Quantas línguas você é capaz de falar de maneira fluente? Entre os brasileiros geralmente a resposta para essa pergunta não passa de duas, enquanto os europeus em sua maioria são fluentes em 4 ou 5 línguas.
Hoje em dia falar mais de um idioma é uma grande vantagem, vivemos em um mundo globalizado e nada é mais importante dentro de uma relação do que a comunicação.
Algumas línguas são mais fáceis que outras. Como é o caso do espanhol para brasileiros. Até mesmo o inglês atualmente está tão disseminado que acaba se tornando um idioma de fácil aprendizado.
Entretanto, algumas línguas são para nós mega estranhas, é sobre elas que iremos falar aqui. Alguns idiomas são mais difíceis que outros, esses são os mais difíceis do planeta.
1 – Chinês
Apesar de não ser a língua mais difundida, o idioma chinês é o mais falado no planeta. Isso porque aproximadamente um quinto das pessoas possuem alguma de suas formas como língua materna.
Suas raízes lexicais são todas monossilábicas, tornando o idioma um tanto quanto diferente daquilo que estamos adaptados. Sua gramática também é bem diferenciada quando comparada às línguas européias. Todas essas peculiaridades o torna de difícil aprendizado para nós ocidentais.
2 – Japonês
No que diz respeito ao japonês a complicação já começa na escrita, a qual se dá de três tipos diferentes, Kanji, Hiragana e Katakana. Além disso, quando se trata de comunicação oral, existe significativa variação entre vocabulários de acordo o status relativo entre os interlocutores.
Por isso, para aprender Japonês você terá que ter uma memória excelente, capaz de armazenar cada um dos detalhes e de reconhecer qual o momento certo para usar cada uma das informações.
3 – Vietnamita
Falando em línguas difíceis de se aprender, não poderíamos deixar a vietnamita de fora. Este idioma é uma mistura entre o vocabulário chinês e um alfabeto latino. Você consegue imaginar no que isso deu?
Não tenha dúvidas, o resultado foi uma das línguas mais complicadas e estranhas do planeta. O vietnamita é um idioma tonal. Além disso, existem várias expressões diferentes para uma única palavra.
4 – Árabe
O árabe é uma língua bastante popular, sendo falado desde o Oriente Médio ao corno da África, presente em 58 países. Este idioma se relaciona com o hebraico e com as línguas neo-aramaicas.
O seu alfabeto tem 28 letras, o que parece ser fácil. Mas, na verdade é um grande desafio para nós. Cada letra tem 4 formas, a depender de onde ela aparece na palavra. Além disso, esta língua possui diversas variantes inteligíveis entre si.
5 – Coreano
É impossível falar em línguas complicadas sem dar um lugar ao coreano. Este idioma é único e peculiar, não mantendo relações próximas com nenhum outro existente. Mais de 80 milhões de pessoas no planeta possuem esta como língua materna.
Conforme for a relação entre o emissor e o receptor se dará o desenvolvimento das expressões. Assim como é o caso do japonês, a linguagem varia de acordo com o status entre os interlocutores, deixando tudo ainda mais difícil para aqueles que não estão adaptados.
6 – Tailandês
A Tailândia possui alguns dos pontos turísticos mais incríveis e almejados do mundo. Porém, se para visitar este país você precisasse aprender sua língua, provavelmente teria muitos problemas. O tailandês é um idioma tonal que utiliza 5 tons diferentes, sendo que cada um deles pode dar um novo sentido àquilo que se transmite.
Tanto a ortografia, quanto a entonação e a fonologia deste língua é completamente diferente do que estamos acostumados, gerando um grande estranhamento.
7 – Estoniano
Mais uma vez estamos falando de uma língua super variável, o estoniano tem tantas variações que deixaria a cabeça de qualquer um que não a têm como língua materna confusa.
O idioma não tem relação com o russo como muitos pensam. Porém se aproxima muito do finlandês.
8 – Islandês
Entre as línguas mais estranhas faladas ao redor do mundo, temos também o islandês. O idioma islandês é indo-europeu, tendo sido influenciado pelo dinamarquês, pela língua sueca e pelo norueguês.
Atualmente este é o idioma mais conservador dentre o escandinavos, se mantendo quase que imutável desde 1540. Para manter as raízes da língua, é proibido por exemplo, a inserção de palavras estrangeiras ao islandês.
9 – Húngaro
Para fechar, o Húngaro. Um idioma formado a partir de diversas outras línguas difíceis de se aprender, certamente também se apresentaria como um grande desafio para nós.
Neste idioma, uma única alteração no sufixo é capaz de alterar completamente o sentido do que se diz. Além disso, existem diversas combinações diferentes entre vogais e consoantes, algo que tende a complicar ainda mais a pronúncia.
E ai? Qual desses você se desafiaria a aprender?