Quantos anos vive uma tartaruga d’água?

Você conhece a tartaruga d’água? Sabe quantos anos ela vive? Antes de falarmos sobre a tartaruga d’água, descubra também “O que aconteceu com a tartaruga mais velha do mundo”.

É bem provável que você já tenha ouvido dizer que as tartarugas possuem uma vida muito longa, sendo um dos animais que vivem por mais tempo. Mas faz ideia de quantos anos estamos falando?

Vamos conhecer melhor a tartaruga d’água e falar sobre quanto tempo ela é capaz de viver. Prepare-se para ser surpreendido.

Conheça a espécie

A Trachemys dorbigni, popularmente conhecida como tartaruga tigre d’água é uma espécie popularmente encontrada em regiões do Brasil, Uruguai e Argentina. Esses animais vivem em zonas de pântanos, lagos, riachos e pequenos rios, além de serem criados como animais domésticos.

A espécie pertence à família Emydidae, que também inclui o cágado mediterrânico.

O seu nome curioso vem do seus padrões de cores. Essas tartarugas possuem listras em tons de amarelo e laranjas, que a fazem lembrar o aspecto característico de um tigre.

Trata-se de animais predominantemente aquáticos, porém, apesar de passarem a maior parte do tempo na água, a tartaruga d’água necessita também de uma região seca a sua disposição.

Geralmente essas tartarugas colocam cerca de 10 ovos por postura e os ovos levam de 2 a 4 meses para eclodir. A pequena tartaruguinha vem ao mundo com aproximadamente 3 centímetros, podendo a chegar a medir 30 centímetros em sua fase adulta.

Por serem animais de sangue frio, eles dependem constantemente de estímulos externos para controle de sua temperatura. Para isso, utilizam principalmente o calor do sol, que controla a temperatura e mantém o metabolismo dos pequenos répteis dentro da normalidade.

A espécie é onívora, se alimentando tanto de animais quanto de vegetais, elas comem desde frutos e legumes, a peixes e outros animais menores.

A tartaruga d’água é um animal mega fofo e bastante popular nas casas de família. Vamos descobrir quanto tempo elas vivem?

Expectativa de vida de uma tartaruga d’água

Falar em idade de tartarugas é sempre um assunto muito curioso. Conforme vimos, elas estão entre os animais com maior expectativa de vida do planeta. Dentre os que vivem em ambientes terrestres elas estão em primeiro lugar.

Existem muitas espécies de tartarugas e a maioria delas tem uma expectativa de vida entre 50 e 80 anos. Algumas espécies aquáticas podem chegar a viver 170 anos.

No caso da nossa pequena tartaruga d’água, o tempo de vida é um tanto quanto menor, mas ainda bastante surpreendente. Especialmente para um animal que pode ser domesticado.

A espécie vive em média 30 anos, raramente ultrapassando essa idade.

Na verdade, em muitos casos esses animais acabam morrendo bem antes do tempo, pois são frequentemente comercializados na ilegalidade, sofrendo com maus tratos ou mesmo simplesmente não recebendo os cuidados necessários.

Mesmo em ambientes domésticos onde tendem a receber bastante atenção e carinho, a expectativa de vida costuma se reduzir. Muito provavelmente tal problema tem relação com a retirada dessas tartarugas de seus hábitats naturais.

Como cuidar de uma tartaruga d’água

A tartaruga d’água é um animal dócil e encantador. Mesmo não sendo uma espécie tão interativa, é apaixonante para todas as idades.

Apesar de serem animais pequenos que parecem ter fácil manejo, a escolha por um pet dessa espécie deve levar em consideração uma lista de cuidados específicos requeridos por eles.

O primeiro ponto a se pensar é no fato de uma tartaruga ser um investimento a longo prazo. Você adquire ainda filhote, mas ela não só irá crescer, como viverá muitos anos. Não vá abandoná-la por aí.

E não é só isso. Você terá condições de cuidar dela?

A medida que o animal for crescendo será necessário um aquário maior, além de um espaço seco amplo e de fácil acesso. É nesta área seca que o animal utilizará do sol para regular sua temperatura.  Em dias mais frios, talvez seja necessário aquecer a água..

Além disso, fique atento para manter a água sempre limpa. Um filtro é uma ótima opção. Troque a água periodicamente e cuidado com os níveis de metais pesados presentes nela, eles podem interferir na saúde de seu pet.

Fique atento também a alimentação. Forneça um cardápio balanceado, oferecendo a pequena tartaruga tudo o que ela precisa para se manter saudável.

Ter uma animal de estimação requer responsabilidade, e com a tartaruga d’água não é diferente.

Cuidando bem dela, vocês poderão ter uma longa amizade, afinal, essas pequenas são capazes de viver até três décadas.