Se você vive no Brasil, provavelmente tenha reclamado recentemente a respeito de quão quente o clima tem estado. As temperaturas durante o verão tem alcançado picos cada vez mais altos e passar mal de insolação já é algo até comum. Essa condição tem afetado não apenas os brasileiros, mas diversas regiões ao redor do planeta.
Porém, nenhum lugar chega aos pés do local que conheceremos aqui. Você está prestes a descobrir qual é o lugar mais quente que existe no mundo. Você faz alguma ideia de onde ele fica?
Como vimos em “Qual a maior temperatura que o corpo humano consegue aguentar?”, o nosso organismo possui meios de regular a própria temperatura. Diante de uma aumento ou de uma queda brusca esses mecanismos entram em ação e fazem o possível para manter nosso corpo em bom estado.
Porém, se expor a uma temperatura tão alta como a do lugar que você está para conhecer por tempo prolongado pode acabar causando sérios danos à saúde.
Está pronto para descobrir onde fica o local mais quente do planeta?
Qual é o lugar mais quente do mundo?
O deserto de Lute localizado no sudoeste do Irã é a região mais quente do mundo, chegando a atingir temperaturas de até 70° celsius.
Por sua temperatura bastante peculiar o local tem chamado a atenção de pesquisadores. A principal curiosidade a respeito da localidade se relaciona a existência de vida e a formação de uma cadeia alimentar em uma zona onde não existe sequer vegetação.
A formação desértica é a vigésima quinta maior do mundo e suas características geológicas se assemelham às do Deserto do Saara e do deserto de Sonora, nos Estados Unidos. São regiões de latitudes médias onde as condições atmosféricas impedem que haja chuvas regularmente.
Em persa o lugar é chamado Dasht-e-Loot, que significa lugar do vazio. Entretanto, apesar da improbabilidade, foram encontradas raposas do deserto, répteis, insetos e até algumas espécies de animais exclusivas da região. Tal fato comprova a existência de um tipo específico de ecossistema.
De acordo com os cientistas, seria impossível algum tipo de vida se desenvolver em um ambiente tão hostil. Uma prova disso é a inexistência de vegetação.
Como então esses animais são capazes de viver ali? Essa é a resposta que eles tanto procuram.
A altíssima temperatura do deserto de Lute, o lugar mais quente do mundo
Começamos este artigo comentando a respeito das altas temperaturas enfrentadas pelos brasileiros. Diante disso estamos falando de temperaturas que vão entre 35 e 45° celsius. Você consegue comparar isso a 70° celsius?
Estamos falando de praticamente o dobro.
Mas, o que faz desta região um lugar tão hostil?
Para começar, conforme vimos anteriormente as condições atmosféricas do deserto de Lute são bastante diferenciadas e acabam por inibir as precipitações.
Além disso, a maior parte do local é formada por rochas vulcânicas que absorvem fortemente o calor. As demais áreas também não cooperam para a redução da temperatura. Trata-se de longas dunas que são frequentemente movidas pelos ventos constantes da região.
De acordo com os pesquisadores é como se um secador de cabelo estivesse ligado na temperatura máxima e jogando ar quente para todo lado.
Agora sim somos capazes de imaginar não é mesmo?
A temperatura máxima encontrada na região foi de 70,7° celsius e foi detectada por um satélite no ano de 2005. Temperaturas próximas a esta são alcançadas frequentemente na região. Não é a toa que é o lugar mais quente do mundo.
É possível visitar o deserto de Lute?
O deserto de Lute é um lugar único em nosso planeta, não apenas devido a sua temperatura absurdamente quente. Mas também devido a sua construção geológica única.
No ano de 2016 o local foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Segundo a organização o deserto iraniano foi escolhido por “apresentar alguns dos mais espetaculares exemplos de acidentes geográficos eólicos, bem como desertos de rocha e campos de dunas.”
Além dos pesquisadores, visitantes curiosos também passeiam pela região. De acordo com quem passa por lá, o local é de uma beleza exclusiva, mas é também bastante assustador.
Suas formações, que recebem o nome de Kaluts, estão sendo formadas há milhares de anos. Quem as conhece se diz completamente encantado.
Entretanto, que fique um alerta. Jamais, em hipótese alguma, corra o risco de ficar preso em meio ao deserto.
Se seu carro quebrar ou se por qualquer outro motivo você acabar tendo que permanecer no local por algumas horas, é bem provável que até o socorro chegar você já tenha se tornado uma espécie de múmia.
O seu sistema termorregulador certamente será rapidamente vencido pela hostilidade do clima.