Os pilotos de avião possuem sempre uma grande responsabilidade. Guiar centenas de pessoas sobrevoando sobre os céus não deve ser uma tarefa nada fácil. Não é a toa que alguns deles acabaram tornando-se heróis.
Você provavelmente já ouviu alguma história de um piloto que salvou toda a tripulação. Por mais que esses casos pareçam histórias do cinema, muitos deles são verídicos.
Hoje vamos conhecer 10 dessas histórias de pilotos de avião que tiveram atos heróicos e salvaram toda a tripulação.
1 – Bryce McCormick e o copiloto Peter Whitney – 1972

Tudo começou como uma viagem normal entre Los Angeles e Nova York. Porém, depois de uma escala em Detroit algo inesperado acabou acontecendo. Minutos após o avião levantar voo o compartimento de carga se abriu.
Diante disso a aeronave sofreu uma descompressão que acarretou sérias consequências. Uma parte do piso da cabine dos passageiros se rompeu e alguns fios foram danificados, fazendo com os motores parassem de funcionar.
Você consegue imaginar o pânico desses passageiros? Graças a McCormick e seu copiloto Peter Whitney, apesar das condições precárias, o avião conseguiu ser pousado. Por causa da velocidade de pouso acima do normal, 11 passageiros saíram feridos, mas nada que se compare ao que podia ter acontecido.
2 – Eric Moody – 1982

Eric Moody demonstrou uma tranquilidade inesperada durante este voo entre Londres a Auckland. Ao passar por entre uma nuvem de cinzas vulcânicas, os motores do Boeing 747-200 cessaram por completo.
Diante disso, o piloto calmamente avisou a tripulação de 248 passageiros enquanto planava em meio a nuvem cinzenta.
Quando o avião já estava a cerca de 4 mil metros de altitude, os motores simplesmente foram religados e nenhum passageiro ficou ferido.
3 – Robert Pearson e o copiloto Maurice Quintal – 1983

Essa história é mais uma daquelas que tinha tudo para se tornar uma grande tragédia. Robert Pearson e o copiloto Maurice Quintal são mais uma dupla de pilotos que mereceram entrar para a história.
Tudo aconteceu quando Boeing 767-20 ficou completamente desabastecido a 12,5 metros de altitude. Apesar da situação alarmante o avião foi plainado até chegar à base de Gimli no Canadá .
4 – Robert Schornstheimer e o copiloto Madeline Tompkins – 1988

Este realmente parece um caso de filme. Durante uma viagem entre Hilo e Honolulu, o avião comandado por Robert Schornstheimer sofreu uma explosão descompressiva graças a uma pequena rachadura no teto.
Foram 13 minutos de desespero até que os pilotos conseguiram pousar em segurança na Ilha de Maui. Dos 90 passageiros e 5 tripulantes, teve-se uma vítima fatal, uma aeromoça que foi sugada para fora da aeronave.
5 – Copiloto Alastair Atchison – 1990

Essa talvez seja a história mais bizarra desta lista. Durante um voo o para-brisas da cabine de pilotos se rompeu, o que acabou causando uma descompressão que sugou o comandante Tim Lancaster para fora.
Alastair Atchison assumiu a aeronave e pousou com sucesso 21 minutos depois no aeroporto de Southampton.
Lancaster, apesar de ter ficado por quase meia hora com a cabeça exposta a ventos fortes do lado de fora do avião, sofreu apenas ferimentos leves. Durante este período o comandante foi segurado pelas pernas por um membro da tripulação.
6 – John Coward – 2008

John Coward teve que lidar com o inesperado. Em um voo entre Pequim e Londres,faltando apenas 3 quilômetros para o pouso no aeroporto de Heathrow, houve um congelamento no sistema de combustível da aeronave.
Apesar da perda de potência, Coward parecia ter conseguido reverter a situação até que, há 240 metros da pista, o avião acabou tocando o solo. Dos 152 passageiros, 13 tiveram ferimentos leves.
7 – Chesley Sullenberger III – 2009

Se você assistiu esse acontecimento nos noticiários certamente ficou impressionado. O comandante Chesley Sullenberger III acabara de decolar do aeroporto de LaGuardia quando a aeronave foi atingida por um grupo de gansos.
Por causa disso, os motores do avião acabaram parando de funcionar, o que exigiu que o piloto realizasse um pouso forçado.
Sullenberger aproveitou bem a única alternativa que o restava, pousou a aeronave sobre as águas do rio Hudson. Ninguém ficou ferido.
8 – Cesídio Sampaio

Temos brasileiros entre os pilotos heróis, o comandante Cesídio Sampaio e o controlador de voo Ricardo Blanco salvaram 105 pessoas a bordo de um boeing da Gol depois que o sistema que avalia a velocidade e a altitude da aeronave parou de funcionar.
Foram 14 minutos de muita angústia, mas graças ao auxílio do controlador de voo, o piloto conseguiu pousar com sucesso o avião.
9 – He Chao – 2011

He Chao salvou não só sua tripulação, mas também os passageiros de um outro voo que inevitavelmente acabariam chocando com o seu no aeroporto de Shangai Hongqiao, na China.
O piloto percebeu um erro dos controladores e milagrosamente conseguiu levantar voo a tempo de impedir a colisão. No total, foram 433 pessoas salvas.
10 – “Piloto de Carona” – 2018

Infelizmente o nome deste piloto herói não foi divulgado pela companhia aérea. Certamente você ouviu falar sobre a tragédia envolvendo o Boeing 737 Max 8 em mergulho da Lion Air.
Acontece que, apenas um dia antes da tragédia, um “piloto carona” acabou salvando toda uma tripulação que voava na mesma aeronave.
O piloto que sentava no banco de trás da cabine de controle, notou que havia algo errado e indicou que um sistema de voo, possivelmente defeituoso, fosse desabilitado. E foi isso que impediu com que a tragédia se antecipasse.