O quão rápido você é capaz de correr? Qual é o seu limite? Nesse artigo falaremos sobre o nosso. Chegou a hora de você descobrir a velocidade máxima que uma pessoa pode alcançar.
Cientistas ao redor do mundo vieram estudando a estrutura corporal humana ao longo dos últimos anos com a finalidade de descobrir essa resposta. O resultado das pesquisas foi realmente surpreendente.
E ai? Será que o Usain Bolt alcançou nosso limite? Chegou a hora de você descobrir.
Velocidade Máxima

Para falar sobre a velocidade máxima que somos capazes de atingir, descreveremos dois estudos recentes sobre o tema.
O primeiro deles publicado pela revista especializada Journal of Applied Physiology, é uma pesquisa realizada pela Universidade de Wyoming.
Em seguida falaremos sobre a abordagem de Peter Weyand, professor da Universidade Metodista Meridional.
Universidade de Wyoming
A pesquisa foi baseada na mais alta velocidade alcançada pelos músculos do nosso corpo quando movidos biologicamente. Neste caso, o fator essencial seria a contração muscular.
Durante a realização dos estudos os cientistas utilizaram uma esteira capaz de detectar com precisão as forças aplicadas pelo indivíduo participante a cada passada. Os voluntários variavam o ritmo, iniciavam com uma simples caminhava e iam aumentando a velocidade até que começassem a correr.
Além disso, os participantes intercalavam entre períodos de trote, onde utilizavam apenas uma perna para se movimentar. Foi aí que se deu o resultado mais surpreendente.
Enquanto pulavam sobre uma única perna os voluntários aplicavam uma força superior àquela demonstrada ao correr.
Sendo assim, ficou comprovado que o limite de velocidade humana está diretamente relacionado a velocidade das fibras musculares.
Segundo o estudo, a velocidade máxima que uma pessoa consegue correr é a de 64,4 km/h.
Universidade Metodista Meridional
A pesquisa de Peter Weyand chegou a um resultado bastante similar. Segundo ele, o principal fator que interfere na velocidade da corrida é a força aplicada pelo pé ao encostar no chão.
De acordo com as pesquisas, 90% desta força é utilizada para mover o corredor para cima e, apenas 5% é responsável pela velocidade de movimentação.
Ao avaliar diferentes voluntários correndo sobre uma esteira, o pesquisador notou que, quando pulamos, atingimos o chão com 30% mais força do que quando corremos. Diante disso, demonstrou que, se usássemos nossa máxima força fisiologicamente possível, seríamos capazes de atingir uma velocidade de aproximadamente 69 km/h.
Apesar de não termos uma resposta pontual e exata, conforme boa parte dos estudos realizados até então, podemos dizer que nosso limite se encontra entre 60 e 70 km/h.
Ultrapassando o limite

Apesar de muita gente achar que o guepardo é o animal mais rápido do mundo com seus 115 km/h, o falcão peregrino é o verdadeiro dono do recorde, alcançando surpreendentes 320 km/h.
O que esses animais têm de diferentes de nós?
Um aparato biomecânico mais desenvolvido nesse aspecto, algo que provavelmente nunca alcançaremos, pelo menos não por meios evolutivos naturais.
Entretanto, com o andamento das pesquisas e com os avanços da medicina, talvez possamos sim quebrar o nosso próprio limite. Estamos falando de uso de hormônios e da possibilidade de alterações da mecânica musculares que já são procedimentos reais.
Os próprios produtos esportivos estão evoluindo exponencialmente e atuando na melhoria do desempenho dos atletas.
Mesmo que ninguém saiba dizer quando, não podemos dizer nunca.
O Homem mais rápido do Mundo

Não poderíamos falar em correr, sem citar Usain Bolt. O jamaicano é o homem mais rápido do mundo, com um recorde de aproximadamente 45 km/h.
Bolt é o recordista nos 100 e nos 200 metros rasos, sendo o único atleta da história a tornar-se tricampeão em duas modalidades dos Jogos Olímpicos.
Muito se falava sobre como o jamaicano conseguia ser tão rápido. A verdade é que, segundo os profissionais do atletismo, a velocidade da corrida não tem a ver com o quão depressa você movimenta as pernas, e sim com a força e a amplitude de cada passo, técnica que Bolt conhecia com maestria.
Uma das grandes estratégias de Bolt é a redução de seu número de passadas, com seus 1,95 de altura, ele consegue dar significativamente menos passos que os demais corredores.
Mesmo com o título de o homem mais rápido do mundo, nem Usain Bolt conseguir correr na velocidade máxima humana.
Essa chance fica para as próximas gerações, já que o corredor se aposentou oficialmente no ano de 2017.