8 mitos sobre o seu corpo que você precisa saber

O corpo humano é uma máquina realmente incrível, porém, muito do que ouvimos falar sobre ele não passam de mitos. É bem provável que algumas das suas concepções a respeito do organismo humano mude completamente após essa lista.

A verdade é que algumas informações baseadas em senso comum se espalham com tanto facilidade que acabam passando a ser tidas como verdades científicas.

Chegou a hora de desvendarmos e colocarmos fim em 8 mitos sobre o corpo humano dos quais certamente você já ouviu falar.

1 – As unhas e os cabelos nunca param de crescer

Vai dizer que você nunca ouviu alguém falar que as unhas e os cabelos humanos nunca param de crescer, nem mesmo após a morte?

Esse talvez seja o mito mais conhecido e mais convencível desta nossa lista. Entretanto, essa informação não passa de ladainha.

Na verdade tem-se a impressão de que os cabelos e as unhas dos cadáveres permaneceram em desenvolvimento graças a decomposição do restante do corpo, que dá a impressão de que tanto os cabelos quanto as unhas estão maiores.

Esses órgãos param de se desenvolver à medida que as reservas do organismo são destruídas.

2 – O cérebro funciona com apenas 10% de sua potência

Pensar que só usamos apenas 10% da nossa potência cerebral, é dizer que nossa espécie pode chegar absolutamente mais longe e se tornar muito mais desenvolvida do que somos atualmente.

Infelizmente, essa informação não é tão verdadeira como ouvimos falar por aí. Na verdade, não se sabe nem explicar como um mito como esse teve início.

O nosso cérebro consome cerca de 20% do oxigênio transportado pela corrente sanguínea. Se sua atividade pudesse ser 10 vezes maior, consequentemente esse consumo também aumentaria. O que tornaria inviável o funcionamento de nosso organismo como um todo por hipóxia.

3 – Nosso coração para brevemente no momento do espirro

Esse é um daqueles mitos que convence muitas pessoas. O espirro é realmente uma reação muito violenta por parte do nosso organismo. Não é à toa que tanta gente acredita que ele é capaz de interromper momentaneamente os batimentos cardíacos.

Apesar de acelerarem a frequência do coração, um espirro não é capaz de fazer com que esse órgão pule um batimento, ou mesmo que fique alguns segundos completamente parado.

4 – Sonâmbulos não devem ser acordados

Se você conhece algum sonâmbulo sabe a sensação bizarra que é encontrar alguém andando enquanto dorme. A situação é, além de esquisita, um tanto quanto aterrorizante.

A informação de que nunca se deve acordar sonâmbulos não passa de um mito. É isso mesmo, agora você não precisa mais ficar vigiando seu amigo sonâmbulo a madrugada inteira.

Na verdade, a única consequência de acordar alguém nesta condição é um susto. Nada diferente de qualquer indivíduo que seja despertado de um sono profundo.

5 – Estamos mais vulneráveis a resfriados no frio

Desde crianças aprendemos a nos proteger do frio para não ficarmos gripados. Porém, a verdade é que se você der ou não um mergulho em águas frias durante o inverno, as chances de que você pegue um resfriado serão as mesmas.

A gripe é provocada por vírus, de maneira que a temperatura é pouco relevante nessa situação.

A maior disseminação dos resfriados no frio tem relação com a permanência de muitas pessoas em ambientes fechados por mais tempo. Isso facilita a dispersão viral.

6 – Os neurônios param de se desenvolver com o tempo

Muita gente ainda acredita que os neurônios só se desenvolvem durante a infância. Para essa pessoas, depois deste período as células perdidas jamais serão repostas.

Durante muito tempo essa ideia foi defendida pelos cientistas, já que demoramos a compreender mais a respeito da regeneração neuronal.

Porém, fica aqui uma boa notícia, apesar do processo se tornar mais lento com o tempo, suas células nervosas estão sempre sendo renovadas.

7 – Ler em ambiente escuro prejudica a visão

Esse é um daqueles mitos que as mães adoram propagar. Elas realmente acreditam que quando alguém ler no escuro suas vistas podem ser prejudicadas.

A sensação ruim experimentada por pessoas que tentam ler no escuro não tem relação com algum tipo de prejuízo gerado aos olhos. A questão aqui é puramente o excesso de esforço exigido das vistas, o que produz um grande cansaço nos olhos.

8 – Nossos dentes são brancos

Fechamos nossa lista com a libertadora queda de um mito. Por mais que você passe horas escovando dentes, naturalmente o seu sorriso nunca será branco da maneira esperada.

Isso porque, apesar da nossa ideia cultural de que quanto mais branco melhor, os nossos dentes possuem um tom amarelado.

Chega de ferir as gengivas e de buscar pelo produto perfeito. Mantenha uma boca saudável e aceite que seu sorriso não é bem lá branco como a neve.