Marte continua sendo um lugar bastante misterioso para nós. Já a algum tempo a NASA tem estudado seu solo, sua atmosfera, tudo o que seria possível se saber sobre um planeta para investigar principalmente a possibilidade de existir vida.
Os indícios mostram que bem provavelmente já existiu água e até mesmo vida no planeta vermelho, mas será mesmo? O que sabemos sobre isso?
As perguntas sobre Marte são muitas e algumas delas estão bem próximas de serem respondidas.
Conheça 10 mistérios sobre este planeta e saiba quão próximo estamos de desvendá-los.
1 – Existe água líquida em Marte atualmente?
A água é um dos maiores sinais de vida, por isso a existência dessa substância e o seu estado físico é tão discutido quando se investiga um planeta. Já algum tempo se sabe que existe gelo em território marciano, ou seja, a água em estado sólido já está confirmada.
Em setembro de 2015 foi anunciada a descoberta dos primeiros indícios de água líquida por lá. Entretanto, não seria possível que esse estado fosse mantido por muito tempo por causa das condições da superfície do planeta.
Quase 3 anos depois, em 2018 foi constatada a presença de um lago de água perene abaixo na superfícies gelada.
2 – Já existiram oceanos lá?
De acordo com os cientistas a resposta seria sim. É bem provável que já tenham existido oceanos em Marte, mas ainda não se sabe bem o que poderia ter acontecido com toda essa água.
Há fortes indícios de que tenha existido mar no hemisfério norte. Aparentemente o planeta teria cursos densos de água e sua temperatura seria bastante superior à que encontramos atualmente, permitindo assim que a água permanecesse em estado líquido.
3 – Por que existem várias crateras no Hemisfério Sul do planeta?
Enquanto a porção norte é completamente lisa, o hemisfério sul de Marte é repleto de crateras lunares. Existe alguma explicação para isso?
São muitas as possibilidades. Dentre elas um possível oceano que teria devastado todo o hemisfério norte deixando-o como conhecemos atualmente.
As outras duas hipóteses envolvem asteróides e algum tipo de processo geológico, uma espécie de convecção de calor no manto.
4 – Qual a fonte do metano disperso na atmosfera de Marte?
Já a mais de 10 anos a concentração de metano na atmosfera marciana é um grande mistério para os pesquisadores. A possibilidade do gás ter origem em asteróides já foi descartada.
A hipótese mais creditada no momento é a de que sua origem seja biológica. O curioso é que o metano tem um ciclo de vida muito curto para ter sobrevivido tanto tempo após uma possível extinção.
Este é mais um forte indicativo de que existe vida neste planeta.
5 – Nós poderíamos ter vindo de Marte?
Está parece ser uma pergunta muito inusitada, mas muitos cientistas já a fizeram. Há quem acredite que humanos viveram em Marte há milhões de anos atrás, ou seja, antes de ocuparem a Terra.
Tudo isso começa por causa dos rastros de que um dia possa ter havido uma civilização marciana. Já foram encontradas impressões que marcam a possibilidade de que não só tenham existido água líquida e oceanos, mas que a atmosfera de Marte já foi propícia para nós.
6 – Por que o seu pôr do sol é azulado?
O fim de dia em Marte conta com uma atração bastante curiosa, o seu pôr do sol é azulado. A explicação para isso está nas terras vermelhas do planeta.
Olhando de marte para o céu você não verá algo azul como aqui na Terra, mas uma imensidão avermelhada graças ao reflexo da luz em seu solo.
Durante o pôr do sol é como se todas as cores quentes vindas dele fossem absorvidas e apenas as frias pudessem ser vistas, dessa forma a luz solar passa a possuir tons azulados ao invés daqueles que costumamos ver por aqui.
7 – Qual a explicação para o aspecto avermelhado do planeta?
Marte ficou famoso como o planeta vermelho. Mas, será que existe alguma explicação científica para esta coloração? O que dá a ele sua cor?
Vermelho é a cor da poeira marciana, isso de dá porque ela composta por uma alta concentração de ferro. Você deve estar se perguntando agora se esta é mesmo a cor deste elemento químico, afinal, até onde sabemos ele é preto.
O ferro quando entra em contato com oxigênio torna-se óxido de ferro III, a mesma substância que colore o sangue.
8 – Seria possível plantarmos vegetação em solo marciano?
Os pesquisadores estavam curiosos para saber se era possível plantarmos algo em solos extraterrestres, as terras marcianas acabaram parecendo uma ótima opção.
Para surpresa de todos, os resultados dos testes mostraram fertilidade no solo, onde se desenvolveram tomates, ervilhas, rúculas e rabanetes. Tudo isso foi descoberto através de uma simulação bastante aproximada do solo deste planeta.
Mas calma, ainda existem alguns mistérios. Não se sabe exatamente como a vegetação reagiria a atmosfera marciana. Para completar, é bem possível que esses alimentos nasceriam contaminados com metais pesados.
9 – Existe vida no planeta Vermelho?
Que existiu vida lá é algo quase certo. Desde do ano 2000 quando foram enviadas as primeiras sondas a Marte, as provas de que já existiu água na superfície deste planeta convenceram os cientistas de tal fato.
Mas será que ainda há alguma marciano vivo por lá?
Desde que o lago de água líquida foi descoberto renasceu a esperança de que possa sim existir algum tipo de vida em Marte, provavelmente alguma espécie de extremófilo.
10 – Seria possível nos mudarmos para Marte?
Com todas as mudanças climáticas e a possibilidade de que a Terra se torne um lugar inabitável, o Planeta Vermelho tornou-se supostamente uma opção para a continuidade da vida humana.
Ainda não existe nenhum um bom plano para tornar isso possível, já que a atmosfera do planeta é inóspita, com uma concentração absurda de gases tóxicos para nós.
Mas ainda não é hora de desistir, a NASA continua estudando maneiras para lidar com esses problemas.
Se um dia habitaremos Marte? Isso é ainda um grande mistério.