Gatos foram animais extremamente sagrados no Antigo Egito. Eles tinham até uma deusa com a cabeça de um felino, Bastet, a deusa da fertilidade, do amor materno e da proteção dos lares. Os egípcios foram os primeiros de toda a história a domesticar os gatos.
O povo antigo viu que os animais possuíam uma grande habilidade de caça, bons reflexos e passaram a alimentá-los. Os egípcios estavam sofrendo com pragas no campo, que estavam arruinando a agricultura, como os ratos por exemplo. Os gatos passaram a matá-los e o número de roedores diminuiu drasticamente. Com isso, os humanos associaram os felinos com abundância e proteção, já que eles possuíam tais características.
Eles começaram a endeusar os animais ao ponto de fazerem rituais envolvendo-os e até mumificando os bichinhos. Quando um gato morria a família ficava de luto e todos raspavam a sobrancelha, como sinal de respeito. Se um gato morresse por irresponsabilidade dos donos, estes deveriam pagar multas por terem deixado que o fato ocorresse. Diante disso, mais de 6 mil anos depois, arqueólogos descobriram tumbas cheias de gatos no Egito.
Gatos mumificados
Pois é, se você pensava que eram só os humanos que passavam pelo processo de mumificação, está muito enganado. Recentemente uma descoberta histórica foi feita por arqueólogos, no Egito.
Em Saqqara, próximo da capital egípcia, o Cairo, foram encontradas milhares de múmias de gatos. Estavam num complexo de pirâmides, em um sítio arqueológico. O local era usado como necrópole pelos habitantes da antiga cidade de Mênfis. Em um comunicado, o Ministério das Antiguidades do Egito disse que foram encontradas 3 tumbas no local. Que nelas constavam milhares de múmias de gatos e mais de 100 estátuas dos felinos de madeira, uma das estátuas era de bronze, igual a deusa Bastet.
Acredita-se que as estatuetas e as múmias possuam quase 6 mil anos e que o local data da Quinta Dinastia do Império Antigo. Ainda segundo o Ministério, foram localizados sete sarcófagos intactos e um deles ainda está fechado, podendo haver muitos outros tesouros dentro.
Segundo a especialista Antonietta Catanzariti, a mumificação dos gatinhos era uma prática comum no Egito Antigo. O que está surpreendendo a todos é a quantidade e alguns escaravelhos que foram encontrados juntos. “É algo realmente raro”, afirmou Mostafa Waziri, diretor do Supremo Conselho do Ministério das Antiguidades.
É a primeira vez que exemplares de escaravelhos são encontrados mumificados. Os insetos eram usados como amuletos, relacionados ao sol: segundo a tradição religiosa deles, esses besouros eram responsáveis por trazer o sol de volta todas as manhãs.
Tudo foi divulgado através do twitter do Ministério das Antiguidades do Egito, quem quiser das uma passada por lá e conferir é só clicar AQUI.
E você sabe por que os gatos eram consideradas divindades pelos egípcios? Então dê uma olhada AQUI e descubra esse grande mistério.