O horripilante tráfico de órgãos da Deep Web

Você já ouviu falar sobre a Deep Web? Esta é uma porção obscura da internet. Também chamada de Web Invisível ou Web Oculta, é a parte não indexada da rede.

Mike Bergman, o criador do termo Deep Web compara a internet a um oceano, dizendo que assim como se pode pescar em águas rasas, pode-se também capturar animais escondidos nas profundezas.

Agora você irá saber mais sobre o que está escondidos nas profundezas da Web, em especial sobre o tráfico de órgãos.

Está preparado para um mergulho pela Web Invisível?

Entenda a Deep Web

A Deep Web é composta por várias redes separadas que não se integram entre si. A mais conhecida dentre elas é a Tor. A The Onion Routing foi desenvolvida no Laboratório de Pesquisas Marinhas dos Estados Unidos para fazer análises de forma anônima nos sistemas de comunicação.

Porém, o projeto acabou sendo liberado para uso não governamental. Logo a rede acabou evoluindo para uma espécie de web oculta. Em 2006 o codinome Tor já não remetia mais ao projeto governamental, mas principalmente a uma rede de túneis invisíveis e clandestinos escondidos na internet.  

As páginas da Deep Web não são encontradas pelos mecanismos de buscas padrões. É por isso que o grande público da rede não consegue ter acesso a elas.

Dentre os conteúdos tem-se, pornográfia, tráficos de pessoas, serviços de assassinos de aluguel, tráfico de drogas, e, o que nos interessa aqui, venda ilegal de órgãos humanos.

Apesar de serem constantes alvos de investigação, inclusive do FBI, e de sua fama por conteúdos obscuros, existem também outros tipos de informações escondidos nesses locais.

Mas, nada que valha a pena diante do risco de contato com criminosos e de ter o seu computador invadido ou hackeado.

O Tráfico de Órgãos

Deep Web

Você já deve ter ouvido falar sobre este tema em noticiários. Apesar de ser um problema antigo, o tráfico de órgãos continua sendo algo muito popular, especialmente através da Deep Web.

Infelizmente as filas pela espera de um órgão ficam cada vez maiores. Mesmo com as campanhas de doação e o estímulo ao credenciamento para o voluntariado, muitas vidas acabam sendo perdidas durante os anos de espera.

No desespero para resolver este problema muitas pessoas acabam recorrendo a opções clandestinas.

E adivinha só?

Na porção obscura da internet não é difícil se encontrar alguém comercializando órgãos humanos.

Movimentação do Mercado

Na verdade, este é um mercado bem grande onde circula uma enorme quantia de dinheiro. Os valores anuais são estimados em 1,2 milhão de dólares. E, acredite, de coração, rins à olhos, eles vendem de tudo.

Segundo a Organização das Nações Unidas são realizados 22 mil transplantes de fígado, 66 mil de rins e 6 mil transplantes de coração todos os anos. Destes, 5% dos órgãos advém do mercado negro.

E, não tenha dúvidas, o preço de um órgão não é nada barato.

Um Intestino pode custar até 3 mil dólares, o fígado e o coração passam de 120 mil dólares. O mais caro dos órgãos é o rim, que custa aproximadamente 300 mil dólares.

Agora você entendeu melhor a expressão “vender um rim” não é mesmo?

Ainda assim, muitas pessoas que já não veem mais esperança no sistema regularizado de transplantes de órgãos acabam buscando por alternativas como está.

A Venda de Órgãos na Deep Web

A Deep Web, apesar de ser considerada invisível e escondida está aberta ao acesso de todos. Basta baixar o Tor, instalá-lo, seguir sua instrução e pronto. Em breve você estará perdido pelos cantos obscuros da internet.

Não pense que existe uma espécie de Google lá dentro. Quem quiser se envolver nisso, terá um pouco mais de trabalho ao realizar suas buscas.

Mas nem isso tem impedido o crescimento do mercado ilegal de órgãos.

A cada ano o universo escondido por trás da internet cresce e se torna mais sujo. Infelizmente muitas pessoas acabam se contaminando.

Inocentes acabam se envolvendo com a bandidagem achando que estão salvando alguém querido ou mesmo a própria vida. Porém, na verdade, estão fortalecendo a criminalidade.

Riscos

Não é a toa que o transplante de órgãos é tão bem regulamentado, muitos riscos envolvem a recepção de partes de um doador. De transmissões de doenças à rejeição, muitos testes devem ser feitos e todo o processo precisa ser controlado.

Ao comprar um órgão ilegal você provavelmente não faz ideia de quem é o doador. Além disso, não sabe se testes foram feitos, de que forma foi feita a retirada, se for o coração por exemplo, qual foi a causa da morte.

Você sabia que pessoas são assassinadas para que seus órgãos chegam comercializados?

Com certeza não queremos fazer parte disso.

Para completar, é impossível conseguir um médico adequado para fazer um transplante de um órgão do qual ele não sabe a procedência. Isso quer dizer que a cirurgia de colocação do novo órgão também será feita de forma clandestina.  

Quais são as chances disso tudo dar certo?

São baixíssimas.

O tráfico de órgãos da Deep Web é sujo, ilegal e com certeza, deve ser combatido.