Para que serve a cera de ouvido?

Você provavelmente já ouviu alguém dizendo que não se deve retirar por completo a cera de ouvido, mas, para que ela serve?

A cera de ouvido, formalmente conhecida como cerume é produzida pelas glândulas sebáceas. Além de outras propriedades que você conhecerá ao longo deste artigo, o seu pH é ácido, o que faz dela uma forte proteção contra a entrada de poeiras e microrganismos que venham causar algum tipo de dano capaz de afetar a audição.

Dentre outras coisas, você também receberá mais informações a respeito da lavagem do ouvido. Podemos ou não retirar a cera de ouvido? E o cotonete, é mesmo tão perigoso? Como deve ser feita a lavagem desta região?

Vamos lá?

O que é a cera de ouvido?

escolakids.uol.com.br

A cera de ouvido é uma mistura rica em ácidos graxos e lipídeos produzida na região do ouvido externo. Sua produção se dá basicamente através de glândulas sebáceas modificadas e de glândulas sudoríparas. São mais de 2 mil células como essas naquela região.

Além da porção formada ácida e lipídica o cerume também é constituído de pele morta e poeira. Essa mistura acontece enquanto a cera flui pelo canal auditivo.

A sua formação se difere de indivíduo para indivíduo. Conforme varia a composição da pele por exemplo há uma formação diferenciada. Porém, um dos fatores mais significativos no quesito variação na formação da cera de ouvido é o fator genético. Há em nosso código genético uma letra em um gene específico capaz de controlar algumas características do cerume que produzimos.

Essa variabilidade tem sido usada para alguns estudos, em especial para rastrear os padrões antigos de migração humana.

Pois é, talvez a cera de ouvido nos ajude a descobrir algo surpreende sobre a humanidade. E você achando que essa coisa nojenta só serve para te dar trabalho.

A verdade é que essa é uma substância bastante incômoda, especialmente para pessoas que sofrem com produção exacerbada. Mas seu papel na proteção do canal auditivo é imprescindível.

A função da cera de ouvido  

A primeira função atribuída a cera foi a de lubrificação. Por causa de sua composição serosa sabe-se que certamente este é um de seus papéis. Através desta lubrificação, essa mistura acaba fluindo pelo canal auditivo e promovendo uma limpeza.

Durante seu percurso, peles mortas, poeiras e até mesmo algum microorganismo são acrescentados à composição e podem ser removidos através da limpeza.

Além dessas, uma outra função importantíssima já foi citada anteriormente. Você se lembra dela?

Proteção. Devido a sua composição ácida, a cera de ouvido exerce um grande papel na proteção contra microorganismos e até mesmo insetos. De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha que avaliou o cerume de um grupo de voluntários, na composição desta substância há pelo menos 10 tipos de peptídeos capazes de atuar contra infecções.

Apesar de suas importantes funções, o aumento excessivo da quantidade de cera de ouvido pode acarretar perda auditiva. Por causa disso se faz importante tratarmos sobre o próximo tópico.

A limpeza de ouvido é necessária? Como ela deve ser feita?

Lavagem de ouvido  

É natural que algumas pessoas se incomodem com a produção de cera em seus ouvidos. Com o avançar da idade em especial, elas costumam tornar-se mais secas, gerando a sensação de ouvido tampado.

Geralmente a cera sai naturalmente. Além dos movimentos da cabeça, essa região é afetada pela contração das fibras de alguns músculos que a liga ao maxilar. Por causa disso, o ato de falar e de mastigar também acabam contribuindo para a liberação da substância serosa.

Indivíduos que possuem uma cera mais sólida, seja por causa da idade, ou mesmo por fatores genéticos determinantes, possuem mais dificuldades durante este processo de retirada.

Porém, aqui entra uma questão bastante conhecida. O cotonete.

Para resolver o problema muitas pessoas passam a fazer limpeza do ouvido com essas hastes flexíveis, o que pode acabar sendo mais prejudicial do que benéfico.

Além de empurrar a cera para o interior do canal auditivo, ao realizar este tipo de procedimento você corre o risco de estar inserindo algodão neste canal. Isso não só aumenta o risco de infecção, como provavelmente pode acarretar danos à audição.

O ideal é que de tempos em tempos se procure por um profissional capacitado a realizar a lavagem de ouvido. Após utilizar uma substância para amolecimento da cera de ouvido, o médico fará então a limpeza.

Certamente este é o método mais seguro e eficiente de lidar com o cerume.

Neste caso, o próprio profissional fará uma avaliação da necessidade de tal procedimento, afinal, o seu ouvido não pode ficar desprotegido.
Pois é, essa substância pegajosa, grudenta e amarela possui um papel importantíssimo para nós. Apesar de ser considerada até mesmo nojenta, na medida certa ela só nos traz benefícios.