O sol é a estrela central de nosso sistema solar. Por causa disso, todos as demais estrelas, os planetas, asteroides, cometas, poeiras e satélites giram ao seu redor. A grande estrela é mais brilhante do que 85% da Via Láctea.
Sua composição tem como base o hidrogênio e o oxigênio. Além desses, outros componentes estão incluídos como ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, cálcio entre outros. Sua massa corresponde a 99,86 da massa de seu sistema solar.
Apesar de estar muito distante de nós, ele exerce uma grande influência sobre a Terra. Ao que tudo indica sua existência é essencial para que a vida como conhecemos seja mantida. São muitas as funções do sol para nós, será que você sabe quais são elas?
Vamos descobrir o que aconteceria se não existisse o sol.
A importância da sol para nossas vidas
Você provavelmente conseguiria descrever algo a respeito da importância do sol para a Terra se isso lhe fosse pedido. As funções da grande estrela são muitas e vitais. Por isso, antes de falarmos sobre o que seria de nós se não houvesse sol, vamos entender melhor como seus efeitos se manifestam a nosso redor.
Luminosidade
Geralmente quando se fala em importância do sol, a luminosidade é uma das primeiras coisas que nos vem à mente. Conforme vimos anteriormente o sol é o responsável por boa parte da luz emitida em nossa galáxia. A estrela é tão brilhante que se você a observar a olho nu durante um tempo prolongado, pode acabar danificando a sua visão.
Esta fonte luminosa poderosa é muito importante para nós. A luz é tão importante para a humanidade, que nós criamos fontes artificiais para fugirmos da escuridão durante a noite, quando os raios solares não chegam até nós.
Calor
De acordo com que somos estimulados a pensar a respeito da importância do sol, a questão da temperatura também nos vem à mente rapidamente. Não é surpresa para nós que as noites sejam naturalmente mais frescas. Afinal, durante este período do dia os raios solares não estão nos alcançando.
Diante disso fica fácil concluir que o sol é muito importante para a manutenção da temperatura terrestre.
Fotossíntese
A fotossíntese é um processo químico realizado pelos seres clorofilados. Esses seres utilizam gás carbônico e luz solar para se nutrir produzindo oxigênio e água.
A importância deste processo vai além da sobrevivência das plantas e vegetais, mas é também vital para nós, já que esta é a maior fonte de oxigênio do planeta. Além disso, sem os seres clorofilados, nossa fonte de alimentação se extinguiria.
Ciclo da água
Mais um processo comum em nosso ecossistema que é essencial para que a vida seja possível. Uma das pesquisas realizadas quando se procura vida em um planeta é se existe nele água e se esta está em estado líquido.
Sem dúvidas não existiria vida se não houvesse água e água em estado líquido. Sem o sol, certamente isso seria impossível, já que as baixas temperaturas congelariam os oceanos.
Além disso, o sol é o responsável por controlar o ciclo da água. Esse processo é essencial não só pela renovação da água, bem como pelo seu retorno à natureza.
Vitamina D
O sol é também essencial para a saúde individual. Sem a luz solar nós teríamos os ossos enfraquecidos e quebradiços, podendo desenvolver sérias doenças que afetariam toda a nossa qualidade de vida colocando em risco a nossa sobrevivência.
Isso ocorre pelo fato do sol ser a única fonte natural de vitamina D. Este nutriente é importantíssimo para o mantimento de um equilíbrio mineral no organismo humano.
Fonte energética
A quantidade de energia fornecida diariamente pelo sol é absurdamente maior do que aquela que somos capazes de produzir neste mesmo período através de todas as demais fontes juntas.
Órbita da Terra
Ao que tudo indica o sol é o grande responsável pelo posicionamento de todos os planetas de nossa galáxia. Inclusive o nosso. Sem ele é bem possível que a Terra fosse lançada livremente pelo espaço. Correndo assim risco de se chocar com qualquer coisa que encontrasse pela frente ou mesmo ser devorada por um buraco negro.
E se o sol não existisse?
Diante de tantos efeitos vitais, não há como duvidarmos de que o desaparecimento do sol seria o início de um período de muita dificuldade para nosso planeta. Bem provavelmente tal fato acarretaria a extinção de todas as espécies que conhecemos, assim como da espécie humana.
Sem o sol não teríamos luz, a vida na escuridão é deprimente. É bem provável que passaríamos por graves problemas emocionais que desencadeariam fortes desequilíbrios em nosso organismo.
Além disso, as temperaturas do planeta seriam absurdamente baixas. Sem dúvidas, se não morrermos antes, seríamos todos completamente congelados.
Dependendo do tempo de queda da temperatura depois de perdermos nossa principal fonte de calor, a causa da nossa morte poderia ser o fim do processo de fotossíntese. Diante disso não podemos afirmar o que nos afetaria primeiro, a fome ou a falta de oxigênio.
Já não teríamos mais água, nosso corpo certamente não sobreviveria a isso. Nem nós e nem nenhum outro ser vivo terrestre. Para piorar nossa situação, a falta de vitamina D e de outros minerais nos deixariam ainda mais fracos diante dos problemas citados até então. Sem o sol, não teríamos praticamente nenhum dos nutrientes vitais.
Isso tudo só aconteceria se, por força do acaso, a Terra demorasse a se chocar ou por sorte não fosse engolida por algum tipo de buraco negro. Afinal, tudo isso está acontecendo enquanto percorremos livremente em nossa galáxia em velocidade altíssima.