E ai? Quanto você acha que custam os livros mais caros do mundo? Será que você é capaz de adivinhar?
Vamos te dar umas dicas. Mais de mil dólares. Mais de 10 mil! Mais de 10 milhões de dólares!
Mais do que descobrir os valores, vamos apresentar a vocês as obras literárias mais caras da história e revelar os motivos pelos quais elas possuem tanto valor.
Se prepare pois essa lista é uma incrível viagem no tempo.
1 – O Codex Leicester, Leonardo da Vinci – 29 milhões de dólares
O Codex Leicester é a publicação mais famosa de Leonardo da Vinci. A obra é uma compilação de seus textos, dentre os quais estão esboços de seus estudos nas mais diversas áreas científicas: Astronomia, Meteorologia, Hidráulica, Cosmologia, Geologia e Paleontologia.
A obra passou por muitas mãos, dentre elas a de Bill Gates que o adquiriu em um leilão em Nova York em 1994.
2 – The Gospels of Henry the Lion – 22 milhões de dólares
No português, “O Evangelho de Henrique o Leão” é um livro planejado pelo Duque a Saxônia especialmente para o altar da Virgem Maria em Brunsvique, na Alemanha.
Estamos falando de uma das obras primas do século XII!
Atualmente o livro se encontra na Biblioteca Herzog August, na Alemanha, sendo exposto ao público uma vez a cada dois anos por motivos de segurança.
3 – Bay Psalm Book – 14,2 milhões de dólares
O terceiro entre os livros mais caros do mundo foi a primeira obra a ser impressa na América. Bay Psalm Book foi publicado em 1640, em Massachusetts, Estados Unidos.
A obra passou por várias edições e traduções, algumas delas nem tanto confiáveis. O livro permaneceu em uso por mais de um século. Atualmente existem 11 cópias oficialmente reconhecidas.
4 – Evangelho de São Cuthbert – 14,2 milhões de dólares
O Evangelho de São Cuthbert é uma obra historicamente muito importante. Além de ser uma das primeiras obras a serem decoradas no mundo ocidental, as páginas do livro estão incrivelmente bem preservadas para algo tão antigo.
Escrita inteiramente em latim, o livro apresenta uma linguagem simples e muito bem construída. Atualmente é considerado o livro europeu mais antigo e intacto.
5 – Birds of America, John James Audubon – 11,5 milhões de dólares
Dentre os livros mais caros do mundo, temos “As Aves da América”, uma obra de ilustrações criada por John James Audubon. A obra foi absurdamente popular durante a era vitoriana, tendo como participante o rei Jorge IV, que além de atuar como subscritor, era um enorme fã do artista.
Todas as estampas foram pintadas a mão por Audubon, que representou todas as espécies em dimensões naturais.
6 – Os Contos de Cantuária, Geoffrey Chaucer – 7,5 milhões de dólares
A obra de Geoffrey Chaucer é uma coleção de histórias narradas por um peregrino em meio a uma viagem de Southwark a Catedral de Cantuária. A história conta com inúmeros personagens muito bem trabalhados, que representam as diversas classes sociais.
Esse é uma daqueles livros que arrebatam. Eventos curiosos, passagens pitorescas, citações clássicas e bons conselhos, a obra foi importante para o estabelecimento do inglês como língua literária.
7 – First Folio, William Shakespeare – 6 milhões de dólares
Nem é preciso dizer o motivo de “First Folio” fazer parte desta lista de livros caros. A obra é a primeira coleção publicada das peças teatrais de nada menos nada mais que William Shakespeare.
O primeiro exemplar a ser encontrado está na Biblioteca Nacional em Paris. Em 2014 outro livro foi descoberto em uma biblioteca em uma cidadezinha ao norte da França. Mais uma delas foi divulgada em 2016, encontrada em uma mansão escocesa. A cópia estava guardada há mais de 100 anos.
8 – Bíblia de Gutenberg – 4,9 milhões de dólares
A produção da Bíblia de Gutenberg foi realizada em 1450 e foi um livro impresso com prensas dos tipos móveis, sendo um dos incunábulos mais conhecidos da história.
Até hoje não se sabe exatamente quantas cópias foram produzidas, acredita-se que tenha sido algo entre 158 e 180 cópias, mais 45 pergaminhos.
9 – Traité Des Arbres Fruitiers, Henri Louis Duhamel du Monceau – 4,5 milhões de dólares
A obra de Henri Louis Duhamel du Monceau foi ilustrada por Pierre Antoine Poiteau e Pierre Jean François Turpin. São cinco volumes escritos em 1750 e um livro que entrou para a história.
As duas raras cópias documentadas foram encontradas em 2006.
10 – Bestiário Northumberland – 4,4 milhões de dólares
Bestiário Northumberland é basicamente um catálogo de bestas. O livro conta com definições, ilustrações e fábulas sobre animais horrendos, tanto reais quanto imaginários.
A obra foi desenvolvida na Inglaterra entre os anos de 1250 e 1260, e apesar do tom sombrio, compartilha preceitos morais.