O que realmente finalizou a guerra das Coreias?

Que as Coreias não vivem em paz há anos você já deve ter ouvido falar, mas faz ideia de como isso tudo começou? A Guerra que teve início em 1950, logo ao fim da Segunda Guerra Mundial, supostamente durou 3 anos, mas um tratado de paz nunca foi acertado.

São mais de 65 anos de uma suposta trégua entre a Coreia do Sul apoiada pelos Estados Unidos e a Coreia do Norte que recebe ajuda dos chineses.

Mas em 2018 algo surpreendente aconteceu, enfim os povos dessas nações puderem ter a esperança de um verdadeiro fim para os conflitos que os assolam por tanto tempo. É sobre isso que trataremos aqui.

Como tudo começou? Por que a guerra das coreias durou tanto tempo? Como enfim os conflitos foram resolvidos?

A Guerra das Coreias

As Coreias foram governadas pelo Japão de 1910 a 1945. A guerra começou quando, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Coreia do Norte invadiu a vizinha Coreia do Sul. A Organização das Nações Unidas reconheceu tal atitude como ilegal e enviou suas tropas para região. Mais de 88% dos soldados eram norte americanos.

Com o início da Guerra Fria a Coreia ficou oficialmente dividida, tendo dois governos separados. Ambos os lados, o sul capitalista e o norte comunista, afirmavam veementemente serem os governantes legítimos. Mesmo com a tentativa de divisão territorial, nada pode ser acertado, já que ninguém concordava a respeito de como delimitar as fronteiras.

Três anos de conflitos constantes, milhões de mortos, e então um armistício foi assinado. Não era o fim da guerra, mas apenas um basta. Foi estabelecida a Zona Desmilitarizada, uma área pacífica de separação entre o sul e o norte, a troca de prisioneiros foi permitida, mas nada de um acordo de paz.

Desde então 65 anos de passaram, nada como aqueles três anos iniciais aconteceu, mas a guerra ainda não havia sido finalizada.

Durante todo este tempo a Coreia do Norte alega ter vencido. Em 2001 e em 2007 os governantes desses países chegaram a se encontrar na tentativa de verdadeiramente pôr fim ao conflito. Mas mesmo depois de algumas condutas serem acertadas, os povos do norte acabavam se retirando da negociação.

Declaração de Panmunjom para a Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana

Este é o nome do acordo assinado entre Kim Jong-un e Moon Jae-in os representantes das Coreias que se encontraram em abril de 2018 com o apoio de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Este foi o passo mais significativo dado ao longo desses mais de 65 anos de guerra. A Declaração é uma promessa de desnuclearização da península e a abertura para que enfim um tratado de paz seja assinado.

Os pontos afetados pelo novo acordo foram muito bem estabelecidos, e se você se pergunta o que foi que realmente finalizou a guerra das Coreias, a resposta virá a seguir.

Regime de Paz

Algumas cláusulas dizem respeito a procura determinada por um regime de paz entre as duas nações. Toda a hostilidade e qualquer tipo de conflito deve ser resolvido. Um período sólido de calmaria está para se iniciar.

Desarmamento

Esse é um dos pontos mais importantes do tratado, afinal, naquela região as armas predominaram por muitas décadas. Ambos os governos concordaram em reduzir gradativamente seu arsenal, tudo isso conforme forem sendo cessadas as tensões militares.

Diplomacia

Kim Jong-un e Moon Jae-in se comprometeram a manter uma relação diplomática. Realizando reuniões para discutir questões que interfiram na relação entre as nações e buscando de forma conjunta prosperidade e unificação para a península.

Questão Humanitária

Muitas famílias ficaram separadas por causa dos conflitos. Agora não terão mais problemas com a distância provocada pela guerra. Isso já que o próprio governo promete buscar por melhores formas de resolver essas questões.

Tudo indica que graças aos fechamentos concretizados através da Declaração, chegou-se agora um verdadeiro tempo de paz para os povos coreanos. Apesar de nenhum tratado de paz ter sido assinado oficialmente, o compromisso já estabelecido indica que neste momento o fim da guerra tornou-se mais real do que nunca.

Na Cerimônia que contou com a participação de ambos os líderes uma árvore foi plantada, simbolizando um novo tempo. Kim, presidente da Coreia do Norte afirmou esperar que a relação entre as nações cresça como o pinheiro plantado. Essa também é, não só a expectativa de Moon, líder da Coreia do Sul, como do mundo inteiro.

A cena de Moon pisando em território norte coreano marcou a todos. As mãos dos governantes selando um compromisso para uma nova era é algo que esperávamos ver já há gerações.

Não se sabe o tamanho da participação do governo norte americano nisso tudo. Mas seja quais foram os fatores que contribuíram, tudo deve ser louvado, 65 anos de guerra chegaram ao fim.