10 presidentes que morreram misteriosamente

Alguns presidentes perderam suas vidas de formas suspeitas e as explicações para suas mortes nunca foram bem aceitas. Você certamente já ouviu falar sobre algum caso como este.

Por ser um cargo muito almejado e de muito poder, essas pessoas acabam por ganhar inimigos ao longo da carreira. Apesar de toda a segurança que envolve essas pessoas, muitos acreditam que suas mortes tiveram relação com conspirações.

Você se lembra de algum caso como este? Vamos conhecer a trágica história da morte de 10 presidentes. Os mistérios envolvendo esses casos nunca foram completamente resolvidos.

1 – Tancredo Neves

Sem dúvidas você já deve ter ouvido falar a respeito da morte de Tancredo Neves. O primeiro presidente eleito após a ditadura militar estava prestes a assumir o seu cargo quando foi internado às pressas com fortes dores abdominais.

Diante disso, seu vice José Sarney acabou por assumir no dia seguinte. Foram 38 dias de sofrimento e vários procedimentos cirúrgicos, mas Tancredo acabou não resistindo.

Muitos acreditam que ele tenha sido assassinado. Tal possibilidade recebeu ainda mais crédito depois que o general Newton Cruz relatou em rede nacional que, 3 meses antes da votação, um golpe contra Tancredo havia sido proposto a ele.

2 – Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek supostamente morreu em um simples acidente de carro. Supostamente pois até hoje ninguém sabe se existe ou não alguém por trás disso.

O acidente fatal aconteceu na rodovia Presidente Dutra próximo a cidade de Resende. O carro era dirigido por Geraldo Ribeiro, motorista de Juscelino por mais de 30 anos.

Ao longo de quase 4 décadas houve grande discussão a respeito do possível assassinato do presidente. Em 2013 a Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo declarou que Juscelino Kubitschek foi vítima de um atentado político.

3 – Getúlio Vargas

Você provavelmente já ouviu a respeito do suicídio de Vargas. O seu longo período de governo rendeu a ele o apelido de “pai dos pobres”, principalmente devido ao desenvolvimento das leis trabalhistas.

Já há mais de 18 anos na frente do Brasil, no dia 24 de agosto de 1954 o encontraram morto no Palácio do Catete.

Apesar de sua morte ter sido dada como suicídio, há quem defenda que o contexto no qual ele foi encontrado era um indício certeiro de assassinato.

4 – João Goulart

A história de João Goulart como presidente do Brasil terminou brutalmente com o golpe militar em 1964. O então governante foi exilado para a Argentina, onde veio a falecer em 1976 supostamente por um ataque cardíaco.

Assim como é o caso dos outros presidentes desta lista, a morte de João Goulart deu o que falar. Os seus familiares entraram na justiça pedindo que o caso fosse investigado. A suspeita é de que ele tenha sido envenenado por agentes da Operação Condor.

5 – John Fitzgerald Kennedy

O trigésimo-quinto presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy foi alvejado e morto enquanto transitava no automóvel presidencial na Praça Dealey em Dallas, Texas, Estados Unidos.

As investigações envolvendo a tragédia ocorrida no dia 22 de novembro de 1963 apontam  Lee Harvey Oswald como assassino.

Porém, muitas especulações sobre o caso acontecem desde então. Algumas pessoas afirmam veementemente que o caso é parte de uma grande conspiração.

6 – William Henry Harrison

William Henry Harrison foi o primeiro entre os presidentes americanos a morrer em exercício. Com o menor mandado da história do país, ele veio a falecer em seu 31° dia como presidente.

Ao que tudo indica ele foi vítima de pneumonia. Mas, assim como os demais citados nesta lista, alguns mistérios envolvem a causa de sua morte.

Ele não foi o único presidente dos Estados Unidos a falecer naquela década. As suspeitas são de que algo mais estivesse acontecendo.

7 – Lansana Conté

SEYLLOU/AFP/Getty Images

Presidente da Guiné por mais de duas décadas, Lansana Conté, que havia assumido o cargo por um golpe de estado, teve sua morte divulgada em 23 de dezembro de 2008.

Apesar de o anúncio afirmar a causa da morte como uma longa enfermidade, as circunstâncias nunca foram bem explicadas, deixando espaço para especulações.

8 – Michael Sata

A história de Michael Sata é um tanto quanto parecida com o caso de Conté contado anteriormente. Ele foi presidente da  Zâmbia entre os anos de 2011 e 2014, quando veio a falecer.

Segundo as declarações oficiais o presidente havia ido até Londres para realizar tratamentos a respeito de um problema de saúde enfrentado já a algum tempo.

Mesmo após a sua morte, nunca ninguém jamais soube o que é que Michael Sata tinha.

9 – Meles Zenawi

Meles Zenawi governou com mãos de ferro a Etiópia por mais de 20 anos. Para muitos autocrata, e para outros visionários, Zenawi era um político bastante respeitado.

Sua morte foi anunciada em 20 de agosto de 2012 e a causa foi dada como infecção.

A luz dos mistérios envolvendo as mortes de presidentes africanos, mais uma vez diversas especulações acabaram surgindo.  

10 – Bingu wa Mutharika

Mais um caso africano em nossa lista. Bingu wa Mutharika foi presidente do Malawi entre 2004 e 2012, ano de sua morte.

O caso foi tido como um ataque cardíaco fatal. Segundo relatos foram mais de duas horas tentando reanimar o então presidente.

Com o anúncio da morte de Bingu wa Mutharika, nasceu um grande temor diante de uma possível crise constitucional. Muitos não acreditam na veracidade das explicações dadas.