunca viu nada igual.

2 – Gafanhoto Arco-íris

Para muito eles parecem bizarros de tão peculiares. Enquanto vários animais desenvolvem uma coloração que os capacita a realizar camuflagem, por algum motivo desconhecido essa espécie de gafanhotos desenvolveu cores bastante distintas de tudo ao seu redor.

Esses insetos vivem no sudoeste dos Estados Unidos, também podem ser encontradas em algumas regiões mexicanas.

3 – Mariposa Beija-flor

Apesar de parecem um beijo-flor e de se alimentarem de néctar como esses animais, não se trata de um pássaro e sim de uma mariposa. Uma das principais característica desta espécie de insetos é o mimetismo, ou seja, essa capacidade de se parecer com outros seres.

A mariposa beija-flor é endêmica na Europa, mas algumas unidades já foram vistas em território brasileiro.

4 – Besouro Jóia

Parece uma obra de arte, mas é só mais um verdadeira espécie de besouros. Não é difícil entender porque levam o nome de jóia, afinal sua coloração metálica e brilhante dão a eles uma aparência muitíssimo especial.

E tem mais, eles são capazes de mudar de cor de acordo com seu estado de espírito, podendo chegar ao dourado e até mesmo ao vermelho vivo.

Encantadores não é mesmo?

5 – Inseto Picasso

Você provavelmente já entendeu de onde veio o apelido Inseto Picasso, o casco desses animais é mesmo uma obra de arte. Esses insetos podem chegar a medir até 8 cm de comprimento e suas cores e seu design os ajudam a lidar com seus predadores.

Assim como as joaninhas, eles podem emitir um odor bastante incômodo se perturbados, então fica a dica, cuidado ao chegar muito perto para admirá-los.

6 – Mariposa Rosada do Bordo

Que tal a beleza exótica da mariposa rosada do bordo? Esses insetos norte americanos se destacam por seu corpo lanoso e suas cores que mesclam o rosa e o amarelo.

Algo bastante curioso sobre elas, além é claro de sua aparência mega peculiar, é que as mariposas adultas não comem. É isso mesmo, elas se alimentam apenas durante o período larval.

7 – Louva-a-deus-orquídea

Apesar de parecem flores, são na verdade insetos. Como você pode ver na imagem, é quase impossível diferenciá-los de orquídeas quando camuflados.

Conhecidos como mantis de flores por sua aparência e comportamento, o louva-a-deus-orquídea é uma espécie bastante popular nas florestas tropicais do Sudoeste Asiático.

8 – Cigarrinha

Veja que fofura são as cigarrinhas. Esses insetos são sugadores que se alimentam de diversificados tecidos vegetais. Geralmente habitam a vegetação rasteira, sendo predominantes em períodos chuvosos.

Por serem vetores da bactéria Xylella fastidiosa, são consideradas pragas. Por isso suas populações são geralmente contidas pelos agricultores.

Chega a dar pena eliminar uma criaturinha tão bela não é mesmo?

9 – Borboleta Transparente

Falando nos insetos mais bonitos que existem no mundo, a borboleta transparente não poderia ficar de fora. De uma beleza inusitada, ela usa o ambiente ao seu redor para dar vida a sua aparência.

Populares na América Central, esses animais não possuem as escamas coloridas comuns a outras borboletas, entre suas veias, dando a suas asas um aspecto verdadeiramente transparente.

10 – Acraga coa

Até então parecia impossível, mas a Acraga coa é um exemplo de lagarta impressionantemente bela.

Com seus apenas 3 cm de comprimento e seu lóbulos que saem do corpo como pequenos cubículos de vidro, esses insetos apresentam um aspecto totalmente diferente dos seu companheiro de gênero.

São gelatinosas, coloridas e chegam até mesmo a serem fofas.

E ai? Se divertiu? Ficou encantado? Promessa cumprida? É realmente difícil não ficar surpreso com quão belos os insetos podem ser.

São muitas espécies, muitas variações, muitas cores, cada um tem sua peculiaridade, a diversidade parece não ter fim. Mas agora você já pode dizer que é um maior conhecedor deste universo, afinal, acabou de conhecer criaturas únicas e pouco vistas por aí.