Por que as janelas dos aviões tem um pequeno furo?

Já parou para reparar as janelas dos aviões? Talvez você já tenha feito algumas viagens e nem tenha notado, mas o vidro das janelas das aeronaves possuem um pequeno furinho. Apesar de algumas vezes passar despercebido, este é um detalhe muito importante.

Não tenha dúvidas, cada pequena parte da estrutura dos aviões é construída de maneira planejada e proposital. Por mais que parece uma minúcia, pode ter certeza que algum tipo de função tal estrutura desempenha.

Isso acontece porque as aeronaves possuem um design extremamente complexo. O motivo dessa necessidade você sabe bem. Como pode imaginar, não é fácil fazer com que um objeto daquele tamanho seja capaz de voar e de proteger os seus passageiros da forte redução na pressão atmosférica.

Mas o que será que aquele buraquinho na janela faz? Como algo deste tamanho pode ser tão importante?

Chegou a hora de você descobrir o motivo pelo qual as vidraças do avião apresentam pequenos furinhos.

As Janelas dos Aviões

Vamos com calma, você sabia que as janelas dos aviões possuem grandes responsabilidades? Se você pensava que eram meros vidros colocados ali para permitir que nós pudéssemos enxergar e apreciar as belíssimas paisagens sobrevoadas durante as viagens, está bastante enganado.

Vamos ser sinceros, elas são bem úteis. Afinal, do que seriam dos nossos stories de passeios sem essas paisagens não é mesmo?

Porém, toda a estrutura dessas janelas é desenvolvidas com foco na segurança. Se você é um curioso nato, logo deve ter ficado intrigado para descobrir de que maneira essas estruturas podem desempenhar este tipo de papel. Isso é o que entenderemos ao longo deste artigo. A verdade é que esta também é a resposta da nossa pergunta central, mas isso ficará para adiante.

Composição Estrutural

As janelas dos aviões são muito bem preparadas e estruturadas para suportar a diferença de pressão entre a parte externa e o interior da aeronave. Para isso, ela é constituída por três camadas.

A porção mais externa, é formada por uma camada de acrílico. É ela quem sofre diretamente a interferência da pressão atmosférica. Enquanto isso internamente tem-se a “camada de arranhão”, é esta que você consegue tocar em seu assento.

Entre ambas as vidraças, está então a curiosa camada intermediária com o seu “furo de sangria” ou “furo de respiração”.

Outro fato bastante interessante a respeito das janelas dos aviões é a questão que envolve o seu formato. Durante a década de 50 alguns acidentes graves aconteceram. Aeronaves eram completamente destruídas alguns minutos após partirem. Através de algumas pesquisas descobriu-se que isso tinha relação com o formato das janelas.

As vidraças retangulares ou quadradas concentravam muita pressão em seus ápices, causando um consequente enfraquecimento da região. Já sem proteção com relação a variação da pressão atmosférica, a aeronave acaba entrando em colapso.

Mas, por que o pequeno furo?

Agora que você já entende melhor a importância e como são constituídas as janelas dos aviões, pode ser que tenha até descoberto a resposta para esta pergunta.

Graças a estrutura especial das vidraças e sua composição bastante específica, elas são capazes de manter uma pressão constante na aeronave independentemente das variações experimentadas pelo aumento da altitude.

Aquele pequeno furinho desempenha um papel importante neste quesito.

O orifício na porção intermediária das janelas funciona como um item de segurança. Como você pode imaginar, há uma significativa diferença de pressão entre a camada externa e a interna da vidraça. Enquanto a parte de fora experimenta níveis cada vez mais baixos, no interior da aeronave é necessário que seja mantida uma pressão constante que seja compactuante com a vida.

Você faz ideia do que aconteceria se uma dessas janelas quebrassem? Não queira testemunhar algo assim. Algumas acidentes gravíssimos envolveram esse tipo de problema. Os passageiros podem ser brutalmente lançados para fora.

Enfim, para evitar que de alguma maneira a janela seja destruída, um pequeno furo é instalado em sua camada intermediária. Isso é feito de forma que a variação da pressão seja controlada e transferida da porção externa para interna sem afetar a parte média, sendo esta afetada apenas em casos de emergência.

Mais uma função que você não fazia ideia, mas que também pode ser atribuído a este pequeno buraquinho é a de manter o vibro livre de embaçamentos. Se você já dirigiu em dias frios sabe bem o que a diferença de temperatura é capaz de fazer.

Por causa deste pequeno detalhe, independente de quão frio estiver do lado de fora, você sempre consegue registrar o seu percurso aéreo pela janela.

Como vemos, apesar de ser algo tão pequeno, o furinho da janela dos aviões é ultra importante. É intrigante saber que algo tão ínfimo é capaz de desempenhar tal função. Mas como vimos, geralmente quando se trata de aeronaves, cada detalhe conta.