Infelizmente alguns países oferecem terríveis condições de vida a seus habitantes. Não há saneamento básico, nem cuidados com a saúde. A educação é potencialmente desvalorizada e a renda das famílias dificilmente é suficiente para suas necessidades básicas.
Muitos países do continente africano vivem nessas condições. Na maioria dos casos isso é fruto de uma pobreza de cunho histórico, que advém desde que as riquezas desses povos foram tomadas por seus colonizadores.
O baixo desenvolvimento, o crescente aparecimento e predominância de algumas doenças, o anafabeltismo e diversos outros fatores, contribuem para a manutenção deste quadro presente a séculos.
Vamos conhecer melhor quais são esses países e em que condições vivem seus habitantes.
10 – Moçambique
Moçambique é um país do sudeste africano. Banhado pelo oceano Índico, que faz fronteira com países como Tanzânia, Malawi e Zâmbia.
São cerca de 20 milhões de habitantes e a população segue se expandindo, já que a taxa de fecundidade é de 5,5 nascimentos por mulher.
Todas essas pessoas vivem em condições extremamente precárias. Prova disso é o IDH do país, que é de 0,0393.
9 – Guiné
A população de Guiné vive em condições terríveis, além do lento e difícil crescimento econômico, os cuidados em relação à saúde são absurdamente deficientes. Não é a toa que foi nesta região que se iniciou o surto de ebola.
Além disso, o país carrega a maior taxa de gravidez na adolescência de todo o mundo. São 131 casos a cada mil mulheres, mostrando a baixa divulgação de informações a respeito de problemas como esse.
8 – Burundi
Burundi é um pequeno país da África, localizado entre Ruanda, Tanzânia e a República Democrática do Congo. Para se ter uma ideia dos motivos que o colocam entre os piores países para se morar, a grande maioria de sua população vive com apenas 3 reais por dia.
Além de ser um dos países mais populosos de seu continente, Burundi é a nação em destaque quando se fala em população rural. Apenas 11,5% da população vive em cidades.
As condições de vida são bastante duras.
7 – Burquina Faso
Burkina Faso possui uma das menores expectativas de vida do mundo, são 56 anos em média. O país fica localizado próximo a Níger e a Costa do Marfim no norte do continente africano.
E não é apenas a expectativa de vida que justifica sua presença nesta lista. 39% das crianças entre 4 e 14 anos trabalham e entre os adultos a taxa de escolaridade gira em torno de 1,3 anos.
6 – Eritreia
Se você acha que a situação da saúde e da educação estão complicadas no Brasil. Imagina só em Eritreia onde o governo dedica apenas 2,6% de seu PIB em saúde e 2,1% em educação!
Localizado no chifre da África, é sem dúvida um dos piores países do mundo para se viver. Além do que já foi citado, não há liberdade de imprensa, a repressão é algo bastante comum.
5 – Serra Leoa
Serra Leoa é a dona da menor expectativa de vida do planeta. Seus habitantes vivem em média 45,6 anos. E não é só isso, a mortalidade materna e infantil são uma das piores do mundo Estamos falando de 890 a cada 100 mil e 117 a cada 1 mil respectivamente.
O país fica localizado na África Ocidental e possui aproximadamente 6 milhões de habitantes. A saúde pública é um caos, até por isso uma grande parcela da população foi devastada pelo ebola.
4 – Chade
Assim como Serra Leoa, Chade se destaca negativamente em diversos índices. Tem uma expectativa de vida baixíssima, 51 anos, apresenta alto índice de mortalidade infantil, 89 crianças a cada 1 mil nascidos e possui sérios déficits em relação à saúde.
Graças a tudo isso, está entre os países com a menor média de idade. Seus habitantes possuem em média 15,9 anos de idade.
3 – República Centro África
A República Centro África faz fronteira com Chade, Sudão, República Democrática do Congo, Camarões, República do Congo e Sudão do Sul.
O país é tão violento e perigoso que o Departamento de Estado Americano adverte a população norte americana a não visitar o país por motivos de colocar em risco a própria vida.
2 – República Democrática do Congo
A República Democrática do Congo foi palco de um dos piores e mais brutais conflitos dos últimos tempos, entre 1998 e 2003. A situação, mesmo anos após o conflito, não é das melhores, 87% da população vive com apenas 3 reais por dia.
É o país mais populoso desta lista, são quase 87 milhões de habitantes, que vivem em condições extremamente precárias.
1- Níger
O IDH de Níger é pior do mundo, 0,354. Além disso, é o país com o maior índice de gravidez na adolescência do planeta. São 205 nascimentos a cada 1 mil mulheres entre 15 e 19 anos.
E não é só isso, a educação é precária, apenas um terço da população acima de 15 anos sabe ler.
Além disso, o risco de catástrofes naturais no país é altíssimo, o que prejudica diretamente o seu desenvolvimento como um todo.