10 mentiras sobre dinossauros que você precisa saber

Chegou a hora de desmistificar todas as mentiras sobre dinossauros que você já ouviu por aí. Por nunca termos tido a oportunidades de conhecer um desses animais pessoalmente, acreditamos em tudo o que os filmes, séries e desenhos animados nos contam sobre eles.

Os dinossauros já estão extintos há milhões de anos e ainda assim nós não nos cansamos de falar a seu respeito. Essas criaturas curiosas nos surpreendem a cada descoberta.  

Entretanto, muito do que achamos que sabemos sobre esses animais incríveis não passam de mentiras.

1 – Dinossauros tinham sangue frio

Você provavelmente já ouviu alguém afirmando que os dinossauros possuíam sangue frio. Para começo de conversa, o termo correto é exotérmico ou endotérmico.

Exotérmico são aqueles animais que não conseguem controlar a temperatura do próprio corpo, como é o caso dos répteis e dos anfíbios. Endotérmico são seres que controlam sua temperatura corporal, como aves e mamíferos.

De acordo com as pesquisas os dinossauros estão em uma categoria intermediária, são classificados como mesotérmicos.

2 – Dinossauros estão 100% extintos

Crescemos aprendendo que os dinossauros foram completamente extintos após um enorme asteróide ter atingido o nosso planeta.

Porém, a história não é bem essa. Uma pequena raça de dinossauros com penas não só sobreviveu, como deixou descendentes que ainda vivem hoje em dia. Cerca de 13 mil espécies de aves evoluíram a partir dos terópode, uma família de dinossauros.

3 – Humanos conviveram dinossauros

É bastante comum vermos homens caminhando e convivendo lado a lado com esses animais na ficção. A verdade é que tudo isso não passa da mais pura invenção.

Os dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos, enquanto o homem só surgiu na África há 6 milhões de anos.

4 – Brontossauros existiram

Os brontossauros nunca existiram. A verdade é que essa espécie surgiu de uma confusão feita durante um estudo arqueológico.

Um pesquisador acabou colando a cabeça de um camarassauro sobre um apatosaurus, o que gerou o suposto brontossauro.

Apesar do nome ter se espelhado, cientificamente ele não se refere a nenhuma espécie.

5 – A visão do tiranossauro era baseada no movimento

Sabe aquela cena clássica de filme onde o dinossauro se aproxima de indivíduos parados e não os percebe? Pois é, elas se baseiam em uma completa mentira.

Os dinossauros não possuem visão baseada no movimento, eles enxergam perfeitamente bem. Na verdade, a visão desses animais é cerca de 13 vezes melhor que a nossa.

6 – Os dinossauros eram todos imensos

Sempre que se fala em dinossauros imaginamos animais gigantescos, pesados e muitas vezes assustadores. Mas a história não é exatamente essa.

Existiam sim animais gigantescos, alguns deles chegavam a pesar até 80 toneladas. Porém, muitas espécies, provavelmente a maioria delas, consistia em animais de porte pequeno. Exemplo disso era o  Velociraptor, que tinha o tamanho aproximado de um Golden Retriever.

7 – Os dinossauros tinham o corpo coberto por uma espécie de couraça

Durante muitos e muitos anos os pesquisadores acreditaram que os dinossauros possuíam o corpo coberto por uma couraça. Isso se deu devido a um possível parentesco com os crocodilos, o que ficou comprovado por marcas em fósseis.

Entretanto, à medida que as pesquisas se aprofundaram, descobriu-se que inúmeras espécies possuíam ao invés da couraça, penas. A descoberta, feita no início dos anos 90, surpreendeu a comunidade científica.

8 – Alguns dinossauros tinham dois cérebros

No século XIX propagou-se a crença de que essas criaturas apresentavam mais de um cérebro. A suposição tinha como base a alta necessidade de processamento para controlar um corpo de um porte tão imenso.

Ao longo das pesquisas supôs-se até mesmo um local onde este segundo órgão estaria, uma protuberância próxima a coluna vertebral desses animais.

Porém, não se passava de uma informação infundada. A protuberância era na verdade uma região de depósito de glicogênio utilizada para suprir um alto consumo energético.

9 – Plesiossauros eram dinossauros

Essa é uma confusão histórica. Por terem vivido no mesmo período e terem sido extintos na mesma época, os plesiossauros e os pterossauros foram tidos como pertencentes ao grupo dos dinossauros.

Entretanto, existem algumas diferenças significativas entre esses grupo, o que prova que, apesar de terem vivido na mesma Era, não pertencem ao mesmo clado.

10 – As cores dos dinossauros

É bem provável que em sua imaginação os dinossauros sejam sempre verdes ou no máximo amarronzados. Essa é a ideia que a ficção embutiu em nós.

De acordo com pesquisas esses animais eram bem mais diversificados do que ouvimos falar. Além de terem cores diferentes, como brancos, pretos e até avermelhados, alguns deles possuíam listas e até pintinhas e manchas formadas por cores diferentes.