Você sabe o que é um paradoxo? O paradoxo é uma afirmação que apesar de verdadeira, leva a uma contradição lógica. É aquilo que aparentemente não faz nenhum sentido, mas que ainda assim descreve uma verdade indiscutível.
Foram eles os grande responsáveis pelo desenvolvimento da ciência e da filosofia, através deles se responderam grandes questões da humanidade e se desenvolveram ideias extraordinárias.
Chegou a hora de você conhecer alguns paradoxos famosos que farão sua cabeça explodir. Prepare-se para utilizar todos os seus neurônios.
1 – Paradoxo do Avô
Uma pessoa volta no tempo e mata na infância aquele que viria a ser o seu avô. Entretanto, se ela assassinasse aquele que viria antes dele, não seria possível que o assassino viesse a existir, como poderia ele então ter cometido o crime?
2 – Paradoxo dos gêmeos
Um gêmeo é enviado ao espaço onde percorre através da velocidade da luz. Ao voltar para Terra nota-se que agora é mais jovem que seu irmão. Sendo assim, diz-se que o tempo correu mais lentamente para aquele indivíduo que esteve na nave.
3 – Paradoxo de Interesse dos números
Você pode pensar que não, mas há algo de interessante em todos os números, o 1 é o primeiro número natural, o 2 é o primeiro número primo, o 3 é primeiro ímpar e assim por diante. E caso um dia você chegue a um número que não te marque nada, este será o primeiro a ser desinteressante, o que o torna interessante.
4 – Paradoxo de aniversário
Diz que se há 23 pessoas em um mesmo ambiente, há 50% de chances de que duas delas tenham nascido no mesmo dia do ano.
5 – Paradoxo de Ferri
Onde estão eles? Esse paradoxo desafia a ideia de que a Terra é apenas mais um planeta comum, afinal, se vivemos em um lugar igual aos demais certamente também haveria neles outros seres.
6 – A palavra Heteológica
O termo heteológica refere-se a uma palavra que não representa aquilo que categoriza, por exemplo, a palavra verbo não é um verbo. Seria então heteologia uma heteologia? Se ela não descreve sua própria qualidade sim, mas se a considerarmos heteológica não.
7 – O paradoxo dos pilotos de guerra
Os pilotos de guerra podem se afastar dos campos desde que provem alguma deficiência ou alteração psicológica. Entretanto, desejar se afastar desses ambientes é um forte indicativo de sanidade.
8 – Paradoxo do Navio Teseu
Com o tempo as peças do navio vão envelhecendo e devem ser trocadas. Se todas as partes de uma embarcação foram renovadas, ainda poderíamos dizer que aquela é a mesma embarcação? E se juntassemos toda a estrutura antiga e mantássemos um novo barco, qual deles seria o original?
9 – Paradoxo da Dicotomia
Para alcançar um destino, um objeto deve percorrer metade do seu percurso, e depois metade do restante, e mais um vez metade do caminho que lhe faltar e assim por diante. Sendo assim, como seria possível que este objeto completasse todo o seu trajeto?
10 – A onipotência de Deus
Se Deus é onipotente Ele poderia então acabar com todo o mal. Porém ele não o faz. Sendo assim podemos dizer que ele não pode ou que ele simplesmente pode optar por não se permitir?
11 – O problema do bonde
Se um bonde lotado está indo em direção a um muro e você tem a chave para desviar seus trilhos, o que você faria? Provavelmente você desviaria o bonde. Mas e se disséssemos que há um único homem sobre esses trilhos que morreria caso o bonde fosse desviado?
Ou, uma outra opção, há um homem grande e forte suficiente que se jogado em frente ao bonde pode poupar a vida de todas aquelas pessoas.
Estranhamente parece mais humanitário desviar o bonde sobre alguém do que jogar um indivíduo para morrer sobre os trilhos, entretanto, as duas situações são absolutamente similares.
12 – Paradoxo da trombeta
Ao tentar pintar uma trombeta de proporções infinitas um pintor decide derramar tinta sobre sua superfície. Apesar de seu comprimento ser indeterminado, é possível se calcular exatamente o volume de tinta necessária para pintá-la.
13 – O paradoxo do bartender
Jane é uma menina que cresceu em um orfanato e quando adulta acabou engravidando de um andarilho que a abandonou. Após ter sua bebê, a criança foi roubada ainda na maternidade. Além da perda da filha, Jane teve uma grande surpresa, os médicos descobriram que ela era hermafrodita e precisaram a transformar em um homem.
Anos depois ela conheceu um bartender que a convenceu a viajar no tempo para resgatar a filha. Já no passado Jane se apaixona por uma menina órfão e a engravida, enquanto isso o bartender rouba uma menina na maternidade 9 meses depois e a abandona na porta de um orfanato anos antes.
A verdade é que Jane, o andarilho, o bartender e a filha são a mesma pessoa.
14 – Os macacos datilógrafos
Se um número infinito de macacos estiver escrevendo em um número infinito de teclados, há 100% de chance de eles transcreverem todas as obras de Shakespeare.
15 – O Dilema do Veneno de Kavka
Um homem muito rico propõe a alguém beber um veneno que apesar de não ser mortal, provoca dores inimagináveis. Depois da primeira experiência com a droga, o milionário sugere que, caso a pessoa demonstre intenção de repetir a dose no dia seguinte, horas antes do momento marcado uma quantidade enorme de dinheiro entrará em sua conta.
Apesar do indivíduo não ter necessariamente que beber o veneno ele precisa demonstrar uma verdadeira intenção de tomá-lo, já que o homem pode detectar caso tal sentimento não seja verdadeiro.
Diz-se que é impossível alguém sabendo que não precisará fazer tal coisa demonstrar ter a intenção de fazê-la.
16 – A água nos planetas gêmeos
Se existissem dois planetas exatamente iguais, sendo um deles a Terra e em ambos existisse um líquido chamado água, entretanto, enquanto em um deles essa substância for formada por hidrogênio e oxigênio e em outro por componentes desconhecidos, como discriminar o que é água e o que não é?
17 – Paradoxo da formiga imortal
Uma formiga andando a 1 cm por segundo em uma corda que cresce a sua frente 1 km por segundo há de terminar este percurso. Porém, para que isso seja possível o animal precisa tornar-se imortal, já que o tempo do processo transcende o tempo de vida do universo.
18 – Paradoxo do enriquecimento
Se a quantidade de alfaces aumentasse consideravelmente em uma determinada região, acredita-se que o número de coelhos que se alimentam da folha também cresceria. Entretanto, com uma maior população de coelhos, as raposas também apareciam em maior número, o que poderia causar uma significativa redução do número de coelhos.
Diante disso tem-se que, uma maior oferta de alimento aos coelhos pode ser uma desvantagem e não uma vantagem como se esperava inicialmente, a não ser que esses desenvolvam novos mecanismos de defesa.
19 – O efeito Mpenba
Se dois copos de água fossem inseridos em um congelador estando um deles em estado de fervura e outro a temperatura ambiente, qual deles congelaria primeiro?
Acredite, aquele em temperatura mais altas seria o primeiro a congelar.
20 – O problema das espécies presentes
Para algo existir fisicamente ele precisa estar presente em um determinado período de tempo. Um objeto que não dura por um determinado período, simplesmente não existe.
Porém, todo presente pode ser redividido em passado, presente e futuro. Sendo assim o presente pode verdadeiramente não existir.