10 lagartos que você pode criar no Brasil

Já pensou em ter lagartos como animais de estimação? Para quem nunca ouviu falar parece brincadeira, mas a prática de adotar répteis como pets tem até nome, herpetocultura.

Apesar de pouco conhecida no Brasil a criação de lagartos é um dos mercados PET que mais cresce no mundo, e se você quiser entrar nessa, existem vários guias sobre como começar. Nesse artigo abordaremos o primeiríssimo passo, a escolha do réptil que receberá o seu amor.

Com mais de 5000 espécies de lagartos ao redor de todo o mundo, nosso país não fica pra trás e é riquíssimo em biodiversidade. Embora nem todos esses répteis são recomendáveis para iniciantes, queremos deixar seu leque de opções bem aberto, por isso listamos 10 espécies de lagartos que vocẽ pode criar no brasil.

1 – Dragão Barbudo

Nossa primeira opção não é recomendada para crianças, e por ser bem grande necessita de bastante atenção e um grande e iluminado terrário, espécie de aquário para répteis. Podendo chegar a 60 cm de comprimento o Dragão Barbudo recebe esse nome por causa do formato de sua “papada”.

Ele é extremamente sociável, tolera bem ser manuseado e, melhor de tudo, é fácilmente encontrado a venda. Uma dificuldade que você pode ter como dono é a de gerir sua alimentação Omnívora que precisa ser bastante diversificada entre insetos e vegetais e insetos.

2 – Lagarto de língua azul

Similar a nosso primeiro lagarto em tamanho e em nível de dificuldade, o lagarto de língua azul não é menos valioso para contemplação. No entanto as semelhanças não param por aí, ele também é dócil, omnívoro, e necessita da simulação de luz solar em seu terrário.

As similaridades acabam no preço que é bastante mais elevado nesse lagarto devido a sua escassez no mercado, porém, nosso segundo indicado compensa isso chegando a viver por 20 anos em alguns casos.

3 – Iguana Verde

A iguana é definitivamente o lagarto mais popular, principalmente entre iniciantes. E não é incomum vermos em filmes americanos iguanas passeando de coleira por aí. O que elas têm que as faz tão procuradas?

Apesar de gigantes, podendo chegar a 2 metros de comprimento, e de suas longas unhas, que podem causar machucados graves, proprietários de iguanas afirmam que elas são extremamente domesticáveis. Sendo até possível, com dificuldade, as ensinar onde fazer suas necessidades.

Além de tudo isso, a iguana é herbívora, tornando sua alimentação bastante fácil e barata.

4 – Leopard Gecko

Ótima escolha para iniciantes, o Gecko é pequenininho, chegando a no máximo 25 cm. Dá até para ter dois no mesmo terrário.

São pouco agressivos, e dóceis, mas pode ser difícil lidar com sua alimentação insectívora. Em primeiro lugar porque os insetos têm de ser diversificados, e em segundo porque esses animaizinhos são gulosos e devem ser alimentados enquanto tiverem fome. Estamos falando de até 15 insetos por dia.

5 – Anolis Verde

O Anolis Verde é super pequeno e é uma ótima opção. Entretanto, é imprescindível que esse animal viva em grupos, um macho e várias fêmeas, totalizando no mínimo 4 répteis. E isso pode subir um pouco os custos.

Além de tudo isso, são tímidos e ficaram apenas em seus terrários. Mas não desanime, uma vez que eles fiquem confortáveis se tornam bastante extrovertidos e ótimos para contemplação.

6 – Teiú

Já pensou em ter esse gigantesco lagarto como animal de estimação? Sim, é possível. E sim, eles são ótimos pets e super dóceis. O desafio será simular bastante bem o habitat natural desse gigante, e satisfazer sua incrível fome.

É importante levar em consideração que o Teiú chega a colocar 30 ovos, e que eles chocam bem rápido em no máximo 90 dias. Pensando em reproduzir, tenha 30 compradores antes, ou pode acabar com uma selva em casa.

7 – Basilisco verde

Conhecido com um dos lagartos mais bonitos das américas essa espécie é famosa por sua capacidade de correr sobre as águas. Você certamente já os viu em algum vídeo, mas pode também vê-lo em sua casa.

Necessitando de um grande terrário, e de uma alimentação balanceada. Mas não se preocupe, ele come de tudo, tudo mesmo, até plantas do seu terrário e pequenos mamíferos.

No entanto não se esqueça de providenciar dentro do terrário espaço para que o Basilisco pratique a natação e suba para relaxar quando quiser.

8 – Camaleão do Iémen

A séculos os camaleões nos fascinam com sua capacidade de se adaptar aos ambientes ao se camuflar, com os devidos cuidados, esses sensíveis animais também podem ser contemplados em cativeiro.

Os Camaleões do Iémen são a espécie mais comum de camaleão de estimação e podem ser facilmente encontrados. Eles adoram ambientes arbóreos, então pense nisso na montagem do terrário.

Embora omnívoros exigem uma dieta rica em insetos para se desenvolver adequadamente, e além disso, é importante lembrar que esses bichinhos são solitários e territoriais, sendo assim, não apreciam companhia de outros camaleões, nem mesmo fêmeas.

9 – Lagarto de cauda espinhosa

Esses lagartos, também chamados de Uromastyx possuem como característica comum sua cauda espinhosa que lembra a de um dinossauro. E diferente do que se pensa à primeira vista são ótimos como pets.

Dóceis e de fácil alimentação, esse lagartos são muito legais de assistir. Além disso por serem herbívoros é bem fácil gerenciar sua alimentação.

10 – Lagarto com chifres

Além de ser um dos lagarto dessa lista que mais se parece com um dinossauro o lagarto com chifres tem sangue nos olhos. Sério, eles espirram sangue pelos olhos para se defender de atacantes. Mas não deixe isso te assustar, eles podem sim ser ótimos pets.

Apesar de comerem primariamente formigas, você pode alimentá-los com grilos, no entanto seria muito importante suplementar sua alimentação com formigas semanalmente. Embora eles não jogarão sangue em você só por tentar manuseá-los, o manuseio não é recomendado. Esses pets são para contemplação.

Finalizando nossa lista, é importante lembrar que, no Brasil, para ter qualquer um desses animais eles têm de ser comprados de forma totalmente legal, e uma autorização deve ser concedida pelo ibama.

Além disso, após escolher a espécie do seu novo melhor amigo, ligue para o Ibama, pergunte sobre como tirar a autorização, pesquise ainda mais sobre suas necessidades e construa o ambiente perfeito para ele.